FOREIGN LANGUAGES

O Mestre da Restauração

Artigos

Servimos a um Deus que é especialista em restauração de vidas!

Restauração é um conceito que é comum na nossa sociedade. Recentemente, na cidade de Tacoma, no estado de Washington, Estados Unidos, onde eu moro, começou a restauração de uma ponte histórica na nossa área. A ponte Murray Morgan conecta o centro de Tacoma com a baía, por onde passa as embarcações. Ela foi construída no ano de 1913 para repôr uma ponte giratória de 1894 e atravessa um lindo canal onde ficam os barcos. A ponte tem algumas características bem raras: ela está bem acima do nível da água do que muitas outras pontes, foi construída num grau variável e tem uma extensão de sobrecarga projetada para transportar uma tubulação de água. A vista da ponte é linda e eu me lembro de atravessá-la de carro, por muitas vezes, quando eu era um menino.

O Departamento de Transportes do Estado de Washington fechou a ponte Murray Morgan em 2007, devido a sua deterioração e deficiências estruturais. Por um tempo, a cidade de Tacoma não sabia o que fazer com ela. Num certo ponto, foi tomada uma decisão de demoli-la. Entretanto, os oficiais da cidade se esqueceram de consultar àqueles que viveram ali por toda a vida, como nós, e saber o que pensávamos sobre isso. Recentemente, foram feitos planos para restaurar a ponte, porque as pessoas viram o valor em preservar esta estrutura histórica. Quando a restauração for finalizada, o tráfego de veículos e pedestres poderão passar pela ponte novamente.

Enquanto especialistas trabalham para preservar objetos físicos e estruturas, servimos a um Deus que é especialista em restauração de vidas. Ele é o Mestre da restauração! Ele não somente tem o poder de renovar, curar e reconstruir, mas o Seu propósito total gira em torno de o fazê-lo. Ele vê valor em indivíduos que o homem talvez veja como algo perdido e totalmente sem esperança de reparo.

A Bíblia registra muitos exemplos do poder de Jesus para restaurar o corpo físico. No evangelho de Mateus, lemos sobre um relato de como Jesus curou um homem com uma mão mirrada. Lemos: “E, partindo dali, chegou à sinagoga deles. E, estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada; e eles, para o acusarem, o interrogaram, dizendo: É lícito curar nos sábados? E ele lhes disse: Qual dentre vós será o homem que tendo uma ovelha, se num sábado ela cair numa cova, não lançará mão dela, e a levantará? Pois quanto mais vale um homem do que uma ovelha? É, por conseqüência, lícito fazer bem nos sábados. Então disse àquele homem: Estende a tua mão. E ele a estendeu, e ficou sã como a outra” (Mateus 12:9-13).

Jesus enfrentou muita oposição ao andar nesta terra. Os fariseus não acreditavam que Ele fosse o Filho de Deus. Aliás, eles o odiavam e tentaram desacreditá-lo e humilha-lo em diversas situações, mas eles sempre falharam. Esta foi uma dessas ocasiões. Entretanto, no meio de toda aquela oposição ao Seu ministério, Jesus estendeu a mão para àqueles que precisavam de restauração.

O relato de Mateus diz que esse homem estava na sinagoga no dia de Sábado. Não sabemos se ele sabia que Jesus estava naquela área ou se ele tinha alguma expectativa de que Jesus talvez aparecesse na sinagoga. Se ele tinha esperança de ver Jesus ou não, foi exatamente isso o que aconteceu.

Quando Jesus disse ao homem: “Estende a tua mão”, Ele estava lhe pedindo que ele fizesse algo que era completamente impossível no âmbito natural. O homem talvez tivesse pensado, “Eu não sei se posso obedecer este comando – será que é possível eu estender a minha mão?” A Bíblia não nos diz por quanto tempo ele tinha a mão mirrada. Não nos dá nenhum detalhe se ele havia tido um derrame ou um acidente, qual a idade dele ou por quanto tempo ele tinha estado naquela condição. Somente nos diz que ele tinha uma mão que não funcionava, que ele não podia usar.

Os detalhes da razão pelo qual ele não podia usar a sua mão não era importante para o Senhor. O que importava era que aquele homem com uma mão mirrada encontrasse ao Mestre da Restauração. Quando ele estendeu a sua mão com fé e em obediência Àquele que estava diante dele, algo aconteceu. Glória a Deus! É assim que funciona. Num piscar de olhos, Jesus restaurou aquela mão mirrada e ela se tornou sã como a outra.

