FOREIGN LANGUAGES

Explorando a Palavra de Deus

Artigos

Sete razões e sete métodos para estudar a Bíblia.

A Palavra de Deus pode ter um grande impacto em nossas vidas espirituais. Em 2 Timóteo 2:15, lemos: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” Aqui estão sete razões pelas quais a leitura da Bíblia é tão importante:

Deus espera que leiamos a Bíblia. É uma ordem! Moisés, falando aos Filhos de Israel, disse: “E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as intimarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” (Deuteronômio 6:6-7). Deus estava falando aos Filhos de Israel, mas nós somos Seus filhos. É diferente para nós? Devemos ler a Bíblia porque a leitura da Bíblia é uma das coisas que Deus nos manda fazer e queremos obedecer ao Senhor!

Leitura da Bíblia pode desempenhar um papel em nossa salvação e santificação. Em 2 Timóteo 3:15, lemos que as Sagradas Escrituras “podem fazer-te sábio para a salvação.” Sim, a Bíblia pode ajudá-lo a obter a salvação! Em João 17:17, Jesus orou ao Pai no Céu, “Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade.” Então, se você tem procurado a salvação e a santificação, aprimore-se na Palavra. Isso pode ser apenas o que você precisa.

Um exemplo do fato de que a Palavra de Deus pode levá-lo a salvação é o testemunho de Agostinho, um famoso Cristão e teólogo, cujos escritos foram influentes no desenvolvimento do cristianismo ocidental. No início de sua vida, Agostinho era um jovem politicamente ambicioso que trabalhava para o Imperador, em Milão, na Itália. Ele também era imoral. Sua mãe, Mônica, era uma Cristã devota, e ela orava incansavelmente por sua salvação. Agostinho sucumbiu-se a convicção do Espírito Santo e um dia, enquanto chorava sobre seus vícios, ele ouviu uma voz dizer: “Pegue e leia.” Agostinho pegou uma Bíblia e abriu-a ao acaso em Romanos 13:13, “Andemos honestamente, como de dia; não em glutonarias, nem em bebedeiras, nem em desonestidades, nem em dissoluções, nem em contendas e inveja.” Este versículo da Bíblia mudou a sua vida. Ele dedicou sua vida a Jesus Cristo e se tornou um dos Cristãos mais influentes desde o apóstolo Paulo, tudo por causa da leitura de um versículo da Bíblia! Outros Cristãos proeminentes, como Martinho Lutero, John Bunyan, Jonathan Edwards, John Wesley, George Whitefield e Charles Finney também vieram para o Senhor através da Palavra de Deus. É incrível o poder que existe na Palavra de Deus para mudar vidas!

A Palavra de Deus neutraliza as falsas mensagens e mentiras do mundo. Os conceitos promovidos por programas de televisão, filmes, vídeos, vídeo games e sites da internet podem ser terríveis, falsos e produtores de miséria. Lemos em Romanos 12:2 que “ E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Só a Palavra de Deus pode transformar e renovar as nossas mentes.

A Palavra de Deus é a nossa fonte de nutrição espiritual. Jesus disse: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mateus 4:4). Pedro instruiu a Igreja Primitiva: “Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1 Pedro 2:2). É simples! Assim como nossos corpos físicos precisam de comida, nossas almas precisam da Palavra de Deus. Imagine alguém ir a um restaurante dia após dia, sentar-se e ver todo mundo comer, mas não comer. Essa pessoa ficaria cada vez mais fraca, não é? Às vezes, as pessoas fazem isso espiritualmente. A Palavra de Deus está disponível, mas eles não têm participação com ela, e o resultado é que eles ficam cada vez mais fracos espiritualmente. Nós precisamos da Palavra, porque é a fonte de nossa nutrição espiritual e é necessário para o crescimento.

A Bíblia fornece proteção poderosa. No Livro de Efésios, onde lemos sobre a armadura de Deus, a única arma mencionada é “a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Efésios 6:17). Hebreus 4:12 diz: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” Imagine ser um soldado no campo de batalha sem uma arma. Quando os soldados inimigos aparecerem no seu caminho, eles estarão brandindo as espadas e você estará lá de mãos vazias! É possível estar nessa posição no reino espiritual. Alguns vão para o campo de batalhas tentar enfrentar as batalhas da vida, mas sem uma espada. A Bíblia é a nossa proteção! Precisamos fazer uso dela, porque ela vai nos manter seguros.

