FOREIGN LANGUAGES

Salvação

Artigos

Uma visão mais detalhada da doutrina Bíblica fundamental

Os sermões de domingo de manhã, na sede da igreja em Portland, Oregon, Estados Unidos, destacam algumas das principais doutrinas ensinadas pela Palavra de Deus. O sermão abaixo é o primeiro desta série.

A doutrina Bíblica e a salvação são dois assuntos que eu amo ouvir a respeito na Palavra de Deus. Doutrinas Bíblicas são os ensinamentos fundamentais da fé Cristã; a palavra doutrina significa “ensino” ou “instrução”. Salvação é o ato da graça de Deus pelo qual o homem recebe o perdão pelos seus pecados e se apresenta diante de Deus como se ele nunca os tivesse cometido.

Lemos em 1 Timóteo 2:4 que a vontade de Deus é que "todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade." Observe a ordem. Ele não diz que devemos primeiro chegar ao conhecimento da verdade e, em seguida, sermos salvos. Eu sou grato por isso, porque fui salvo sem o conhecimento da verdade. Eu não tinha conhecimento da experiência da salvação ou o que ela poderia fazer na vida de uma pessoa. Apesar disso, Deus me salvou!

No entanto, nós queremos ter uma boa compreensão da Bíblia, porque é uma mensagem do próprio Deus. Sempre que um livro é recomendado para nós, devemos nos informar sobre o autor. Qual é a sua história? Quais são as suas crenças? Às vezes, tais informações são divulgadas e outras vezes não, mas ter um conhecimento sobre o autor nos ajuda a entendê-lo e às suas perspectivas. O mesmo príncipio é aplicado com relação às Escrituras. Se conhecermos o Autor, teremos um melhor entendimento do Seu Livro.

A Palavra de Deus é o lugar onde aprendemos as doutrinas de Deus—e doutrinas são a fundação e a estrutura da nossa fé. Elas podem ser comparadas com a estrutura de um edifício. Se tirarmos os componentes estruturais que mantém o telhado e as paredes juntos, o edifício não ficaria de pé. Se fossemos alertados de que os componentes estruturais iriam ser removidos, rapidamente nós sairíamos do prédio. Também faríamos uma saída rápida se descobríssemos que a estrutura doutrinária em que esse grupo de cristãos se baseiam estivesse para ser removida. A doutrina Bíblica é vital.

Queremos conhecer os ensinamentos da Bíblia, mas também queremos viver por eles. Jesus disse: "Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha" (Mateus 7:24). Não basta apenas conhecer as doutrinas e ensinamentos da Palavra de Deus. Nós queremos obedecê-los! Então, como Jesus descreveu nesta parábola, quando os ventos vem e as enchentes começam a nos cobrir, nossa casa espiritual permanecerá firme, pois é edificada sobre a Rocha.

Jesus continuou a dizer que aqueles que ouvissem as Suas palavras e falhassem em praticá-las, seriam como um homem que edificou a sua casa sobre a areia. Quando vieram as chuvas e as tempestades, a casa daquele homem caiu, "e foi grande a sua queda". Quando Jesus concluiu o Seu ensinamento, a Bíblia diz que "a multidão se admirou da sua doutrina", porque Ele ensinava como quem tem autoridade, e não como os escribas. Os líderes religiosos daquela época tinham uma base doutrinária, mas era corrupta e doentia. Assim, o povo se maravilhou com as palavras de Jesus, pois eles nunca tinham ouvido ensinamentos como os dEle.

O apóstolo Paulo também enfatizou a importância de uma base doutrinária ou de crença. Na sua primeira epístola a Timóteo, ele instruiu o jovem rapaz "para advertires a alguns, que não ensinem outra doutrina" (1 Timóteo 1:3). Ele estava advertindo Timóteo sobre aqueles que queriam ser doutores da Lei, mas que ensinavam princípios que eram contrários a sã doutrina.

Sã doutrina ainda é vital em nossos dias. O que nos sustentará firmes quando os momentos difíceis vierem? O que nos impedirá de termos uma vida espiritual irregular, ao nos esforçarmos para servir ao Senhor? Sã doutrina! É bom termos amigos que nos apoiam, mas amigos vem e vão. É bom ter a nossa família louvando a Deus conosco, mas os membros da nossa família irão para o Céu um dia. Portanto, temos que construir a nossa vida espiritual em algo mais sólido do que pessoas, e o que é mais sólido do que o entendimento correto dos ensinamentos Bíblicos? Estes nos sustentarão e nos guiarão através das tempestades da vida. Eles nos fornecerão a base para as nossas decisões em assuntos como escolhas de áreas de estudo e carreira, amigos, a escolha de um cônjuge, e como ensinaremos os nossos filhos e netos. Temos um propósito em servir ao Senhor, por isso queremos tomar as nossas decisões baseadas na compreensão dos princípios da Palavra de Deus.