Hoje, o poder de Jesus para restaurar ainda é o mesmo. A Bíblia nos diz que Jesus veio para destruir os trabalhos do diabo. Ele ainda continua restaurando vidas. Nós que nascemos de novo através do Seu poder, sabemos que Ele fez isso em nossas vidas. Ele também fará isso por você, se você ainda não nasceu de novo. Não importa o que você tem feito ou por quanto tempo tem estado numa condição de pecado. Não importa se a sua situação parece totalmente sem esperança. Fé e obediência sempre trarão resultados! Você pode ter uma certeza bem no fundo do seu coração, firme e ancorada, de que você foi recebido por Deus. Você saberá que Ele tocou na sua vida e lhe transformou. Você saberá que recebeu algo que vale muito, algo de grande valor. E esta segurança lhe sustentará durante todas as oposições que encontrar, em todos os momentos difíceis e em cada luta que você enfrentar na sua vida.

Sempre fiquei impressionado com pessoas que têm o talento e a aptidão para restaurar casas, prédios, carros ou outros objetos de valores históricos – itens que pessoas tiveram por anos e que mostram os efeitos do mal trato, abuso ou até mesmo da deterioração natural. A transformação ocorre quando alguém que sabe o que está fazendo e restaura um objeto ao ponto dele se tornar tão bom quanto um novo. Entretanto, conhecemos Aquele que é um Mestre em restaurar as vidas das pessoas. O que poderia ser mais maravilhoso do que isso? Deus pode restaurar o que foi danificado pelo pecado. Ele pode curar o dano que foi feito pelas coisas que foram ingeridas nos nossos corpos. Ele pode reparar os efeitos de anos de comportamento destrutivo. Nós estávamos indo no nosso próprio caminho e nós deveríamos ter sofrido os efeitos e aflições dos nossos atos errôneos pelo resto das nossas vidas, mas Deus teve misericórdia. Graças a Deus por isso!

Depois que Jesus curou o homem com a mão mirrada, Mateus relata que Ele “retirou-se dali”. Entretanto, grandes multidões o seguiram e a Bíblia nos diz: “e ele curou a todos” (versículo 15). Cura não era a missão principal de Jesus quando Ele veio a essa terra. A salvação de almas perdidas era a Sua prioridade principal mas, no Seu grande amor e misericórdia, Ele recebeu aqueles que vieram a Ele por cura. Este é o nosso Senhor. Ele queria salvar as almas deles, mas Ele tinha tanta compaixão e misericórdia por eles que Ele também atendeu às suas necessidades físicas.

Nos versos 18 e 20, Mateus citou a passagem de Isaías 42:1 “Eis aqui o meu Servo [Jesus], a quem sustenho, o meu Eleito, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele; juízo produzirá entre os gentios... A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega”. Os comentaristas Bíblicos dizem que a cana era um símbolo de fraqueza. Isaías referiu-se a uma “cana trilhada”, o que significa algo que está quase a morrer. Oh, a divina gentileza de Jesus que ministra àqueles que estão trilhados e danificados pelo pecado!

Talvez a vida não tenha sido muito boa para você e talvez você questione se realmente existe um Deus no Céu que se importa. Você é como a cana trilhada, mas o Senhor oferece restauração. Uma cana trilhada era algo sem valor, mas você tem valor. Jesus te ama! Ele deu a Sua vida por você!

Se você arruinou a sua vida por causa do pecado e o inimigo lhe disse que não há solução para você – que você fez tantas coisas erradas que você jamais poderá ser perdoado – isto não é verdade. Jesus pode restaurá-lo hoje. Ele quer restaurá-lo! Esta restauração não levará meses ou anos. Ela não precisará de um processo feito por homens ou de um programa elaborado com uma fórmula a ser seguida. O poder de Jesus pode vir hoje e fazê-lo completo num instante. Ele quer que você seja completo!

A paz e a segurança que Ele lhe dará não cessarão ou ficarão ultrapassadas. Elas se manterão sempre vivas e novas no seu coração, porque Ele lhe dará o poder para mantê-las. Nenhum de nós pode servir a Deus por nossa própria força, mas Ele lhe dará força dia após dia, ao mantermos as nossas mãos nas dEle. Este Evangelho é simplesmente um poder puro e celestial e fará por você o que nada mais pode fazer. Jesus é o Restaurador. Ele veio aqui na terra para morrer por nós para que pudéssemos nos tornar completos e esta verdade nos tornou livres.

Se você não tem paz com Deus no seu coração hoje, admita isso e peça a Deus que lhe ajude. Quando você deixa o pecado em arrependimento sincero e busca a Deus em fé, Ele fará aquilo por você. Ele lhe restaurará e lhe dará uma nova vida.

Gary Bertram é um ministro na Igreja da Fé Apostólica, em Tacoma, Washington, Estados Unidos.