FOREIGN LANGUAGES

O Batismo com o Espírito Santo (em profundidade)

Doutrinal

Poder para Servir

O batismo do Espírito Santo é a experiência do Espírito Santo que vem na vida de uma pessoa para dar poder para o serviço de Deus. Assim, um estudo dessa experiência deve começar com uma exploração sobre a Pessoa e natureza do Espírito Santo.

Quem é o Espírito Santo?

O Espírito Santo não é uma identidade abstrata ou uma influência remota, mas é uma personalidade distinta da Divindade. Ele é o próprio Deus, parte da Trindade que é formada por Deus, o Pai, Deus, o Filho e Deus, o Espírito Santo. Ele tem a personalidade e todos os atributos da Divindade.

O Espírito Santo estava presente na criação. Em Gênesis 1:2, lemos: "O Espírito de Deus se movia sobre a face das águas." Desde a criação e através de toda a Bíblia, vemos a evidência dEle, mas no Novo Testamento, encontramos uma revelação mais completa do funcionamento do Espírito Santo.

Cada crente é influenciado pelo Espírito de Deus. É o Espírito Santo que regenera o coração do homem (João 3:3-5, Tito 3:5). O Espírito Santo santifica o crente (Romanos 15:16, 1 Coríntios 6:11).  No entanto, o ser cheio do Espírito ou o batismo do Espírito Santo, é uma experiência além da regeneração (salvação) e santificação.

Embora o batismo com o Espírito Santo foi simbolizado no Antigo Testamento, e mencionado pelos profetas do Antigo Testamento, não foi até depois da crucificação, ressurreição e ascensão de Jesus que o Espírito Santo foi derramado sobre os crentes. Quando Jesus completou a Sua obra na terra e voltou para o Pai, o Espírito Santo veio como o Consolador prometido.

O que é o batismo do Espírito Santo?

Há muito a ser ouvido e lido hoje sobre o batismo do Espírito Santo. Existem vários entendimentos e opiniões teológicas. Alguns dizem que esta experiência foi só para a Igreja Primitiva, e não para os crentes de hoje. Outros ensinam que uma pessoa recebe tudo o que Deus tem para ele no momento da conversão. Alguns pensam que o batismo é sobre falar em línguas estranhas. No entanto, devemos basear nossas crenças nas Escrituras. O que a Bíblia tem a dizer sobre o batismo do Espírito Santo?

João Batista profetizou que Jesus, Aquele de quem ele falava, batizaria com o Espírito Santo e com fogo. Em Mateus 3:11, lemos: "Eu vos batizo com água, para arrependimento, mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo", a palavra que é traduzida batismo significa "ser imerso; ser totalmente coberto" e pode ser entendida na demonstração física do batismo nas águas. Quando somos batizados nas águas, depois de sermos salvos, descemos sob as águas e as águas nos cobrem completamente. Estamos imersos, totalmente sob as águas. Quando recebemos o batismo do Espírito Santo, estamos totalmente imerso e coberto e cheio do Espírito Santo.

Jesus também usou a palavra batismo em conexão com o derramamento do Espírito Santo. Ele explicou aos Seus discípulos que assim como João havia batizado com água, eles seriam batizados com o Espírito Santo. A palavra batizar deu aos Seus seguidores uma ideia do que eles deveriam esperar - que eles seriam imersos pelo Espírito Santo.

Profecia do derramamento

Cerca de 800 anos antes que Cristo veio à Terra, o profeta Joel escreveu sobre o batismo do Espírito Santo. Seu relato profetizou eventos que vimos sendo cumpridos no período do século passado. Em Joel 2:23,28-29, lemos: "E vós, filhos de Sião, regozijai-vos e alegrai-vos no Senhor vossa, porque ele vos dará em justa medida a chuva temporã; fará descer a chuva no primeiro mês, a temporã e serôdia. E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu espírito."

Joel pode não ter entendido totalmente a profecia de que ele deu, mas Deus se movia sobre ele e essas palavras foram ditas por inspiração do Espírito Santo, para que possamos saber que haveria um derramamento do Espírito de Deus. A Chuva Temporã pertence ao derramamento no dia de Pentecostes; a Chuva Serôdia pertence ao derramamento do Espírito Santo, que começou no início do século 20.

O derramamento no Dia de Pentecostes

Pouco antes de Jesus ascender ao céu, Ele disse aos discípulos que o Espírito Santo viria. Ele os instruiu a permanecerem em Jerusalém até que recebecem a "promessa do Pai", que foi o enchimento do Espírito Santo. Lemos que um grupo de 120 pessoas se reuniram num cenáculo, na cidade de Jerusalém, e oraram. Eles estavam reunidos no cenáculo com um objetivo em mente: o Senhor havia prometido que enviaria o poder sobre eles e eles estavam determinados a recebê-lo.