A Palavra de Deus dá a direção divina. Salmo 119:105 diz: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.” Imagine tentar encontrar um lugar pela primeira vez sem o uso de um mapa, um GPS ou qualquer outro tipo de assistência. Provavelmente vagaríamos por vários lugares! Há pessoas que vagam pela vida porque estão perdidos espiritualmente. Eles não podem encontrar o seu caminho, mas as instruções estão no Livro! Mesmo como Cristãos, há momentos em que não sabemos que caminho devemos seguir. No entanto, a Palavra de Deus nos dará a direção que precisamos.

A Bíblia nos revela Cristo. A natureza revela Deus, o Criador. Podemos olhar para as belezas do mundo ao nosso redor e saber que há um Deus que criou tudo. No entanto, é apenas através da leitura da Bíblia que nós descobrimos o Redentor—o fato de que Deus nos amou tanto, que Ele enviou o Seu único Filho para pagar o preço pela nossa salvação. Jesus disse em João 5:39: “Examinais as Escrituras . . . são elas que de mim testificam.” Você quer conhecer melhor a Jesus? Conheça melhor a Bíblia. Jesus foi Deus encarnado em forma humana, e Sua aparição na terra é o acontecimento central de toda a história. O Velho Testamento prepara o terreno para ela, e o Novo Testamento a descreve. A Bíblia inteira é formada em torno do belo relato de Cristo e Sua promessa de vida eterna para aqueles que o aceitam, o amam e o seguem.

Nós vimos as sete razões porque devemos ler as nossas Bíblias. Agora vamos considerar sete maneiras diferentes de ler a Bíblia, porque métodos diferentes apelam para diferentes personalidades.

Leia a Bíblia devocionalmente. Muitos livros e sites da internet oferecem devocionais diários. Na verdade, nossa igreja publica uma devocional todos os dias (em inglês) no nosso website. Ela cita uma pequena Escritura e um pensamento inspirador baseado nessa passagem. A leitura de uma devocional diária nos proporcionará um pouco da Palavra todos os dias. Muitas devocionais são voltadas para idades específicas ou determinados grupos de pessoas. Se queremos ter certeza de que estamos recebendo uma alimentação diária da Palavra, podemos ler a Bíblia devocionalmente.

Leia a Bíblia sistematicamente. Ler a Bíblia de capa a capa é um outro método de leitura. Algumas pessoas seguem uma leitura sistemática da Bíblia, lendo uma porção do Velho e do Novo Testamento a cada dia. Podemos ler o Velho Testamento uma vez ao longo do ano, e o Novo Testamento duas ou três vezes durante o ano. Podemos ler diferentes tipos de livros da Bíblia de forma sistemática, por exemplo, um livro histórico, em seguida, um livro de poesia, um livro de profecia e uma epístola. Alternativamente, podemos apenas ser sistemáticos com o nosso tempo, nos disciplinando para lermos a Bíblia durante um determinado período de tempo a cada dia.

Leia a Bíblia, estudando temas. Uma terceira maneira de ler a Bíblia é estudar um tema bíblico. Eu sou um professor, e às vezes eu pergunto aos meus estudantes universitários: “Vocês estão gostando da faculdade?” Se eles disserem não, eu pergunto: “Quais são as classes que vocês estão tendo que vocês realmente gostam? Vocês precisam ter as classes que vocês gostam.” É fácil aprender quando somos apaixonados por alguma coisa. Qual é o aspecto em particular da Palavra que lhe interessa? Estude a Bíblia por tópicos, para se aprofundar em assuntos que lhe interessam. Por exemplo, eu sei que os meninos muitas vezes se interessam por batalhas e guerras. Você poderia estudar todas as batalhas da Bíblia. Algumas pessoas talvez gostem de estudar sobre alimentação na Bíblia ou sobre relações familiares. As possibilidades são infinitas!

