FOREIGN LANGUAGES

Restituição

Doutrinal

Corrigindo o errado.

Quando você reconhece que fez algo errado e está realmente arrependido por tê-lo feito, você quer corrigir o que fez. Se você passou por cima da bicicleta do seu vizinho, você o compraria uma nova. Se você nunca devolveu a chave inglesa que emprestou anos atrás, você a devolveria ao seu dono. Se você disse alguma mentira a respeito de alguém, você procuraria àqueles a quem falou esta mentira e corrigiria a situação. Essas ações se chamam restituição.

Tornar-se um Cristão é admitir diante de Deus que está arrependido de seus pecados. Deus, por sua vez, o perdoa. Então, este é o final do problema? Se o novo cristão jamais causou dano a alguém ou organização, então sim, o seu passado estaria completamente limpo. Porém, se este não for o caso, então Deus espera que ele corrija o passado, sempre que for possível.

Entretanto, algumas pessoas discordarão sobre este assunto da restituição, dizendo que o perdão de Deus é tão amplo, que Ele não espera que a pessoa cuide do passado. O único problema é que a Bíblia não se refere a tal e nem mesmo conclui que este seja o caso. Além do que, simplesmente não faz sentido!

Imagine um novo cristão, entusiasmado com sua recente experiência do novo nascimento. Ao contar aos seus amigos, todo entusiasmado, o que o Senhor tem feito por ele, ele pensa em seu amigo de infância, o João. Ele não tem visto o João desde o colegial. Então, ele liga para o seu amigo e lhe conta sobre a sua nova vida em Cristo. João está comovido pela mudança na vida de seu velho amigo, porém, depois de ouví-lo por algum tempo, finalmente pergunta: “Ei! E aquelas ferramentas que você roubou de seu vizinho? E aquele tanque de gasolina daquele fazendeiro, no qual você atirou e fez vários buracos? Você vai acertar essas coisas?” Então, o novo Cristão diz: “Oh! João, Jesus me perdoou por tudo o que eu fiz de errado, por isso eu não tenho que acertar o passado. Isso não é maravilhoso? Agora, você não gostaria de tornar-se um Cristão também?”

Absurdo? Claro que sim! E mesmo assim, alguns são enganados ao pensar que Deus lhes permite defraudar outros. Não é assim! O apóstolo Paulo disse: “Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens” (Atos 24:16). Não somente para com Deus, mas também para com os homens.

Se você não é um Cristão, talvez esteja dizendo: “Bom, isso faz sentido. Eu não pensaria muito bem de alguém que diz que Deus o tornou num homem honesto, mas que não iria acertar o passado. Mas, e eu? Eu devo a algumas pessoas milhares de reais por coisas que fiz. Isso significa que não posso ser salvo até que eu pague tudo?”

Não, não quer dizer isso. Contanto que você esteja buscando honestamente restituir o que deve, assim que puder fazê-lo, Deus o salvará no momento em que Lhe pedir. Se uma pessoa tiver muitas restituições a fazer, levará anos para devolver tudo. Porém, Deus certamente não reterá a sua salvação até que ele possa pagar.

Se você não se recorda de tudo o que deve acertar, Deus, amorosamente, o ajudará a relembrar-se. E mais que isso, Ele irá adiante de você ao corrigir o seu passado. Alguns dos testemunhos mais convincentes são dados por novos convertidos que estão fazendo restituição. Uma vez que você corrigiu o seu passado, você alegrar-se-á na paz que vem com a “consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens.”