Uma das doutrinas fundamentais da Palavra de Deus é a doutrina da salvação do pecado. A palavra salvo vem da palavra grega que significa "liberto"ou "feito inteiro". Às vezes, nós nos referimos a experiência de salvação como justificação—ser perdoado por Deus e absolvido da pena do pecado. Lendo novamente 1 Timóteo 2:4, entendemos que é a vontade de Deus que todos os homens sejam salvos.

O apóstolo Paulo foi um dos que experimentou a salvação, quando ele não sabia o que era ser salvo. Em 2 Timóteo 1:9, ele falou de Deus "que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça." Experimentando a salvação não é tanto o resultado da nossa iniciativa em relação a Deus, mas sim o resultado de Deus estendendo a Sua mão e nos chamando.

Lemos em Atos 9, como Paulo—então conhecido como Saulo—estava viajando para Damasco, com cartas do sumo sacerdote, autorizando-o a prender os seguidores de Cristo. O Senhor estendeu a Sua mão, pelo Seu próprio propósito e graça, e falou do Céu, dizendo: "Saulo, Saulo, por que me persegues?" Paulo respondeu: "Quem és, Senhor?" A resposta foi: "Eu sou Jesus, a quem tu persegues" (Atos 9:4-5).

Paulo não estava a procura de Deus, mas Deus foi trabalhando na inclinação de Paulo para fazer o mal. Paulo tinha uma natureza pecaminosa, e a manifestação dessa natureza era evidente nos seus atos. Ele viveu uma vida de derrota, mesmo que ele fosse um fanático religioso e clamava servir o Deus do Céu. No entanto, o Senhor colocou tudo isso abaixo. Este auto-suficiente, acadêmico, altamente respeitado homem, de repente se viu impotente no caminho de Damasco, e ficou cego por causa de uma luz que o atingiu do Céu. Ele teve que ser guiado pela mão até a cidade, onde ele foi levado para a casa de Judas, numa rua chamada Direita.

Paulo permaneceu ali por três dias sem comer e sem beber, e, em seguida, Deus instruiu um discípulo chamado Ananias para ir até lá e orar por ele. Inicialmente, Ananias se opôs, dizendo: "Senhor, a muitos ouvi acerca deste homem, quantos males tem feito aos teus santos em Jerusalém" (Atos 9:13). No entanto, Deus reiterou Seu comando, dizendo-lhe: "Vai, porque este é para mim um vaso escolhido . . . E eu lhe mostrarei quanto deve padecer pelo meu nome." Ananias obedeceu, e quando ele orou, a visão de Paulo foi restaurada. Imediatamente Paulo se levantou e foi batizado em água. Ele foi transformado e pelo resto de sua vida ele adorou ao Deus que estendeu a Sua mão para aquela alma desmerecedora.

Note que Deus fez alusão ao que Paulo sofreria depois que ele foi salvo. Não nos é prometido que o servir a Deus é um caminho fácil. Salvação não será o fim de todos os nossos problemas. Será o fim de alguns, mas será o início de outros. Nas suas cartas a Timóteo, Paulo fala sobre isso também. No curso do seu serviço a Deus, ele se viu preso e perseguido além da medida. No entanto, embora ele tenha sofrido pela causa de Cristo, ele podia afirmar com segurança: "mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia" (2 Timóteo 1:12). Deus não nos prometeu um caminho fácil, mas Ele prometeu nos sustentar, independentemente do que venha ao nosso encontro.

Assim como Deus chamou Paulo, Ele te chamou. Se você é salvo, você não conquistou a salvação. Você não possui o mérito de ser digno da graça de Deus; a salvação vem através da misericórdia do Senhor. Paulo escreveu a Tito: "Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Mas quando apareceu a benignidade e caridade de Deus, nosso Salvador, para com os homens, não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas segundo a sua misericórdia, nos salvou" (Tito 3:3-5).

Num das nossas reuniões mais recentes, uma irmã testemunhou que ela estava orando por uma pessoa, cuja vida estava em risco. Ela disse ao Senhor: "Ele é uma boa pessoa. Ele tem uma boa família." Ela continuou a descrever todos os méritos que ela podia pensar sobre aquela pessoa, mas no fim, ela concluiu que a sua oração deveria ser baseada unicamente na misericórdia e graça de Deus. Isto é verdade! Você pode ser a melhor pessoa do mundo, mas se você não experimentou a salvação, você é apenas um dos melhores pecadores do mundo. Boas ações e uma vida moral não lhe ganharão a salvação.

