FOREIGN LANGUAGES

Você tem alegria?

Artigos

Descubra como ter uma vida repleta de alegria.

Você está interessado em ter alegria na sua vida? As palavras de Esdras nos dizem: “A alegria do Senhor é a vossa força” (Neemias 8:10). Se a alegria do Senhor é a nossa força, então certamente queremos conhecer essa alegria, como obtê-la e como mantê-la.

A alegria faz mais do que cobrir o desânimo: ela o derrota!

A alegria do Senhor é diferente de felicidade. Felicidade é uma emoção externa, enquanto a alegria é mais profunda. A felicidade muitas vezes é o resultado de circunstâncias prazerosas. A alegria do Senhor é permanente; é o resultado de conhecer a Deus e habitar nEle. A felicidade é imprevisível porque não sabemos quando a próxima circunstância prazerosa virá ao nosso encontro. Ela cobre temporariamente o desânimo – se nos sentimos abatidos e somos surpreendidos por circunstâncias favoráveis, esquecemo-nos dos nossos problemas por algum tempo. No entanto, a alegria faz mais do que cobrir o desânimo: ela o derrota! A alegria é mais um estado de vida do que apenas uma emoção temporária. Isso não quer dizer que estamos sempre sorrindo ou dando gargalhadas, mas quando temos alegria em nossos corações, alguma coisa dentro de nós nos sustenta sem se importar com o que surge em nosso caminho. Há uma paz profunda e estabelecida e um contentamento que é o resultado do nosso relacionamento com Jesus Cristo.

Jesus falou aos Seus discípulos sobre permanecer em Seu amor. Ele lhes disse: “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que [a minha alegria] permaneça em vós, e [a vossa alegria] seja completa” (João 15:10-11). Permanecer no amor de Deus traz alegria, e essa alegria permanece.

O lugar onde nós “permanecemos” traz certas vantagens. Eu cresci nas proximidades de Roseburg, Oregon – Estados Unidos, em uma fazenda localizada ao norte do Rio Umpquah. Haviam vantagens em se morar por ali. Nós tínhamos muitos lugares para passear pela fazenda, e durante o calor do verão, podíamos pular no rio a qualquer momento que quiséssemos. Um outro lugar que morei foi em Dallas, Oregon – Estados Unidos. Uma das vantagens em morarmos ali era de estarmos próximos aos retiros espirituais ocorridos em Portland – Oregon! Depois mudamos para Eureka, Califórnia – Estados Unidos, perto da Floresta Redwood. As pessoas viajavam de longe para ver as Redwoods, e nós estávamos ao lado dessas árvores majestosas. Agora vivemos em Portland – Estados Unidos, perto do oceano e das montanhas, e ainda mais próximos da nossa sede, onde acontecem os retiros espirituais! Então existem vantagens em qualquer lugar em que vivemos.

Nesta passagem em João 15, o apóstolo estava descrevendo um lugar para viver: ele refere-se a isto como “permanecer”. A palavra permanecer significa: “ter uma morada, um lugar para habitar”. Quando João falou sobre “permanecer (estiver) na videira”, Ele estava descrevendo o relacionamento entre uma pessoa e Deus. Esse relacionamento é o que provê alegria! Esse é um dos motivos do porquê Jesus veio – para que possamos ter vida e tê-la em abundância. Não precisamos passar pela vida com um sentimento de derrota e com desânimo em nossos corações. Podemos permanecer na Videira. Nós podemos ter um relacionamento com o Senhor e tê-Lo como nossa habitacão. Ele mora onde moramos, trabalha onde trabalhamos, habita onde habitamos, e compartilha qualquer circunstância que aparece pelo nosso caminho. Nós podemos permanecer no Senhor, e se o fizermos, a nossa alegria será completa.

Deus não quer que a Sua alegria somente nos “visite” e promova uma experiência passageira que nos faça feliz momentaneamente. Ele disse: “que [a minha alegria] permaneça em você.” Essa alegria estará aí hoje, amanhã e no dia seguinte. Quaisquer que sejam as circunstâncias ao nosso redor, a alegria do Senhor é um lugar de refúgio. Perceba, também, que essa alegria não é parcial. Ele disse: “e [a sua alegria] seja completa.” Realmente não há nenhuma outra maneira em que a alegria possa existir. Nós não podemos ter alegria parcial – ou a temos ou não a temos!

Deus é alegre. Na parábola da ovelha perdida, lemos como o bom pastor deixou o rebanho de noventa e nove ovelhas e foi ao deserto em busca de uma ovelha que havia se perdido. Quando ele a encontrou, ele chamou os seus amigos e eles tiveram uma grande festa. O escritor ilustra a alegria dessa ocasião ao dizer que há alegria nos céus quando um pecador se arrepende.

