FOREIGN LANGUAGES

Passos para uma Nova Vida

Doutrinal

Por quê estou aqui? Por quê sinto como se algo estivesse faltando em minha vida? Há algo mais na vida do que tenho encontrado? O que acontece após eu morrer?

Em uma vez ou outra, você deve ter refletido sobre estas questões. Talvez você esteja em conflito com uma delas agora. Talvez em algum momento você tenha sentido que havia encontrado as respostas, mas este sentimento não durou muito. Algo está faltando, mas você não sabe o que é ou onde encontrá-lo. Algo não está certo, mas você não sabe como repará-lo. Cada resposta, cada relacionamento, cada experiência deixa-o com um sentimento vazio. Então você continua buscando, tentando, indagando.

O problema não é “o que” você sente falta. O problema é “de Quem” você sente falta. Este “Quem” é Deus!

Deus é Quem o criou e Ele fez um lugar dentro de você onde somente Ele pode preencher - um lugar sob medida-Deus, só esperando por Ele.

Deus não é uma filosofia. Ele não é um conceito. Ele é o Criador do universo e Ele te ama muito! Ele conhece o momento do seu nascimento, cada parte da sua personalidade, cada evento que tem ocorrido em toda a sua vida até este momento e o que está por vir em seu futuro. O Seu livro, a Bíblia, diz que Ele até mesmo sabe o número de cabelos na sua cabeça e os pensamentos e intenções do seu coração.

O vazio no seu coração, aquele sentimento de que algo está faltando, está aí porque você está separado de Deus. Esta separação é causada pelo pecado - o “algo errado” que está na raiz de todo o egoísmo, ações errôneas e sentimentos ruins.

Aqui está como isto aconteceu:

No princípio dos tempos, Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher na Terra: Adão e Eva. Eles desfrutavam de uma perfeita comunhão com Deus. Eles caminhavam e conversavam com Ele, viviam uma vida pura e feliz num lindo jardim que supria todas as suas necessidades. A única regra que Deus havia dado à Adão e Eva era que eles não comessem do fruto de uma determinada árvore: a árvore do conhecimento do bem e do mal. Esta regra foi estabelecida por amor à eles, porque até aquele momento Adão e Eva só conheciam o bem, e Deus sabia que o conhecimento do mal traria a dor. Entretanto, Deus havia-os criado com a habilidade entre escolher obedecê-Lo ou não, e eles escolheram desobedecer. Eles comeram o fruto da árvore proibida e, em consequência, o pecado entrou em seus corações. E como Deus não pode ter nada a haver com pecado, o pecado deles os separou de Deus.

Os descendentes de Adão e Eva - toda a pessoa nascida neste mundo - herdaram a natureza pecaminosa de seus ancestrais. Ao invés de virmos ao mundo com o desejo de fazer o que é correto, cada um de nós já nasce com uma inclinação natural para o mal. Ao passo que crescemos, tomamos decisões pessoais para pecar (desobedecer as leis de Deus). O pecado pode ser óbvio ou oculto, mas sempre nos separa de Deus, e a penalidade final é a morte e separação eterna de Deus.

Felizmente, este não é o final das contas.

Deus nos ama tanto, que Ele criou um caminho, para conectar esta separação ocasionada pelo pecado. Ele enviou Seu único Filho, Jesus, à este mundo, para viver como um ser humano e pagar as penalidades dos nossos pecados. A penalidade do pecado é a morte. Como Jesus era sem pecado, Ele pode pagar pelos pecados dos outros, então Ele morreu na Cruz em nosso lugar. Assim, após três dias, Jesus ressuscitou da morte e caminhou na terra mais uma vez! Este fato maravilhoso foi documentado por centenas de pessoas que viram Jesus após Sua Ressurreição. Agora Ele vive no Céu com Deus.

Entretanto, apenas porque Jesus morreu pelos pecados da humanidade, isto não significa que nós não estamos mais separados de Deus. Apenas saber sobre a morte de Jesus não é o suficiente. Cada pessoa deve individualmente achegar-se a Deus a fim de que receba perdão pessoal dos seus pecados.