Quando a misericórdia e a graça de Deus se estende a um indivíduo e esta pessoa responde, há uma mudança interior. Foi isto o que aconteceu com o carcereiro de Filipos. Ele era um homem cruel—certamente um pecador. Quando Paulo e Silas foram presos pelas autoridades por pregarem o Evangelho, este carcereiro os lançou no cárcere interior e segurou os seus pés no tronco. Mas, a meia-noite, ao que os dois homens de Deus cantavam louvores e oravam, um terremoto abalou a prisão, as portas se abriram e as correntes dos prisoneiros foram quebradas.

Supondo que os prisioneiros haviam escapado, o carcereiro desembainhou a sua espada para se matar. Mas, quando Paulo lhe assegurou que todos os presos ainda estavam lá, ele se prostrou diante de Paulo e Silas e perguntou: "Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar?" Ele reconheceu que havia algo diferente sobre aqueles dois homens, e ele queria ser salvo também. A resposta de Paulo e Silas foi: "Crê no Senhor Jesus Cristo, e serás salvo, tu e a tua casa" (Atos 16:30-31).

A medida que continuamos neste relato, é evidente que o homem foi salvo, pois as suas ações subsequentes demonstraram isso. Ele trouxe Paulo e Silas a sua casa, enfaixou as suas feridas, os alimentou e deixou que a sua família ouvisse sobre o Evangelho. Naquela mesma noite, todos eles foram salvos e batizados nas águas. O carcereiro se tornou numa pessoa diferente daquela que havia emprisionado Paulo e Silas no cárcere interior. Não sabemos o fim da sua história, mas podemos imaginar que se ele foi trabalhar no próximo dia, os prisioneiros devem ter perguntado: "O que aconteceu com o carcereiro? Ele é uma pessoa diferente!" Se eles lhe perguntaram, com certeza a sua resposta deve ter sido: "O Senhor me salvou!"

Paulo explicou a transformação que acontece na salvação quando ele escreveu aos crentes em Corínto: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2 Coríntios 5:17). Não somos apenas remendados. Somos recriados! Somos regenerados! Estávamos acostumados a fazer coisas pecaminosas, mas não as fazemos mais. Somos transformados de dentro para fora.

Antes de ser salvo, eu era um estudante universitário de vinte e um anos de idade, que viveu de fim de semana a fim de semana, preso pelos seus hábitos pecaminosos e apetites que fazem parte da vida de muitos estudantes universitários. Então, eu fui salvo. Ninguém me disse para não fazer as coisas pecaminosas que eu fazia antes—Deus removeu imediatamente essas coisas da minha vida. Meus amigos vieram na sexta-feira seguinte, esperando que eu fosse com eles fazer as coisas que fazíamos todos os finais de semana. Não entendendo (how to explain) o que havia acontecido comigo, eu simplesmente lhes disse: "Não farei mais essas coisas." E eu não mais fazê-las, não porque haviam me falado, mas porque Deus mudou o meu coração instantaneamente. Foi uma experiência em crise, e isso fez a diferença em mim! Isso é o que acontece quando somos salvos.

É verdade que todos não são salvos da mesma forma. Você pode não estar na estrada de Damasco. Você pode não ser um carcereiro ou um estudante universitário de vinte e um anos de idade, quando você responder à verdade do Evangelho e a experiência da salvação de Deus. Mas, independentemente de onde e de como você receber a salvação, você será uma pessoa diferente por dentro.

Alguns têm o benefício da aprendizagem precoce e entendem a vontade de Deus para salvá-los, quando eles ainda são bem jovens. Talvez eles não passem por uma crise no mesmo sentido de uma pessoa mais velha, mas ainda há um momento quando eles se tornam conscientes da sua necessidade de perdão pelos pecados. Eles oram uma oração simples, confiando em Jesus e eles são salvos.

Não importa qual seja a nossa história, o nosso passado, há algo para nós fazermos. Paulo colocou desta forma: "Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo." No entando, essas ações não nos salva. A transformação ocorre através da operação de Deus no coração, pois Paulo continua, dizendo: "Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação" (Romanos 10:9-10).

Hoje, o Salvador do mundo está disposto a ouvir a oração do pecador e perdoar os seus pecados. Paulo nos assegura que: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13). Se você não é salvo hoje e você sentir que o Senhor está tocando no seu coração, aproveite esta oportunidade. Faça uma oração sincera, admitindo que você pecou e que precisa de ajuda do Céu. Confesse a Deus o que você fez de errado; de qualquer forma, Ele sabe de tudo. Afaste-se de todo o pecado na sua vida e creia que Deus ouve as suas orações e o salva!

A urgência de fazer as pazes com Deus e experimentar a Sua salvação é imensurável. Não há nada mais importante! A salvação é um ato milagroso de Deus e Ele está esperando hoje para responder àqueles que entregarem o seu coração a Ele.

Darrel Lee é Superintendente Geral da Igreja da Fé Apostólica e pastor da igreja sede em Portland, Oregon, Estados Unidos.