A Escritura nos diz que algo aconteceu naquele lugar que jamais havia sido visto ou experimentado antes - o poder de Deus desceu sobre eles e eles ficaram cheios do Espírito Santo. Nós lemos: "Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. E lhes apareceram umas línguas como de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma. E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:1-4).

Deus fez a Sua presença conhecida neste grupo de crentes de uma forma extraordinária, neste derramamento inicial do Espírito Santo. A vinda do Espírito foi acompanhada por duas manifestações: o som de "um vento impetuoso" e o aparecimento de "línguas como de fogo, que se distribuíam". João Batista havia predito sobre Aquele que batizaria "com o Espírito Santo, e com fogo" (Mateus 3:11, Lucas 3:16), e as duas manifestações físicas fizeram uma imagem gráfica da vinda do Espírito Santo.

A evidência deste evento incrível foi que aqueles que tinham sido cheios do Espírito Santo começaram a falar em "outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem." Aqueles de países distantes que estavam na cidade para o Dia de Pentecostes reconheceram as línguas que foram faladas e ficaram surpreendidos ao ouvirem os crentes que falavam em línguas que nunca tinham aprendido. Pedro levantou-se e declarou que isso era o que havia sido profetizado pelo profeta Joel - o Espírito Santo havia descido. O sermão de Pedro naquele dia resultou na salvação de três mil almas. O Espírito Santo, ou dispensação Pentecostal, começou então e continua até agora. Na verdade, este evento marcou o nascimento da Igreja.

Outros que receberam, de acordo com as Escrituras

Nos anos seguintes ao Dia de Pentecostes, o dom do Espírito Santo continuou a ser derramado sobre os crentes. A Escritura registra alguns desses casos. O Espírito Santo foi dado, cerca de oito anos depois, para os gentios na casa de Cornélio. Aqueles que estavam com Pedro imediatamente reconheceram que os crentes que se reuniram na casa deste centurião romano haviam recebido o dom do Espírito Santo, pois "ouviam falar línguas, e magnificar a Deus" (Atos 10:46). Em Atos 19:6, lemos sobre o Espírito Santo caindo sobre um grupo de crentes em Éfeso, e quando isso ocorreu, "porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus." Todos receberam o Espírito Santo com a evidência de falar em outras línguas - uma linguagem não aprendida anteriormente, uma linguagem distinguível.

Derramamento pentecostal na Rua Azusa

Em períodos anteriores ao século 20, Deus derramou o seu Espírito sobre indivíduos aqui e ali. No entanto, aquilo era apenas "aspersões" da "chuva serôdia" profetizada por Joel. Em abril de 1906, um pequeno grupo de pessoas de várias organizações cristãs, se reuniram para cultos de oração em uma casa localizada na Rua Bonnie Brae, em Los Angeles, Califórnia, EUA. O propósito deles era buscar o derramamento do Espírito Santo, depois de terem ouvido falar desta experiência que aconteceu aos crentes no Centro-Oeste dos EUA. Essas pessoas eram cristãos nascidos de novo, santificados e em um acordo, assim como aqueles no cenáculo no dia de Pentecostes.

Sobre este grupo na Rua Bonnie Brae, Deus derramou o Seu Espírito e os batizou com o Espírito Santo. Eles experimentaram a mesma evidência externa de terem recebido o batismo, assim como os discípulos no dia de Pentecostes, e falaram em outras línguas "conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem." Quando um número de pessoas recebeu esta experiência, a notícia se espalhou, e logo as reuniões foram transferidas para um lugar maior na Rua Azusa.

Conforme o tempo passava, o poder do Espírito Santo continuou a ser derramado, e milhares receberam o batismo. As pessoas se reuniram desde os quatro cantos da terra para acender as tochas, e saíram a espalhar o fogo, que começou a incendiar o mundo. Os participantes daqueles cultos compilaram os relatos dos encontros em um documento chamado A Fé Apostólica, e as manchetes da primeira edição brilharam a notícia: "Pentecostes chegou". Proclamava que "muitos [são] convertidos e santificados e cheios com o Espírito Santo, falando em línguas como fizeram no dia de Pentecostes."

Quais são as qualificações?

A fim de ser cheio do Espírito Santo, algumas medidas essenciais devem ser tomadas. Uma pessoa deve primeiro ser nascida de novo, justificada pela fé. A Bíblia é clara que o Espírito Santo não é dado aos não convertidos. Lemos em 1 Coríntios 2:14: "Mas o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura. Não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."

