FOREIGN LANGUAGES

Jesus: O Nome Sobre Todos os Nomes

Artigos

Que bom seria se as crianças já chegassem ao mundo com um nome que descrevesse perfeitamente a sua personalidade. A decisão de qual nome dar ao filho é muito importante para os pais, mas nem sempre é fácil. Muitas vezes, longas listas de possibilidades são revisadas em busca de um nome perfeito. Na verdade, existem livros e websites com todos os nomes mais populares e raros que foram inventados, completos com a definição, adaptações modernas, e até mesmo a origem do nome para ajudar aos pais a fazerem a escolha final. Algumas vezes, os avós e até bisavós tentam ajudar, dando suas idéias. Eu tenho ouvido algumas idéias que me assustam! Mas no final, quando a criança chega e lhe é dado um nome, geralmente a descreve perfeitamente.

Isto foi fácil para Maria. O anjo a instruiu no nome perfeito para dar a seu filho – um nome que refletiu quem Ele seria. Em Lucas 1:30-31 se lê: “Disse-lhe então o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus; e eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus.” Em Mateus 1:21, lemos que o anjo disse a José: “E chamarás o seu nome Jesus; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Seu nome tinha que ser o Nome perfeito sobre todos os nomes. O Messias finalmente havia chegado na terra e Seu nome refletia Sua missão.

Mesmo que o Nome de Jesus não tenha sido conhecido, até a história do Seu nascimento ser relatada nos Evangelhos, referências ao Messias são encontradas por todo o Antigo Testamento. O nascimento de Jesus na manjedoura foi profetizado muito tempo antes de ter ocorrido, e Seu propósito – dar Sua vida na Cruz para que o homem pudesse viver eternamente – foi bem conhecido nos dias que precederam ao Seu nascimento.

Mesmo aqueles que não conheciam o Nome de Jesus podiam identificá-Lo. O livro de Daniel conta a história de Sadraque, Mesaque e Abednego, que foram cativos em um país sob o regulamento do Rei Nabucodonosor. O rei construiu uma estátua coberta de ouro que era da altura de nove andares. Ele fez um decreto, ordenando que todas as pessoas do seu reino se prostrassem diante da estátua, ao ouvirem o som da música. O castigo para aqueles que desobedecessem ao decreto do rei seria morrer em uma fornalha de fogo ardente. Isso não assustou a Sadraque, Mesaque e Abednego; eles permaneceram firmes no seu lugar e não se ajoelharam. Eles publicamente declararam sua devoção a Deus.

O que dizemos e o que fazemos devem ser consistentes, entretanto, as nossas ações falarão mais alto do que as nossas palavras. Esses três homens poderiam ter comprometido suas crenças e evitado a fornalha se dissessem: “Nós nos ajoelhamos diante da estátua, mas nos ajoelhamos somente com os joelhos, não com os nossos corações.” Isso não foi como aconteceu; eles não se ajoelharam. A desobediência deles enfureceu o rei. Ele lhes deu outra chance para obedecerem e ajoelharem-se perante a estátua, mas eles disseram: “Não necessitamos de te responder sobre este negócio” (Daniel 3:16). Eles não fizeram votação. Eles não tiveram uma reunião para decidir suas ações. Eles simplesmente permaneceram juntos acreditando com todo o seu coração que o seu Deus os iria libertar. Eles disseram ao rei: “O nosso Deus, a quem nós servimos, é que nos pode livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente,” e depois continuaram a dizer que mesmo que Deus não os livrasse, eles não iriam adorar a uma imagem de ouro.

O rei estava tão zangado que ordenou que a fornalha fosse aquecida sete vezes mais do que o normal. Pesquisadores dizem que as chamas tinham provavelmente um metro e meio de altura. Sadraque, Mesaque e Abednego foram jogados dentro dessa fornalha, mas esse não foi o final da história. Depois que foram jogados ali, o rei olhou dentro da fornalha e viu quatro figuras nas chamas. Ele perguntou: “Não lançamos nós três homens atados dentro do fogo?” Os seus ajudantes asseguraram que isso era verdade. Ele disse: “Eu, porém, vejo quatro homens… e a forma do quarto homem é como o Filho de Deus.” O rei reconheceu-O na fornalha com os três homens hebreus.

