FOREIGN LANGUAGES

O Novo Nascimento

Doutrinal

Você é Cristão? É de vital importância o saber. Ser membro de uma igreja é honroso e fazer boas obras é algo digno. Mas, aquela pergunta de exame de consciência continua a mesma: "Você realmente é um Cristão nascido de novo?" Jesus disse: "Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3).

Um Cristão nascido de novo é aquele que se rende completamente a Cristo. Isto é necessário para receber a vida eterna. Quando Jesus disse a Nicodemos que ele precisava nascer de novo, Nicodemos não entendeu. Então Jesus utilizou a ilustração do vento. Mesmo que não compreendamos completamente como o vento sopra ou o porquê, nós sabemos que ele sopra, e podemos ver o seu efeito. Assim é com a pessoa que nasce de novo. Não podemos entender como acontece, porém podemos ver e sentir os resultados.

Muitas pessoas que alegam ser Cristãs, são ignorantes sobre o novo nascimento, enquanto outros, tentam recebê-lo por suas próprias formas. Não é possível obtê-lo através de boas obras, associando-se a organizações religiosas ou simplesmente mudando de vida. É necessário ter um coração arrependido, um arrependimento sincero dos pecados cometidos, e abandoná-los completamente. Então, pela fé, temos que buscar a misericórdia e o perdão de Deus e reivindicar Suas promessas de perdão. Uma pessoa pode conhecer pessoalmente o que significa nascer de novo. Uma oração como a do publicano: "Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!", trará o perdão do Senhor. A Bíblia diz que o publicano foi justificado. (Lucas 18:13-14).

Alguns pensam que cometeram somente alguns pequenos pecados e não precisam ser justificados. Devido a Adão e Eva terem desobedecido a Deus no jardim, toda a humanidade tornou-se pecadora por nascimento e precisa de arrependimento. No entanto, Deus providenciou um plano para que todos possamos ser salvos. Jesus, o Filho de Deus, morreu em nosso lugar para que tenhamos perdão dos nossos pecados através do Seu Sangue (Colossenses 1:14).

Por causa da morte de Cristo, toda pessoa tem a oportunidade de ser perdoada. Ninguém está preso pela condenação e escravidão do pecado sem ter a oportunidade de se tornar-se  filho de Deus. Ninguém está servindo a Satanás porque não tem o poder de escolha. Jesus derramou Seu Sangue para que todos sejam redimidos.

Esta separação entre o pecador e o Salvador deve ser sobrepujada pela fé em Deus. A fé crê no que Deus diz. Em Hebreus 11:6, lemos: "Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam." Jesus disse: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16). Pela fé, uma pessoa pode experimentar a graça salvadora através do poder redentor de Cristo.

O primeiro passo para o perdão é reconhecer a sua necessidade. A Bíblia nos diz que todos pecamos. "Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça" (1 João 1:8,9). Muitos sentem que são fracos demais para superar o pecado. E, pelas suas próprias forças, realmente o são, mas quando alguém nasce de novo, sua vida é transformada. Deus lhe dá o poder de ter vitória sobre o pecado. Então, podemos dizer como o Apóstolo Paulo: "Portanto agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus" (Romanos 8:1).

Quando você se arrepende e pede a Deus que o perdoe, Seu Espírito irá testificar com o seu espírito que você é filho de Deus (Romanos 8:16). Você saberá que foi perdoado. A paz, alegria e o amor de Deus inundarão o seu coração e você sentirá uma comunhão sagrada com Ele. À medida que você for vivendo na vontade de Deus, sua vida se tornará um testemunho de que você é um discípulo do Senhor Jesus Cristo.

Muitos estavam derrotados, com uma imagem de desespero, ao chegarem-se a Deus. Alguns estavam presos pelo crime, imoralidade, drogas ou álcool. Porém, Deus os libertou instantaneamente. Até mesmo seus semblantes foram transformados ao se arrependerem com um coração honesto. Outros estavam tão seguros da própria justiça, orgulhosos, moralistas, e bondosos que não viam a sua necessidade de salvação. Ainda assim, quando estes, que se apoiavam em suas próprias justiças, reconheceram suas necessidades e se arrependeram, Deus também fez uma grande transformação em suas vidas.

Enquanto a maioria das pessoas são salvas em igrejas, você pode ser salvo em qualquer lugar. Pessoas tem sido salvas nas suas casas, sozinhas nas montanhas ou caminhando na multidão. Outros se ajoelharam nas celas das prisões. Deus pede somente por um coração honesto. "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Atos 2:21).

Não pense que você está tão mergulhado no pecado que não possa receber esta salvação. Qualquer que seja a sua condição, Jesus é capaz e está ansioso para salvá-lo. Ele diz: "E quem quiser, tome de graça da água da vida" (Apocalipse 22:17). No lugar das palavras: "quem quiser" você pode escrever seu próprio nome.

Se você deseja ser salvo, Deus nunca te rejeitará. Jesus disse: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37). Tudo o que você precisa fazer é comprometer-se com as condições que Deus estabeleceu na Sua Palavra. Ore com um coração honesto: "Senhor, eu sou um pecador e preciso de perdão. Tenha misericórdia de mim e eu irei servi-Lo pelo resto da minha vida." Uma oração sincera como esta receberá uma resposta. Quando você receber esta experiência do novo nascimento, o seu nome será escrito no Céu e você terá a esperança da vida eterna.

Você vai buscar a Deus agora? "Se hoje ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações" (Salmos 95:7,8). Convide-O  a entrar em seu coração e encontre o perdão.