A segunda etapa, a inteira santificação, ocorre quando a pessoa salva se aprofunda na consagração e Deus purifica o coração. Os crentes não são apenas perdoados por atos cometidos do pecado, mas eles também precisam ser libertos da natureza pecaminosa herdada, através de uma santificação completa. A velha natureza pecaminosa deve ser crucificada para que a nova natureza em Cristo possa ser totalmente expressa (Romanos 8:2). Em seguida, o coração está pronto para o dom do Espírito Santo.

Os 120 que se reuniram no cenáculo, no momento do derramamento inicial, eram indivíduos salvos; eles eram seguidores íntimos de Cristo, e estavam, obviamente, empenhados em seguir as suas instruções. Eles estavam reunidos no cenáculo e continuaram em oração e súplicas. Quando o dia de Pentecostes veio, dez dias após a ascensão de Jesus, estavam todos "com um acordo, em um só lugar." Jesus orou por eles para experimentar a unidade descrita por essa frase. Em João 17:9, lemos Suas palavras: "Eu não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste." Esta oração não era para os perdidos, mas para aqueles que já eram seus seguidores, e Ele orou para Deus para santificá-los (João 17:17). Quando o Espírito Santo desceu sobre eles, eles foram unânimes em evidências de que haviam sido santificados.

A salvação e santificação alcançam o perdão dos pecados e a remoção da natureza pecaminosa. Então, a condenação pelos pecados cometidos e a natureza do pecado se vão, e o coração é um lugar apropriado para a habitação do Espírito Santo. O Deus que quer viver em nós é um Deus Santo. O lugar onde Ele habita deve ser um lugar sagrado. Portanto, temos que remover o pecado e termos o coração limpo. Quando a habitação se torna santa, estamos prontos para receber o derramamento do Espírito de Deus.

Líderes pentecostais na virada do século 20 eram defensores firmes da salvação e da santificação como uma segunda obra da graça. Dentre estes estavam William Seymour, líder do reavivamento da Rua Azusa; Charles Parham, o professor de Seymour; e Florence Crawford, uma das principais obreiras iniciais da Rua Azusa. Eles entenderam e ensinaram que o batismo do Espírito Santo, com a evidência de falar em línguas, era uma experiência para aqueles que tinham sido salvos e, posteriormente, santificados. A controvérsia em relação se era necessário ser santificado antes de receber o Espírito Santo começou quando WH Durham, que havia visitado Azusa e tinha inicialmente abraçado os ensinamentos, pregou em uma convenção Pentecostal de Chicago, em 1910 e procurou anular a experiência da santificação como um segunda e definitiva obra da graça, chamando sua nova doutrina "o trabalho acabado." Esta foi uma separação do que Parham, Seymour, e Florence Crawford ensinaram quando o movimento começou. Os líderes de Azusa denunciaram a doutrina de Durham, dizendo que ele deu uma abertura para "falsificações espirituais" da experiência pentecostal genuína. Eles sustentavam que a Bíblia ensina claramente que o batismo do Espírito Santo é para aqueles que tem sido verdadeiramente convertidos, inteiramente santificados, e estão vivendo uma vida vitoriosa sem pecado.

Receber o batismo com o Espírito Santo

Como recebemos essa experiência? A resposta não é complicada: ela vem através da oração e consagração. Quando o coração e a vida são puros diante de Deus, o crente deve, então, pedir a Deus pelo batismo com o Espírito Santo. É o desejo e a intenção de Deus de dar este presente aos corações daquels que estão preparados para recebê-lo. Em Lucas 11:9-10, lemos: "Peçam, e lhes será dado; buscai, e achareis; batam, e a porta será aberta para vós. Porque todo aquele que pede, recebe; e aquele que busca achará; e àquele que bate, se abrirá." O escritor continua a descrever como pais terrenos dão aos seus filhos, e então pergunta:" Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?" (Lucas 11:13).

Embora muitas consagrações foram feitas quando buscamos pela santificação, pode ser que Deus ainda esteja trabalhando em nossas vidas quando buscamos pelo enchimento do Espírito. Deus exige uma submissão mais profunda da alma, mente, corpo e espírito. Ele quer controlar cada pensamento e plano, e às vezes é necessário orações fervorosas para deixá-Lo dirigir completamente todas as áreas da nossa vida. Obediência anda de mãos dadas com a submissão: Pedro proclamou que o Espírito Santo é dado àqueles que são obedientes (Atos 5:32).

