FOREIGN LANGUAGES

Uma Visão Mais Detalhada da Integridade Espiritual

Artigos

Percepção de como oferecer nossa devoção a Deus na arena do dia-a-dia da vida pública.

Cientistas agora dizem que uma série de rachaduras, e não uma grande fenda, destruíram o Titanic. O luxuoso navio de 274 metros de comprimento afundou em 1912 na sua primeira viagem da Inglaterra à Nova York no pior desastre marítimo da época. Após a análise dos seus destroços pela equipe internacional de mergulhadores e cientistas, foi determinado que seis fendas relativamente estreitas atravessaram seis compartimentos que eram à prova d’água, ocasionando o seu naufrágio.

Pequenos danos, imperceptíveis para a maioria, podem fazer um grande navio afundar. E “pequenos” desvios dos princípios morais da Palavra de Deus são até mais perigosos, por terem consequências eternas.

Vivemos num mundo onde corrupção, desonestidade e imoralidade estão cada vez mais presentes na sociedade. Entretanto, como Cristãos, somos chamados para sermos pessoas de integridade espiritual, independentemente do ambiente em que vivemos. A Palavra de Deus estabelece certos princípios eternos que são fundamentais e universais. Por exemplo, os Dez Mandamentos nos dão alguns princípios morais absolutos. Estes princípios não mudam com as circunstâncias, culturas ou períodos na história e eles são os fundamentos que determinam como a vida Cristã deve ser vivida.

Diariamente a nossa vida é cercada por decisões à serem tomadas. Ter uma vida ética é como o Cristão aplica os princípios morais imutáveis de Deus nas diferentes circunstâncias da vida.

José do Egito, cuja história é relatada no livro de Gênesis nos capítulos 37-50, foi alguém que exemplificou uma conduta íntegra ao enfrentar circunstâncias difíceis. Quando José foi vendido como escravo pelo seus irmãos, ele não permitiu que a amargura ou o ódio destruísse o seu relacionamento com Deus.

Como escravo, na casa de Potifar, José continuou a tomar decisões éticas que não somente agradavam a Deus, mas também sua conduta motivou Potifar a colocá-lo como encarregado do seu casa. Quando a esposa de Potifar falsamente acusou José de seduzi-lá e ele foi para a prisão, ele ainda continuou a fazer o que era certo e tratava os carcereiros e companheiros de prisão de maneira ética. Ele teve compaixão pelo copeiro e pelo padeiro do rei e fez o que estava ao seu alcance para ajudá-los em seus momentos de sofrimento. Deus verdadeiramente abençoou José e fez dele a segunda pessoa em comando no reino do Faraó. Mesmo após ter sido colocado nesta posição de poder, ele não desejou vingar-se de seus irmãos, mas trouxe sua família para viver no Egito, onde eles seriam bem alimentados durante o período de grande fome. Em todas as circunstâncias que José enfrentou, ele fez o seu melhor para refletir os valores de Deus e influenciar de forma positiva àqueles que estavam ao seu redor.

Daniel é outro personagem bíblico que manteve sua integridade diante das adversidades que enfrentou. Quando ele era jovem, Daniel foi levado para longe de sua família e forçado a viver numa sociedade pagã, onde os caminhos de Deus não eram respeitados ou obedecidos. Pelo fato de estar muito longe de sua família e das influências que tinha anteriormente, ele facilmente poderia ter escolhido rejeitar as leis de Deus e ter participado dos pecados e paganismo do novo ambiente em que estava vivendo. Ao invés disso, ele escolheu continuar seguindo as leis de Deus por toda a sua vida.

Quando ele teve que enfrentar as decisões éticas se ele deveria ou não comer a carne que havia sido oferecida aos ídolos, ou se ele deveria ou não parar com suas orações por causa do decreto do rei, ele escolheu as decisões certas de seguir os caminhos de Deus e não os caminhos do homem. Deus o abençoou e ele teve uma influência positiva sob os reis pagãos para quem ele trabalhava.

Como Cristãos nesta época atual, nós também devemos demonstrar a transformação da presença de Deus em nossas vidas e isto é refletido na maneira que lidamos com as circunstâncias que vem ao nosso encontro.

