FOREIGN LANGUAGES

Quando Você Precisa de um Amigo

Artigos

Jesus é um amigo que quer suprir todas as suas necessidades.

Todos nós precisamos de um amigo – alguém com quem podemos conversar, alguém que compartilhe das nossas alegrias e tristezas da vida, alguém que escute, aconselhe, conforte, e anime. E esta não é uma necessidade que apareceu recentemente nos nossos tempos. No começo dos tempos Deus disse do primeiro homem, Adão “Não é bom que o homem esteja só”. O que fez Deus a respeito deste problema? Ele supriu a necessidade de um amigo terreno para Adão ao criar uma companheira para ele!

Talvez você esteja pensando, “que maravilhoso!” Deus criou um amigo para Adão. Então, como Ele irá suprir minha necessidade por uma companhia? Você talvez tem percebido que muitas vezes as pessoas são amigas até que você tenha uma necessidade real. Neste momento então este amigo não pode ser encontrado. Seus amigos talvez não tenham alcançado as suas expectativas. Assim, suas boas intenções talvez tenham sido mal interpretadas por um amigo, ou mal entendidos possam ter afetado uma amizade. A distância, horário atarefado, e algumas outras prioridades interferem em estabelecer o tipo de relacionamentos próximos que você tem o desejo de ter. E há um momento em que os amigos, não importa quão fieis eles sejam, não podem suprir completamente suas necessidades.

Mas não se desanime! Há um amigo para você – Um no qual sua preocupação e interesse em você vão mais além da extensão de qualquer amizade terrena. Jesus Cristo tem reservado um lugar em todos os corações que somente Ele pode preencher. E quando Ele o faz, você irá descobrir que Ele é um amigo pessoal que nunca será insensível, distante ou muito ocupado com alguma outra coisa para poder encontrar tempo para você.

Jesus é um amigo que quer suprir todas as suas necessidades. Ele ouvirá com amor e compreensão quando você derramar os seus problemas e as suas perplexidades. Ele nunca entende mal ou julga mal, e Ele nunca erra nos conselhos que Ele dá. A Sua promessa é, “Não te deixarei, nem te desampararei” (Hebreus 13:5). A Sua presença tem animado e confortado pessoas nas camas dos hospitais, nos campos de batalha e em qualquer tipo de provação profunda.

Você já conhece este grandioso amigo de todos os amigos? Se não, o Seu amor está alcançando a você hoje mesmo. Ele tem prometido, “O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Você não deve temer uma rejeição. Apenas venha a Ele e confesse as necessidades em sua vida. Arrependa-se dos pecados do seu passado com um coração verdadeiramente arrependido, com o propósito de dar as suas costas a todo o mal. Entregue o controle da sua vida a Deus, e diga, “Senhor, eu estou entregando meu caminho a Você. Minha vida é Sua.”

Quando você dá a sua vida completamente a Deus, você constatará que Ele demonstra perfeitamente todas as características de um amigo verdadeiro.

Ele é sustentador. Quando você está preocupado ou desanimado, a Sua promessa é, “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça” (Isaías 41:10). Ele deseja te sustentar.

Ele entende. As suas forças e as suas quedas, o seu potencial e os seus problemas, são todos conhecidos por Ele. Ele considera tão ternamente as suas necessidades, perguntas, machucados, e desejos. Lemos nos Salmo 103:14, “Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó.” Ele nos aceita e ama independentemente das nossas limitações. Afinal de contas Ele é o nosso Criador!

Ele conforta. Quando tudo na vida parece estar mergulhado em dor e confusão, você pode clamar Sua promessa, “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (João 14:18). A angústia pode ser profunda, mas Ele alcança completamente nas profundezas do mais íntimo do coração e conforta como nenhum outro homem poderia fazê-lo.

Ele se comunica com você. Imagine-se tendo acesso imediato com um amigo a qualquer momento que o chamar! Sempre ali, nunca dando o sinal de ocupado ou uma mensagem gravada na secretária eletrônica dizendo “Sinto muito mas não podemos responder ao seu chamado agora…” A mensagem do Senhor para você é, “Clama a mim, e responder-te-ei” (Jeremias 33:3).

Ele sempre está pronto para ajudá-lo. Muitos anos atrás Davi, o Salmista escreveu, “O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido” (Salmos 28:7). Você está tendo dificuldades para se equilibrar sobre o fio roto do desespero? A força e proteção de Davi nunca faltaram, em nenhuma vez. Jesus não falhará com você também sob nenhuma circunstância.

Ele pensa em você. Este é um amigo que nunca esquecerá de você. A Bíblia diz que Ele até tem contado o número dos nossos cabelos na nossa cabeça! Para Ele você é um indivíduo precioso e sem preço, não importa quão sozinho ou desamparado você possa se sentir. Que certeza é encontrada nas palavras, “Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim” (Salmos 40:17).

Ele é fiel. Muitos anos atrás um escritor de música usou estas palavras bonitas, “Nós podemos encontrar um amigo tão fiel, que compartilhe de nossas tristezas?” Este amigo nunca irá omitir-se, nunca te colocará de lado por algum outro amigo. Ele estará sempre aí com você. Em Lamentações 3:22,23 nós lemos que “as misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.”

Sim, a sua amizade com Jesus pode ser uma amizade para o resto da vida. Então aprecie esta amizade e a mantenha em obediência a Sua Palavra e comunicação diária, porque você nunca encontrará outro amigo que o ame mais profundamente e completamente como Ele o faz. A Palavra de Deus nos diz, “Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15:13). Um dia no Calvário, Jesus fez exatamente isto por você.

Ele é hoje o seu amigo?