FOREIGN LANGUAGES

Oração

Doutrinal

Comunicação com Deus.

Uma extraordinária fonte de força e poder está disponível para você. Não custa nada e o suprimento é ilimitado. Está você interessado? Através da oração a humanidade pode ter acesso direto ao grande Deus do Céu e da terra.

Muitas pessoas se perguntam o quê é a oração. Outros não oram porque sentem que não sabem como. No entanto, oração não é um processo complicado que leva anos de treinamento ou experiência para dominá-la. Oração é simplesmente comunicação com Deus. É falar com Deus assim como falamos com um amigo. É importante aproximar-se de Deus com respeito, porém também é importante lembrar que Ele está interessado em todos os aspectos de nossas vidas. As escrituras dizem: "Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á" (Mateus 7:7). Soa suficientemente simples, porém sempre funciona? Sim, se as pessoas oram corretamente, porém existem critérios essenciais.

Primeiramente, é importante recordar que Deus responde às nossas orações, mesmo que Suas respostas não sejam sempre "sim". Algumas vezes, Ele respondera com "não" ou "espera". Também nossas petições devem estar de acordo com a vontade de Deus. "Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tiago 4:3). Algumas petições são feitas a partir dos nossos desejos egoístas, outras petições podem ser danosas ou podem ser um obstáculo espiritual se forem concedidas. Nesses momentos, Deus está velando pelo bem da pessoa quando responde "não".

Deus também quer que oremos com fé. "E tudo o que pedirdes na oração, crendo, o recebereis" (Mateus 21:22). Ao pedir a Deus, temos que acreditar que Ele é capaz e quer nos responder para o que for melhor para nós.

Nós devemos orar com todo o nosso coração, submetendo-nos totalmente a Ele e a Sua vontade. Sentiremos que é difícil aproximar-nos de Deus com fé se tivermos pecado em nossos corações. Se tivermos um espírito que não foi perdoado ou estamos vivendo uma vida pecaminosa, nós devemos buscar o perdão e estar certos que estamos em conformidade com os mandamentos de Deus. Então podemos aproximar-nos de Deus e esperar que Ele responda. Também devemos pedir-lhe com gratidão. Deus quer saber que apreciamos o que Ele tem feito por nós.

Algumas vezes nós devemos ser persistentes. Jesus contou a história da mulher que pedia um juízo injusto. O juiz concedeu o seu pedido por causa da sua insistência. Muitas vezes, é mais fácil desistir e pensar que Deus não quer responder em vez de persistir orando até que prevaleçamos. Algumas vezes achamos necessário ter outras pessoas orando conosco assim podemos receber a resposta. Jesus disse que se dois estão em acordo em oração, será feito. Em outros momentos achamos necessário derramar nossos corações a Deus em segredo. A palavra de Deus promete que tais orações serão respondidas abertamente.

Em alguns casos, a carga nos nossos corações pode ser tão pesada que nem sabemos como orar. Um gemido da alma pode ser o único que podemos fazer. Mesmo assim o Espírito de Deus pode tomar esses choros inexprimíveis e interceder por eles. É certo que uma oração fervorosa como essa será respondida.

O importante é orar. Orações devem ser feitas antes de serem respondidas. A Bíblia nos exorta a "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17). Nós devemos começar o dia em oração, pedindo o conselho de Deus e sua proteção para as horas seguintes. Nós precisamos pedir-lhe que nos livre da tentação. Se possível, é bom passar um tempo em oração pela metade do dia. Nós podemos comunicar-nos com Deus em tudo o que fazemos e temos a Sua presença em qualquer situação e prova. Quando o dia termina, nós precisamos agradecer-lhe pela Sua provisão e ajuda.

Descanse seguro, no entanto, assim que nos esforcemos em buscar a Deus, Satanás fará o melhor para derrotar nossos esforços. Ele mandará interrupções, distrações e qualquer outro impedimento que for necessário. Nós devemos estar determinados a resisti-lo e comprometer-nos a continuar em oração sem nos importar com o que acontecerá.

Se nós tomamos o tempo e fazemos o esforço de orar, o que acontece com nossas orações? Algumas vezes podemos ver a resposta vir quase que imediatamente, porém em outras orações o inimigo poderá tentar dizer-nos que nossas orações tenham desaparecido ou tenham sido ineficazes e desapareceram. A Bíblia nos revela algo que acontece com as orações. Um anjo disse a Cornélio que suas orações e oferendas foram levadas a um memorial perante Deus. No livro de Apocalipse lemos que as orações de todos os santos são guardadas em frascos de ouro e oferecidos como incenso a Deus. Que grande privilegio é poder mandar algo para o Céu que seja digno de ser guardado em um frasco de ouro e despejado perante Deus!

Mesmo assim, com este conhecimento, quantas pessoas tomam tempo e fazem o esforço de orar? Ninguém que tenha se empenhado a orar, pode dizer que orar seriamente seja fácil. Então vale a pena o esforço? Aqueles que tenham experimentado efetivamente podem responder com um sincero "sim". Qualquer mãe que tenha orado pela proteção de seu filho, e depois soube de como ele foi miraculosamente salvo, garantirá a efetividade da oração. Qualquer um que tenha orado pela convicção do pecador, e tenha observado circunstâncias na vida dessa pessoa trazendo-a ao arrependimento, dirá que a oração funciona sim. Uma pessoa que tenha intercedido, e visto o Senhor intervir em situações que são impossíveis, sabe que a oração ajuda sim.

Vamos propor em nossos corações a orar. Se esperarmos até que tenhamos o tempo para faze-lo, alguma coisa sempre parecerá mais importante. No entanto se nos dispusermos a orar e fazer disso uma prioridade em nossas vidas, Deus irá responder.