Não podemos melhorar a maneira como o 120 receberam o batismo no Dia de Pentecostes. Eles oraram e oraram com um propósito em mente, e aquilo era que eles fizessem o que Jesus havia dito para eles fazerem. Você, também, deve fazer um propósito e orar até receber o batismo do Espírito Santo.

A fé é vital na obtenção dessa experiência, assim como é em receber a salvação e a santificação. Quando um crente santificado se aproxima de Deus e pede o batismo do Espírito Santo, ele deve, então, acreditar que a promessa de Deus é verdadeira e chegar com fé para aceitar o dom prometido. Uma vez que é claro que esse dom está disponível (Atos 2:39), e, na verdade, que somos ordenados a recebê-lo (Efésios 5:18), a fé deve simplesmente descansar sobre essas promessas e comandos, e dar um passo de fé para reivindicar a bênção.

O Espírito Santo é uma dádiva, mas uma dádiva deve ser recebida. Ao buscarmos a Deus pelo Espírito Santo, nós não temos que pedir a Deus. Ele quer dar esta experiência para nós! Esse fato é uma garantia de que deve trazer grande louvor e alegria, e o louvor abre um canal direto para a própria presença de Deus. Muitos tem testemunhado que foi quando eles se esqueceram de tudo sobre si mesmos e simplesmente se alegraram e louvaram a Deus, que a testemunha veio.

A evidência do Espírito Santo

O falar em outras línguas é a evidência externa que foi escolhida como um sinal de que o Espírito Santo desceu. Essa prova é uniforme e consistente entre todos os cristãos cheios do Espírito em todas as culturas e línguas. O batismo do Espírito Santo não é sobre línguas, mas a evidência bíblica de receber o batismo é que aquele que o recebeu fale em outro idioma que nunca falou antes.

A expressão "falar em línguas", vem de uma palavra grega composta de glossa (língua) e lalia (falando). Trata-se de uma linguagem proferida pela língua humana, mas através do poder do Espírito Santo. A língua falada através da unção do Espírito Santo não será jargão, mas uma linguagem definida. Quando a energia caiu sobre a Igreja Primitiva em Pentecostes, seus ouvintes "estavam confusos, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua" (Atos 2:6).

Nós não precisamos nos preocupar demasiadamente com a forma como iremos falar em línguas. Qualquer verdadeira manifestação do Espírito de Deus será realizada de uma maneira que glorificará a Deus. O dom do Espírito Santo é o que está sendo recebido, e quando Ele vier, Ele irá falar através de nossas vozes. E ao nos entregarmos a Ele e permitirmos que Ele tenha liberdade total para fazer ou dizer o que Ele quer, Ele vai assumir o controle. Nosso espírito será arrebatado por Sua presença, e vamos glorificá-Lo. A evidência de enchimento pode ser de apenas algumas palavras ou muitas horas de palavras. Deus sabe e Ele enviará a evidência de uma forma que nós vamos saber. A presença do Espírito Santo é inconfundível!

O propósito do batismo

A Escritura indica claramente o propósito para o Espírito Santo que está sendo dado. Atos 1:8 nos diz: "Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samária, e até os confins da terra." Esse poder não foi fornecido para a glorificação pessoal dos discípulos, mas para o benefício de outros. Permitiria que eles fossem testemunhas de Cristo por todo o mundo, para dar testemunho da ressurreição de Jesus.

Estes 120 tinham estado com o Senhor, desde a Sua crucificação, e, assim, eles foram testemunhas oculares do fato de que Ele tinha ressuscitado dos mortos. A Grande Comissão instruiu a ir por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. O mundo conhecido naquele ponto da história não era tão grande como é agora, mas os discípulos não tinham os meios de transporte que temos hoje. Quando ouviram as instruções para irem em todo o mundo, eles sem dúvida se sentiam da mesma forma como nós hoje: Como vamos fazer isso? Como é que vamos deixar o mundo inteiro saber que Jesus está vivo?

O derramamento do Espírito Santo foi o que veio preencher essa necessidade. O poder do Espírito de Deus proveu a coragem, ousadia, confiança, visão, capacidade e autoridade. Os discípulos precisavam de tudo isso para cumprir a comissão de Deus.

Nós temos a mesma necessidade hoje, e a mesma provisão está disponível. As pessoas ainda estão recebendo poder em suas vidas através do batismo do Espírito Santo, e também poder para fazer a obra. A pessoa que recebe o Espírito Santo terá unção e habilidade para testemunhar ou testificar de Cristo.