Como você pode aproximar-se de Deus e receber o Seu perdão? Na Bíblia, Deus tem proporcionado passos para você seguir. Quando você segue cada etapa honestamente e sinceramente, Ele te assegura que você recebeu o Seu perdão. Esta experiência é chamada salvação. Quando a salvação ocorrer, a sensação de vazio e separação desaparecerá num instante. Você se sentirá completo, amado e o seu coração estará em paz. Você terá amor por Deus e por outras pessoas. A prova de que isto é verdade é o incontável número de pessoas que tem experimentado o perdão de Deus e uma transformação completa em suas vidas.

Se você deseja receber o perdão de Deus, aqui está o que você deve fazer:

Reconheça a sua necessidade. Admita que você pecou e que você precisa da ajuda de Deus. A Bíblia nos diz: “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus” (Romanos 3:23). Um homem, cuja oração está relatada em Lucas 18:13, diz simplesmente: “Deus, tem misericórdia de mim, pecador.”

Confesse e se arrependa. Arrependa-se profundamente pelos pecados que você cometeu e peça a Deus que o perdoe. A Palavra de Deus promete: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça” (1 João 1:9). Também diz: “Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados” (Atos 3:19).

Abandone os pecados do seu passado. Determine que, com a ajuda de Deus, você deixará todos os pecados da sua vida. Lemos em Isaías 55:7: “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.” Isto é uma promessa!

Creia em Jesus Cristo. Primeiramente, você precisa crer que Jesus morreu pelo seus pecados e que Ele está vivo hoje. Então, quando você tiver tomado os passos acima, honestamente e sinceramente, creia que Deus ouvirá a sua oração e te salvará. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16).

Convide Jesus Cristo a habitar no seu coração e vida. Você pode tornar-se um filho de Deus hoje, se clamar por Ele com todo o seu coração, e seguir estes passos em completa honestidade e entregar-se a Ele. Ore uma oração como esta, do fundo so seu coração:

“Querido Deus, obrigado por me amar. Venho hoje a Ti, crendo que o Seu Filho, Jesus, morreu por mim e que Ele vive. Sei que pequei e que os meus pecados estão contra Ti. Quero abandonar os meus pecados e nunca mais retornar à eles. Por favor, perdoe-me por cada ação errada ou pensamento, que cometi. Peço-Lhe que entre em minha vida para ser o meu Senhor e Salvador. Escolho viver para Ti, e peço que me direcione e me lidere pelo resto da minha vida. Ajude-me a obedecê-Lo e respeitá-Lo deste dia em diante. Obrigado por ouvir e responder a esta oração. Em nome de Jesus, amém.”

Deus o deixará saber quando estiver salvo. A Bíblia nos diz: “O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Romanos 8:16). Você se sentirá feliz e livre! Regozijo e contentamento substituirão todos os sentimentos de culpa, vazio e angústia.

Quando você tiver certeza de que seus pecados foram perdoados e que você nao está mais separado de Deus, qual deverá ser o seu próximo passo?

Obtenha uma cópia do Livro de Deus - a Bíblia. Comece lendo o livro de João, no Novo Testamento. Você aprenderá sobre a vida de Jesus nesta terra e como Ele morreu para que você fosse reunido com Ele.

Comece a conversar com Deus. Ele quer te ouvir e caminhar contigo ao decorrer do dia. Você pode conversar com Ele assim como você conversa com seus outros amigos.

Procure amigos Cristãos. A comunhão com pessoas que também tem comprometido suas vidas com Jesus, será uma grande fonte de força e encorajamento espirituais.

Faça um propósito de continuar a viver para Deus. Faça um compromisso em apreciar a sua conexão com Deus e valorizá-la acima de tudo. Enquanto é possível afastar-se de Deus e ocorrer que você se separe dEle novamente, isto não precisa acontecer. Ele te ajudará a permanecer salvo, se este é o seu desejo mais profundo.

Diga à outros sobre a sua salvação. Você desejará compartilhar com seus amigos mais próximos. Nós também gostariamos de saber o que Deus tem feito na sua vida. Você pode escrever-nos no endereço abaixo. Requisite folhetos gratuitos: “Começando” e “30 Dias a Caminho para a Eternidade”, para uma orientação adicional e encorajamento no seu novo caminhar com Deus.