FOREIGN LANGUAGES

Fe: Impossível... Incrível... Invisível...

Artigos

Quanto tempo faz que você realmente orou de verdade, ao invés de orar somente até que se sentisse melhor?

O assunto fé deveria interessar a todos os Cristãos, pois a Bíblia diz que “o justo viverá da fé”. Também deveria interessar àqueles que não são Cristãos porque, “Sem fé é impossível agradar-lhe: porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6).

Às vezes chamamos Hebreus 11 “O Capítulo da Fé.” O primeiro versículo define o que é a fé, e os outros trinta e nove versículos deste capítulo dizem o que acontece quando temos fé. Eles nos dizem o que ocorre quando homens de Deus exercitam a fé que eles têm.

A fé crê no incrível. A fé vê o invisível. A fé conquista o impossível. Gênesis 1:1 começa dizendo que Deus criou os céus e a terra. Isso é incrível! Muitas pessoas têm dificuldade para entender isso. Muitos passam sua vida inteira tentando descobrir de onde veio o homem, e muitos livros foram escritos sobre este assunto.

A fé crê no incrível.

Quando eu era menino minha mãe me ensinou sobre a Criação, e eu não tinha conhecimento suficiente do mundo que pudessem me fazer duvidar. Fico contente em saber que eu simplesmente cri, porque minha mãe leu aquilo na Bíblia. Mesmo quando cresci e não era salvo, eu aceitava Gênesis 1:1. Chegou o dia em que eu quis ser salvo. Naquele momento tinha fé para crer que se Deus criou os céus e a terra e se Cristo morreu na cruz por mim, então Ele salvaria minha alma. E Ele o fez!

A fé crê no incrível. A fé crê na Ressurreição de Jesus Cristo da morte. Algumas pessoas no mundo não aceitam a Ressurreição, mas quando temos fé que a sepultura está vazia, podemos ter o poder da Ressurreição nos nossos corações e vidas. Se a Ressurreição não tivesse acontecido, a morte de Jesus Cristo seria lida como a de Buda, Maomé ou Confúcio. O incrível é que Jesus saiu da sepultura, o poder de Deus fez com que Ele rompesse as algemas da morte. E se nós cremos, nós podemos ter o poder de sermos filhos de Deus.

Não parece incrível que Deus ama o pecador? Deus fez o homem, e o homem se rebelou contra Deus, insultou e crucificou Seu Filho. Como é que nós podemos imaginar que Deus ainda amou o homem, e que Cristo estava disposto a dar a Sua vida por nossa redenção? Sim, isto é incrível.

Com a fé nós cremos na Trindade. As pessoas tentam entender com seus raciocínios humanos como é que a Trindade pode ser. Como Cristãos nós aceitamos e cremos em Deus o Pai, Deus o Filho, e Deus o Espírito Santo. Todos os três tem personalidades distintas, e mesmo assim todos são um em Deus. Sim, a fé nos ajuda a crer no incrível.

A fé vê o invisível.

A fé nos ajuda a ver o invisível. “Pela fé [Moisés] deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível” (Hebreus 11:27). Ele deixou para trás as riquezas que ele podia ver e sentir. Ele deixou para trás todos os prazeres que estavam à sua disposição no Egito. Ele deixou para trás o trono que um dia provavelmente seria seu. As belezas do Egito, sua educação, todas essas coisas tangíveis estavam a sua disposição. Ele tinha tudo o que o coração poderia desejar, mas ele sentiu o chamado de Deus e estava disposto a deixar tudo aquilo por alguma coisa que ele não podia ver. Ele não podia ver o Deus que o chamava, mesmo assim com fé ele respondeu.

Depois que ele saiu do Egito para aquilo que era invisível, como foi que Deus trabalhou na vida dele? Deus fez milagres após milagres. O Mar Vermelho se abriu, o maná caiu do Céu, água brotou da rocha. Deus recompensou Moises pela sua fé.

Deus também nos recompensará se crermos nEle. Quando nós damos um passo de fé, nossa fé começa a crescer. Nós veremos como Deus responde orações, e nossa fé crescerá. Nossa fé no ser humano ou em nós mesmos pode ser muito fraca, mas Deus é um Deus grande e nossa fé nEle pode ser grande.

A fé vê o invisível. Noé nunca havia visto uma inundação. Ele nem sequer havia visto chuva, e também nunca havia visto uma grande embarcação. No entanto, quando Deus lhe disse que haveria uma inundação, Noé creu. Ele começou a construir a arca porque temia a Deus. Ele reverenciava ao Deus santo. Ele sabia que se Deus havia dito, iria se cumprir. Os dias começavam, os dias terminavam, os anos começavam, os anos terminavam, e ele continuava trabalhando no barco.