Mantendo nossa integridade em um ambiente mundano está bem relacionado com uma experiência de inteira santificação. Santificação leva os nossos corações a uma total submissão a Jesus Cristo e coloca em nós um profundo desejo de agradar a Deus em todos os aspectos da vida. Quando nos dedicamos inteiramente a Ele e nos separamos para Seu propósito, os nossos objetivos são transformados. Nossa consciência passa a ser guiada pela justiça de Deus.

Entretanto, receber a experiência da santificação não elimina a nossa necessidade de andarmos no Espírito para que evitemos nos conformarmos com a mentalidade deste mundo. Paulo falou para os crentes em Galácia: “Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne” (Gálatas 5:16). No verso 18, ele fala sobre sendo “guiados pelo Espírito.” Santificação não é eliminarmos a nossa natureza humana, mas a nossa submissão ao Espírito Santo resulta em Deus nos dar o poder que precisamos para negar a carne e viver da maneira que o agrada. Nós não estamos simplesmente nos conformando com um conjunto de regras, mas nós estamos nos comportando com integridade através do poder transformador de Deus que nos dá o poder para sermos livres do pecado e para obedecermos o Seu propósito para as nossas vidas. Quando nós somos santificados, temos o desejo de recebermos os ensinamentos de Deus, de obedecer a Sua Palavra e uma motivação para agradá-lo em tudo o que fazemos.

Como crentes santificados, nós devemos entender que o domínio de nossa natureza espiritual sobre a nossa natureza mental e física é imperativa para manutenção da santidade de Deus em nossas vidas. Precisamos seguir o exemplo de Paulo que entregou o seu corpo para sujeição (1 Coríntios 9:27). Também devemos nos disciplinar para abstendermos de toda a aparência do mal (1 Tessalonicenses 5:22). Devemos ser um exemplo para outros “na palavra, no trato, no caridade, no espírito, na fé, na pureza” (1 Timóteo 4:12).

Paulo aconselhou os crentes de Éfeso a “andeis como é digno da vocação com que fostes chamados” (Efésios 4:1). O nosso posicionamento diante das circunstâncias que enfrentamos ou a maneira de como nos relacionamos com as pessoas, deveriam refletir tanto o nosso compromisso com Cristo assim como quem somos como Cristãos. Situações virão onde deveremos tomar decisões éticas. Como podemos tomar essas decisões numa posição ética de seguidores santificados de Cristo?

Nosso primeiro passo seria buscar na Bíblia o que ela diz em relação a um determinado assunto. Devemos examinar o nosso caminhar diário com Deus, para ter certeza de que não há nenhum empecilho entre nós e a direção de Deus. Devemos prestar muita atenção à nossa consciência e ao Espírito de Deus ao Ele falar aos nossos corações. Talvez poderíamos nos aconselhar com de alguém que vive os valores de Deus e que entende as nossas circunstâncias. Além disso, fazendo as perguntas abaixo pode nos ajudar a aplicar os princípios bíblicos no processo de decisão:

  • Isto comprometeria a minha fé e o meu compromisso com Cristo?
  • O que Jesus faria?
  • Como isto afetaria outros?
  • Isto seria justo à todos os envolvidos nesta situação?
  • Como isto afetaria quem eu sou?
  • Isto é razoável?
  • Isto vai contra a Palavra de Deus em alguma forma?

Finalmente, devemos obedecer o que nós sabemos. Devemos responder o que Deus nos pede para fazer através da Sua Palavra, através do toque do Espírito Santo, da nossa consciência e pelo que simplesmente sabemos que é correto.

Integridade é construida através do tempo, ao aplicarmos diligentemente os ensinamentos de Deus nas escolhas que fazemos na vida. Queremos viver cada dia como pessoas santificadas que são controladas e guiadas pelo Espírito Santo. Então, as palavras de Cristo estarão em nossas mentes, o amor de Cristo guiará as nossas ações e o poder de Cristo guiará e direcionará como respondemos à cada situação que vem ao nosso caminho. Nós estaremos vivendo da nossa devoção vital a Deus no dia-a-dia da nossa vida pública.

Os resultados valerão todo o nosso esforço!

Cheryl Downey faz parte do grupo de editores da Sede Internacional da Igreja da Fé Apostólica em Portland, Oregon, Estados Unidos.