Ha muitas histórias vitoriosas de pessoas que aprenderam sobre Jesus e do poder do Seu nome, e entregaram suas vidas a Ele. Na ilha de São Martin, nas Índias Ocidentais, minha esposa e eu participamos de um culto numa igreja onde mais ou menos 250 pessoas estavam na congregação. Enquanto ouvíamos o coro cantar um hino maravilhoso, um jovem rapaz que nunca havia ido a igreja, entrou no santuário. Ele estava caminhando ao lado do prédio da igreja e ouviu o coro cantando. Ele sentiu um aperto em seu coração e decidiu entrar. Ali, ele ouviu o Nome de Jesus pela primeira vez na sua vida, e quando fizeram o apelo para ir ao altar, ele foi orar e recebeu a Jesus no seu coração.

Nos montes da China, uma mulher foi a um culto na igreja onde ela ouviu pela primeira vez o Nome de Jesus. Ela foi para o altar orar e foi salva. Jesus mudou a sua vida naquele dia. Algum tempo depois, ela voltou a essa igreja e disse: “Ele me salvou. Mas, por favor, diga-me o Seu nome outra vez.” As pessoas na igreja lhe disseram: “Seu nome é Jesus, o Nome sobre qualquer outro nome.”

Everett Wayne era um bêbado, que costumava cambalear por perto do prédio da Igreja da Fé Apostólica, quando esta estava localizada na esquina das ruas Sexto e Burnside em Portland, Oregon – Estados Unidos. Por causa de seu vício em jogos de aposta, sua vida estava amaldiçoada e isto o levou a perder sua esposa e filho. Roubar era a sua forma de viver; lhe custou até mesmo a sua cidadania. Então, uma noite, ele ouviu uma Voz lhe dizendo: “Companheiro, a menos que você faça alguma coisa, você é um caso perdido!” Everett sabia muito pouco a respeito de Jesus, e ele não entendeu que era o Senhor quem estava lhe falando, mas algo lhe compeliu a deixar as suas cartas e retirar-se da mesa de apostas. Ele disse: “Eu vou à igreja onde costumava cambalear por perto. Vou entrar e vou orar naqueles altares.” Naquela noite Everett Wayne encontrou a Jesus Cristo, o Filho de Deus, e sua vida foi transformada.

Muitos anos atrás, Deus falou ao coração de dois jovens amigos: Cliff Copko e eu íamos ao culto da igreja juntos. Eu não disse a Cliff que Deus falara comigo, e ele não me disse que Deus havia falado com ele. Depois do sermão daquele dia nos levantamos para ir embora. Um ministro se aproximou de nós e nos disse: “Eu estou muito contente em vê-los conosco. Se vocês quiserem orar, vocês serão bem-vindos.” E depois ele se foi. Outro ministro se aproximou e disse quase as mesmas palavras. Eu me voltei ao Cliff e lhe disse: “Eu não sei o que você vai fazer, mas eu vou orar.” Nesse dia, eu pedi a Jesus para entrar no meu coração e Ele revelou Sua misericórdia e glória para mim. Todos os meus desejos mudaram. Quando acordei na manhã seguinte, não fumei um cigarro imediatamente ao me levantar, como fazia antes. Em vez disso, encontrei uma pequena Bíblia que minha mãe havia me dado quando era jovem e me ajoelhei, e disse: “Obrigado, Jesus, por salvar minha alma.” Eu percebi que o poder do Nome de Jesus havia mudado profundamente o meu interior.

Se ao menos hoje as pessoas cressem no Nome de Jesus! Se eles fossem apenas orar a Ele, Ele responderia suas orações; Ele tem o poder. Aqueles que viveram nos tempos antigos não conheceram o Nome de Jesus. Eles não podiam entender Seu amor por eles porque Ele não havia dado ainda a Sua vida para salvá-los de seus pecados. Nós somos tão abençoados por podermos conhecer pessoalmente o nosso maravilhoso e misericordioso Salvador. Nós podemos trazer todos os problemas da vida a Ele. Se o país se voltasse a Jesus Cristo, não seria necessário construir grandes prisões. Se mais pessoas se voltassem a Jesus Cristo nós não ouviríamos histórias devastadoras de adolescentes morrendo e encarando uma eternidade perdida por causa das drogas. Nós não ouviríamos notícias horríveis sobre jovens matando seus colegas nas salas de aula e lanchonetes dos colégios do nosso país. Quando olhamos para este mundo, percebemos que Jesus está voltando logo. As pessoas precisam orar agora mais do que nunca.

Você conhece Aquele cujo Nome está acima do nome de todas as religiões poderosas e figuras políticas na história do mundo? Seu Nome é Jesus e nesse Nome está a resposta para todos os problemas do mundo. Nós podemos clamar o Seu santo Nome! E quando o fazemos, Ele nos ouve e responde as nossas orações.

Earl Phillips participa do corpo ministerial da Igreja da Fé Apostólica em Portland, Oregon, Estados Unidos.