FOREIGN LANGUAGES

Santificação

Doutrinal

O caminho de santidade.

Você já teve o desejo de aproximar-se mais de Deus? Você tem o desejo de ser mais como Ele nas suas ações diárias? Busque o caminho de santidade. Busque à Deus para santificação.

A Bíblia nos ensina que a experiência da justificação e a experiência da santificação são dois trabalhos diferentes da graça de Deus. Eles são recebidos por fé, através do poder do Sangue derramado de Jesus Cristo.

A palavra santificar quer dizer "tornar santo, purificar, consagrar, dedicar, limpar e separar". Para que seja santificado, o nascido-de-novo Cristão deve consagrar-se, dedicar-se e separar-se a si mesmo para Deus e Sua vontade. Assim, Deus fará a Sua parte purificando o seu coração e tornaando-o santo.

Quando Adão desobedeceu a Deus no Jardim do Éden, o pecado entrou no seu coração. Toda pessoa nascida neste mundo tem herdado essa natureza do pecado. A santificação, no entanto, elimina essa natureza adâmica e limpa o coração. A tendência interior que herdamos ao pecado é removida pelo Sangue de Jesus e o coração torna-se puro e santo.

A santificação é provida pelo Sangue de Jesus. Hebreus 13:12 nos diz, "Por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta."

Santificação traz santidade. Deus é um Deus santo. O Céu é um lugar santo e Deus tem sempre ordenado a santidade. Sua palavra diz: "Sede santos, porque eu sou santo" (1 Pedro 1:16).

Cristo quer que Sua igreja seja composta de pessoas santas e purificadas. Ele deu-se a Si mesmo pela Igreja, "Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível" (Efésios 5:26-27).

Santificação também traz unidade, uma singularidade entre o povo de Deus. "Porque, assim o que santifica, como os que são santificados, são todos de um" (Hebreus 2:11). Jesus orou por Seus discípulos "para que sejam um, como nós somos um" (João 17:22). Esta oração foi definitivamente respondida, pois antes do Dia de Pentecostes eles "perseveravam unânimemente em oração" (Atos 1:14).

A santidade e a unidade, as quais são os resultados da santificação, devem ser o desejo de todo Cristão. A experiência de santificação é para todos aqueles que tenham sido salvos de seus pecados. Isto também está demonstrado na oração de Jesus por Seus discípulos: "Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade" (João 17:16-17).

Jesus não estava orando pelos pecadores, porque Ele estava orando por aqueles que estavam no mundo mas não pertenciam ao mundo. No entanto, Ele incluiu os Cristãos de hoje: "Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste" (João 17:20-21).

Se você deseja ser santificado, entregue completamente sua vida à vontade de Deus. Consagre-se e renda-se a si mesmo a Ele por completo e deixe que Ele faça a Sua vontade em todos os seus planos, esperança e desejos. Olhe para Deus com uma fé simples, adorando-O e crendo que Ele te santificará. Deus irá fazer o seu coração puro e santo através do Sangue purificador de Jesus. A natureza pecaminosa, com a qual você nasceu, será destruída.

Você saberá quando receber a experiência da santificação, assim como quando você teve certeza de que foi salvo. O amor divino de Deus inundará o seu coração. Uma paz mais profunda, descanso e alegria encherão a sua alma. O Espírito de Deus testificará com o seu espírito que você é santificado.

Depois que a pessoa é santificada, é mais fácil viver uma vida cristã alegre e vitoriosa, porque a natureza pecaminosa que havia herdado já não está mais dentro de si. Tentações e provações continuarão a vir, mas a tendência ao pecado já se foi.

Entretanto, ainda que um indivíduo santificado tenha um coração perfeito com relação à Deus, ele não é perfeito da mesma maneira que Deus é. Ele ainda é humano e comete errors. Ele pode julgar uma situação e estar totalmente errado. Mas os seus motivos estão corretos. Em seu coração, ele ansia por realizar a vontade de Deus e fazer o que é certo em relação à todos.

Após receber a experiência de santificação, esta pessoa necessita aplicar a Palavra de Deus continuamente em seu coração. Estudo na Bíblia, oportunidades diárias para conhecer a vontade de Deus e Suas correções, ensinam como seguir melhor os Seus caminhos.

Você gostaria de ter esta experiência de santificação? Você gostaria de viver uma vida santa? Você pode. Se você é salvo mas não é santificado, ore para ser santificado. No momento em que você se entregar por completo a Deus, e acreditar nas promessas da Sua Palavra, o Senhor te santificará. Então, você estará pronto para buscar e receber o batismo do Espírito Santo – o revestimento de poder para servir.