A comissão que Ele deu aos discípulos é a mesma comissão que nos foi dada hoje. Nós temos a responsabilidade de dizer ao mundo que sabemos que Jesus ressuscitou dos mortos, que Ele mudou as nossas vidas, e que tivemos um encontro com ele. A experiência que temos com Ele não deve ser mantida para nós mesmos. O comando é para sermos testemunhas do que temos vivido e visto. Nós vamos precisar da ajuda do Céu, pois o Senhor nos prometeu enviar o poder que precisamos, o batismo do Espírito Santo.

A influência divina do Espírito Santo

A palavra que é traduzida como Consolador é Parakleetos, que significa "Ajudante" ou "Companheiro." Quando o Espírito de Deus enche uma pessoa com a sua plenitude, Ele está presente dentro desta pessoa para realizar o seu ministério de iluminar, orientar, capacitar, ungir e ensinar.

Quando somos batizados com o Espírito Santo, Ele nos guia em toda a verdade. Haverá momentos em que precisamos de saber qual é a verdade da Palavra de Deus, ou o qual é a vontade de Deus para as nossas vidas. O Espírito Santo vai nos levar a um entendimento. Haverá momentos em que precisamos de ajuda divina para realizar uma obra para o Senhor. Sabemos que nossa própria capacidade é insuficiente. Ao olhar para o significado original da palavra poder, achamos que poderia ter sido traduzida como "habilidade". Receberemos capacidade, abundância, poder e força quando estamos cheios do Espírito Santo.

Jesus disse que o Espírito Santo iria habitar em nós. Assim que começamos a nossa caminhada cristã, Ele está conosco ao longo do nosso caminho, mas depois que somos batizados com o Espírito Santo, Ele estará dentro de nós.

O Espírito Santo vai trazer todas as coisas à nossa lembrança, "tudo o que eu vos tenho dito." Talvez nos encontramos conversando com alguém e sentimos que devemos falar uma palavra de Deus. Podemos pensar, "Eu realmente não sei o que está acontecendo com esta pessoa. Como posso dizer a coisa certa?" Em momentos como este, o Espírito de Deus vai nos dirigir e fornecerá as palavras certas para falarmos. Ele vai fazer um trabalho melhor do que poderíamos fazer, mesmo que ponderássemos muito sobre isso. Somente Ele conhece os pensamentos e intenções do coração! Ao vivermos para o Senhor, o Espírito de Deus  proporcionará oportunidades e nos ajudará a sermos testemunhas claras e eficazes do que sabemos ser a verdade.

O Espírito Santo dá vida, power, ajuda e esperança. Ele também nos dará coragem. Os líderes religiosos do tempo dos Apóstolos maravilharam-se com o discurso de Pedro, João e os outros, porque eles não tinham sido formalmente treinados na maneira que os líderes religiosos tinham sido treinados. Eles chamavam Pedro e João "homens iletrados e incultos", mas Pedro e João haviam sido ensinados pelo Espírito de Deus e pregavam com uma autoridade evidente. Eles foram orientados a não pregarem mais no nome de Jesus, mas eles foram fiéis à comissão que Jesus deu pra eles e eles continuaram proclamando a verdade. Eles obedeceram a Deus e não aos homens.

Para os crentes de hoje

Deus batiza hoje com o Espírito Santo, assim como Ele o fez no tempo da Igreja Primitiva. Em Atos 2:39, encontramos as palavras de Pedro depois de ter recebido esta experiência: "Pois a promessa é para vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos o Senhor nosso Deus chamar". Se você é salvo e santificado hoje, o batismo do Espírito Santo é para você. Não há exceções! Deus não é seletivo em Sua promessa. Ele não disse que alguns poderiam tê-lo, mas que os outros não poderiam. Deus tem essa experiência para todos aqueles que seguem os seus requisitos.

Observe que não era algo opcional para os discípulos se queriam ou não receber o dom do Espírito Santo. Jesus ordenou-lhes para esperarem pelo poder prometido. O batismo do Espírito Santo não é uma opção hoje também. Esta experiência é uma necessidade para cada pessoa que quer ter a sua vida ser usada e abençoada por Deus.

Agradecemos a Deus por aqueles que continuam a orar para receberem esta experiência em nossos dias. Se você ainda não recebeu esta experiência, você pode. Você é salvo? Você foi santificado? Se assim for, o Senhor quer enchê-lo com o Espírito Santo. Ele quer colocar algo dentro de você que lhe dará poder. Ele quer que você possa viver uma vida que focaliza em torno de ser uma testemunha da ressurreição de Jesus. Ele quer dar-lhe ousadia e autoridade. Ele quer capacitá-lo para promover o Evangelho que diz aos homens e mulheres que eles podem ser salvos, para que eles possam conhecer este Evangelho, e saber que isto pode mudar as suas vidas.

Busque e receba esta experiência em sua vida!