FOREIGN LANGUAGES

Três Passos

Doutrinal

Você já recebeu as três experiências fundamentais que Deus tem providenciado para os Seus seguidores?

Salvação

A Bíblia nos ensina claramente que nós todos nascemos em pecado. Lemos em Romanos 3:23: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus.” Nós encaramos a penalidade da morte por causa dos nossos pecados, porque a Bíblia também nos diz que a alma que peca deve de morrer. Cada um de nós precisa ser salvo – ser concedido o perdão por aquela sentença de morte e libertação do poder de Satanás.

A salvação não é adquirida por frequentarmos uma igreja, aceitarmos a Cristo, ou simplesmente, mudar as nossas vidas ao agirmos corretamente. Nascer de novo é ser salvo dos nossos pecados, perdoado e ser uma nova criatura em Cristo Jesus. Quando isto acontece, somos transformados imediatamente. Na Bíblia, esta transformação definitiva está relacionada a um novo nascimento.

Em João 3, lemos um relato da conversa entre Jesus e um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus. Cristo lhe disse: “Necessário vos é nascer de novo.” Nicodemos perguntou: “Como pode um homem nascer, sendo velho?” Ele não entendeu sobre o que Jesus falava, mas Jesus explicou-lhe que Ele não estava se referindo ao nascimento físico. Ele quis dizer que, por causa do pecado no seu coração, o homem necessita de um renascimento espiritual.

“Renascimento espiritual” e “nascer de novo” são outros termos que significam salvação. Esta salvação é possível para nós por causa do sacrifício que Jesus Cristo fez no Calvário. Ele tomou a penalidade da morte pelos nossos pecados e morreu para que nós possamos ser livres.

Recebemos o perdão que Ele adquiriu para nós, quando nos arrependemos e deixamos para trás os nossos pecados. Nos aproximamos de um Deus santo e dizemos: “Tenha misericórdia de mim. Perdoe-me pelas coisas erradas que tenho feito. Vou abandoná-las”. Deus perdoa àqueles que desejam de coração abandonar toda e qualquer atitude que possa desagradá-Lo, e submetam-se à Sua direção e vontade para suas vidas.

Deus não faz acepção de pessoas. Ele diz: “O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” João 6:37. Não importa qual tenha sido o seu passado, em que igreja você esteve ou que tipo de vida você tenha vivido - a salvação está disponível à todos.

Como você saberá que é salvo? A Bíblia nos diz: “Agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” Romanos 8:1. O Espírito de Deus testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus, deixando-nos saber que fomos convertidos. Nós temos um desejo e propósito para vivermos diferentemente. “Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5:17).

Se você é um filho de Deus, você foi liberto das garras do inimigo. Você tem o poder de caminhar e não pecar mais. Graças a Deus pelo Seu perdão e pela salvação que Ele tem nos proporcionado!

Santificação

Quando cremos em Jesus Cristo e nos tornamos Cristãos nascidos de novo, os pecados que havíamos cometido são perdoados. Esta é a experiência da salvação. No entanto, a natureza carnal herdada de Adão e Eva, ainda necessita ser purificada. Adão e Eva tornaram-se pecadores e possuidores de uma natureza depravada ao transgredirem os mandamentos de Deus, e esta natureza pecaminosa foi transmitida para toda a humanidade. Isto só pode ser removido através da santificação.

A santificação nos faz puros (coração santo) ao remover essa tendência interior herdada para o pecado. Nós somos salvos porque Jesus Cristo morreu no Calvário. Tanto a nossa salvação quanto a nossa santificação estão disponíveis porque Jesus: “para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta” (Hebreus 13:12). A santidade do coração acontece porque Deus, através do sacrifício de Cristo num monte afora de Jerusalém, criou um caminho pelo qual podemos ser libertos da corrupção da natureza humana. Não podemos desconsiderar ou minimizar esta doutrina da santificação, pois isso é essencial em nossas vidas cristãs.

Nós não declaramos que a santificação nos faz humanamente perfeitos. Nós não dizemos que tudo o que fazemos é exatamente correto deste ponto em diante. Não, nós ainda somos humanos e, assim sendo, sujeitos a erros humanos. Nós esquecemos. Nós cometemos erros de julgamento. No entanto, Deus nos dá um propósito santo e uma pureza de razão.

Um dos significados da origem da palavra santificar é: “separar ou dedicar a uma causa santa”. Quando o edifício da nossa igreja em Portland, Oregon – Estados Unidos, foi dedicado, nós tivemos um culto de dedicação, orando para que Deus abençoasse este edifício. Isso é o que podemos chamar de: “santificando o lugar, dedicando-o para um propósito santo”. Da mesma forma, nós, como indivíduos, dedicamos a nós mesmos para um propósito santo. Humildemente, pedimos a Deus para aceitar a oferta das nossas vidas e o nosso serviço. Nós nos separamos do mundo, determinados a afastar-nos de todas as aparências do mal. Essa é a nossa função, ao prepararmo-nos para a purificação dos nossos corações.

Depois que tivermos feito todas as consagrações necessárias, Deus purifica o nosso interior. Essa experiência de santificação é um trabalho instantâneo da graça, por meio da qual, a inerente natureza do pecado é eliminada das nossas vidas. O resultado é que a nossa tendência interior para o pecado já não está mais presente. A glória de Deus inunda as nossas almas quando somos santificados, deixando-nos saber que o trabalho foi realizado. Paulo referiu-se a esta parte da santificação ao escrever aos Tessalonicenses: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Tessalonicenses 5:23).

A doutrina da santidade é vital. Queremos ter a certeza de que somos salvos e santificados.

O Batismo do Espírito Santo

A palavra de Deus é precisa em relação à importância do batismo do Espírito Santo. Este é um trabalho diferente da salvação ou da santificação, e é concedido por uma razão diferente. A salvação é para justificar. A santificação é para purificar. O batismo do Espírito Santo é para capacitar, e a testificação desta experiência é o falar em línguas estranhas, quando o Espírito concede.

Jesus, em Suas últimas palavras aos Seus discípulos, ordenou-lhes que esperassem em Jerusalém, até que recebessem o Espírito Santo. Seus discípulos O obedeceram. Lemos em Atos 2:1: “E cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar”. Leia cuidadosamente esta versículo, na versão de João Ferreira de Almeida, da Bíblia. Note, especificamente, as palavras “todos reunidos.” Jesus orou para que Seus discípulos fossem santificados. E aqui encontramos que todos estavam reunidos no mesmo lugar. Em outras palavras, eles haviam sido santificados.

O Espírito de Deus desceu, porque aqueles que estavam orando haviam preparado seus corações para recebê-Lo. “De repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem” (Atos 2:2-4).

Algumas pessoas ensinam que o batismo do Espírito Santo somente foi dado durante o estabelecimento da Igreja Primitiva. No entanto, no Dia de Pentecostes, Pedro disse a milhares de pessoas que o ouviram pregar, que a promessa era para eles e para seus filhos, e para todos aqueles que estavam em lugares longínquos, “a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (Atos 2:39). Isto inclui os crentes dos nossos dias.

A palavra de Deus nos ensina que o Espírito Santo é dado para nos confortar e aconselhar. Ele nos guiará em toda a verdade, e nos dará poder e habilidade para sermos testemunhas eficazes de Cristo. Ele nos trará à memória as coisas que Jesus ensinou. Ele irá direcionar nossos passos, nos dará esperança e proteção espiritual, nos ajudará em nossas debilidades e nos sustentará em nossas fraquezas.

Você é salvo? Você é santificado? Você recebeu o batismo do Espírito Santo? Se ainda não, busque a Deus para obter estas experiências.