Ao mesmo tempo que construía, ele era um pastor de eqüidade, e ele disse àquelas pessoas o que iria acontecer. Eles se preocuparam? Não. Por acaso eles o ouviram? Não. Noé apenas continuava construindo. Um dia, o que nunca tinha acontecido, aconteceu – começou a chover. Noé e sua família estavam seguros na arca, porque creram em Deus.

A fé é muito importante nas nossas vidas. Nós queremos valorizá-la. Queremos cuidar dela, porque existem muitas coisas que a podem destruir. E uma vez que a fé desaparece, só pode ser restaurada pela misericórdia de Deus.

A fé conquista o impossível.

A fé conquista o impossível. Os discípulos viram Jesus andando sobre a água. Nós podemos dizer, “Isso não me surpreende, afinal de contas Ele é o Filho de Deus e pode fazer qualquer coisa. Afinal de contas Ele criou os céus, a terra, e o oceano.” No entanto, Pedro era somente um homem e mesmo assim ele ficou em pé ao lado do barco e começou a caminhar em direção a Jesus. Ele o fez por fé. Mas o que aconteceu depois? Ele começou a olhar as ondas ao seu redor ao invés de olhar para Jesus, e começou a afundar. Nas nossas vidas, quando as ondas se levantam um pouco, o inimigo tentará fazer-nos olhar para o outro lado, e não para Jesus. Nos fará duvidar. Temos que manter nossos olhos no Senhor. Pedro clamou, Jesus o socorreu, e os dois regressaram juntos ao barco.

Abraão e Sara viram acontecer o impossível em suas vidas. Deus lhes havia prometido um filho. Muitos anos se passaram, começaram a ficar velhos, e finalmente envelheceram. E o que aconteceu quando eles ficaram bem velhos? Sara concebeu e seu filho nasceu quando Abraão tinha cem anos e Sarah noventa, porque Deus o havia prometido. Sim, Deus faz o impossível.

Pense sobre Daniel. Quando foi jogado dentro da cova dos leões, e esses animais não eram animais de estimação. Sabemos disso porque, pouco tempo depois, aqueles que se juntaram contra Daniel foram jogados na cova, e os leões os despedaçaram.

Então, o que aconteceu com Daniel? A Bíblia diz que o Senhor fechou a boca dos leões. Por que? Por causa da fé de Daniel em Deus. Até o rei tinha fé suficiente para chamá-lo na manhã seguinte, “Daniel, servo do Deus vivo! dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?” (Daniel 6:20). Eu poderia dizer que ninguém jamais sairia dali com vida, mas Daniel sim! Graças à Deus, que recompensa crer no incrível e ver o invisível, porque assim podemos testemunhar o impossível.

Que significado tem isso para nós? Jesus disse, “Tudo é possível ao que crê” (Marcos 9:23). Nós podemos olhar as circunstâncias e dizer, “Isto é impossível”. Talvez olhemos para alguém que precisa ser salvo, e digamos, “Isto é impossível.” Ore! Peça a Deus para falar a essas pessoas, e pode ser que passe do impossível para o incrível quando você os vê convertidos!

A fé cresce quando a usamos. “A fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palabra de Deus” (Romanos 10:17). Você quer que a sua fé cresça? Não dê ouvidos às pessoas que dizem que não pode acontecer. Não dê ouvidos a quem diz que você não pode ser salvo e viver acima do pecado. Não dê ouvidos ás pessoas que dizem que milagres foram feitos somente para os tempos bíblicos. Olhe a Palavra, leia a respeito daqueles que exerceram sua fé. Isso vai animá-lo. Temos que pôr nossa fé em prática. Nós precisamos orar. Algumas vezes precisamos orar como um homem na Bíblia diz, “Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade.” (Marcos 9:24). Ele recebeu a resposta das suas orações.

Há quanto tempo você não ora realmente de maneira plena, até o fim, ao invés de orar somente até se sentir um pouco melhor? Derrame algumas lágrimas! Derrame sua alma diante de Deus. Então lembre-se que você está falando com o Todo Poderoso. Você está falando com Aquele que criou os céus e a terra. Quando você pedir, creia, e quando você crê, posicione-se. Você verá acontecer o incrível, o invisível, e o impossível.

Earl Phillips é ministro da Igreja Fé Apostólica em Portland, Oregon – Estados Unidos