Nós podemos prontamente imaginar a alegria na terra quando um pecador que se arrepende. Quando o Senhor entra em um coração, há alegria nessa pessoa. Há alegria naqueles que estão orando com esta pessoa, quando a mesma toca o trono de Deus em oração e recebe uma resposta dos Céus. Lemos em Lucas 15:7 que também há alegria nos Céus. Deus está se regozijando! Deus olha para nós  e considera Seu grande plano de redenção e como o derramamento do Sangue de Jesus no Calvário providenciou a redenção ao pecador, e o quão isso O alegra.

Nós encontramos também, no Velho Testamento, referências da alegria de Deus. Lemos: “O Senhor teu Deus está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo” (Sofonias 3:17). O Senhor canta. Em outro lugar, lemos que o Senhor brada. O Senhor é mais do que feliz. Ele personifica alegria.

Nós alegramos ao Senhor toda vez que olhamos em Sua direção. Lemos: “A oração dos retos é o seu contentamento” (Provérbios 15:8). Ele gosta disso. É irônico que preferimos resolver os problemas com as nossas próprias forças. Quando nos encontramos incapacitados de compreendê-los, então fazemos o que deveríamos ter feito logo no início: achegamo-nos ao Senhor em oração e dizemos: “Senhor, me ajuda!”. As nossas orações são o Seu deleite. Quando buscamos ao Senhor, isto Lhe traz alegria.

Em Lucas 15, lemos a respeito do filho pródigo que desperdiçou a sua herança em um estilo de vida desordenado. Quando ele encontrou a si mesmo no ponto de desespero, ele decidiu retornar para a casa do seu pai. Que grande alegria houve quando ele retornou a sua casa! O seu pai disse aos empregados para prepararem uma celebração por causa do retorno de seu filho pródigo. No meio daquela grande alegria, no entanto, havia alguém que não quis participar – o irmão do filho pródigo. Ele ficou irado com a grande celebração dada para aquele que havia ido embora e desperdiçado a herança que havia recebido. Ele poderia ter participado desta alegria, mas não o fez.

Estarmos focalizados em nós mesmos nos rouba desta alegria. Se as nossas vidas giram ao redor dos nossos próprios interesses e problemas, a alegria não prospera. Quão melhor é estarmos focados no Senhor! Quando mudamos nossa atenção da nossa situação para nos focarmos no Senhor e no privilégio de permanecer na Videira, encontraremos alegria, outra vez, brotando em nossos corações.

Outra coisa que tira a nossa alegria é estarmos focados em pessoas. Isso é muito fácil de se fazer, uma vez que moramos em um mundo de pessoas, mas se tiramos os nossos olhos do Senhor e começamos a focar-nos nos problemas daqueles que estão ao nosso redor, a alegria desaparecerá. Se a alegria desapareceu das nossas vidas, devemos ponderar sobre em que estamos nos focando. Enquanto olhamos para o Senhor, há alegria, força e vitória.

Ser focado nas circunstâncias também pode nos desanimar. Provas vêm a todos; a chuva cai tanto para os justos quanto para os injustos. É por isso que temos que permanecer na Videira e não deixar que as circunstâncias roubem a nossa alegria.

Na parábola do semeador e da semente, aprendemos que estar sobrecarregados com os cuidados da vida pode também roubar a nossa alegria. Há inúmeras decisões a serem tomadas, há tanto o que fazer, muitas coisas que capturam a nossa atenção. Esses cuidados não são necessariamente ruins, porém a menos que estejamos atentos, essas situações podem nos envolver e roubar a nossa alegria.

Nós temos que nos proteger contra esses ladrões de alegria. Como você trataria um ladrão que vem a sua casa para lhe roubar? Você o convidaria para sentar-se e tomar uma xícara de café antes de deixá-lo pegar as suas coisas? Não, você tomaria medidas para prevenir a sua entrada. Você certamente não o entreteria. Por que, então, você alimenta uma maneira de pensar que permite que a sua alegria seja roubada?

A pessoa que experimentou o perdão é alguém que conhece a alegria do Senhor. Nós tivemos uma vida que estava presa e impedida pelo pecado. Transgredimos a lei de Deus e violamos Seus planos para as nossas vidas, mas nos tornamos atentos de que podemos ir ao Senhor e pedir-Lhe para perdoar-nos. Essa experiência de salvação liberta. Não há alegria maior para um indivíduo que acabou de orar, do que saber que os seus pecados foram perdoados.

A salvação é apenas o começo. As alegrias de uma vida que permanece em Cristo são muitas para serem enumeradas. É uma alegria estar na presença de Deus. É uma alegria ir à Casa de Deus. Durante a semana, quando compartilhamos os nossos testemunhos com outras pessoas, os nossos corações se alegram em saber que fizemos a nossa parte no cumprimento da grande comissão. Nos traz alegria ao coração passar tempo lendo a Palavra de Deus – parar cada dia e abrir o seu Livro e ver o que Deus irá nos dizer pessoalmente.

Você tem essa alegria do Senhor no seu coração hoje? Você pode encontrá-la!

Darrel Lee é o Superintendente Geral do trabalho da Fé Apostólica, e pastor da igreja-sede em Portland, Oregon – Estados Unidos.