Leia a Bíblia, estudando um personagem. Você é uma pessoa que gosta de pessoas? Escolha um personagem bíblico, como Noé, Abraão, Moisés, Davi, Miriã, Débora, Rute, Ester ou Maria. Ao ler todas as passagens sobre ele ou ela, pergunte a si mesmo: Que traços de personalidade são evidentes? Quais são os pontos fortes e fracos? O que posso aprender com essa pessoa? Esta é uma maneira muito reveladora para estudar a Bíblia.

Leia a Bíblia, procurando versículos-chave. Minha esposa chama esse método “Caça ao Tesouro”. Pegue uma caneta marcadora amarela e uma Bíblia mais barata, e comece a marcar versículos significativos. No verão passado, eu estipulei um objetivo para mim mesmo de encontrar um versículo especial de cada livro do Velho Testamento. Eu encontrei trinta e nove versículos desta forma—versículos que falaram ao meu coração.

Leia a Bíblia, concentrando-se em capítulos principais da Bíblia. Nós podemos ficar amarrados em certas porções da Bíblia, mas que tal pegar a Bíblia e escolher o que eu chamo de “Capítulos de Ouro.” Eu tentei este método, e acabei encontrando cem “Capítulos de Ouro” do Velho Testamento e outros cem, do Novo Testamento.

Leia a Bíblia ao ler um livro inteiro de uma só vez. É assim que eles originalmente liam a Escritura na Igreja Primitiva. Não haviam versículos marcados no texto original, por isso, quando eles liam a carta aos romanos, eles não pegavam o pergaminho e apontavam com o dedo em qualquer lugar para começarem a leitura dali. Eles liam a carta toda. Quando pegamos um livro da livraria ou da biblioteca, nós nunca pensaríamos em ler apenas um parágrafo aqui e outro ali a partir de pontos aleatórios do livro. Como poderíamos manter qualquer interesse na linha de história, se esse fosse o nosso método? A Bíblia é uma narrativa de Deus para o homem, um livro para começar, para examinar e terminar da mesma forma que lemos outros livros. Se apenas lermos a Bíblia em pequenos segmentos de lugares aleatórios, será muito difícil entender plenamente a sua mensagem.

Além de lermos a Bíblia, de que outra forma podemos ter a Palavra de Deus em nossos corações? Aqui estão sete outros métodos para nos aprofundarmos nas Escrituras.

Ouvir a Palavra de Deus. Leia a Bíblia em voz alta com a família e amigos. Ouça um CD da Bíblia ou ouça a Bíblia em seu iPod, numa gravação de vóz única ou em uma versão dramatizada. Ouça uma lição de escola dominical ou sintonize em um sermão no rádio. Há também sites na internet e aplicativos onde você pode ouvir a Bíblia em muitos idiomas diferentes.

Assista a Palavra de Deus. Compre, alugue ou empreste um vídeo de louvor com Escrituras— belas cenas com versículos da Bíblia no plano de fundo. Assista um filme Cristão baseado em um evangelho ou em um personagem bíblico em particular. Quando você assiste a uma peça de Páscoa ou de Natal, você está recebendo a Palavra de Deus em seu coração.

Cante a Palavra de Deus. Músicas com Escrituras facilitam o aprendizado de certos versículos da Bíblia. Ouça rádio Cristã e cante junto. A Palavra de Deus com música vai entrar em seu coração.

Ore a Palavra de Deus. Charles Mueller, um evangelista Cristão que construiu casas para órfãos na Inglaterra durante o período de 1800, disse que sua vida foi transformada por um simples ajuste ao seu padrão devocional. Por um tempo, ele tentou começar seu tempo devocional com a oração, mas, muitas vezes, ele adormecia e demorava uns 45 minutos até que ele realmente estivesse orando. Depois, ele inverteu o seu método. Ele começou a ler a Bíblia em primeiro lugar e, em seguida, se ajoelhava e simplesmente falava com Deus sobre o que Deus havia falado com ele através da Palavra. Ele conta que sua vida de oração veio à vida! Experimente! Ore a Palavra de Deus. Leia a Bíblia e converse com Deus sobre isso.

Memorize a Palavra de Deus. O salmista disse: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti” (Salmo 119:11). Se você memorizar a Palavra, você pode pensar a Palavra de Deus em sua mente, sem citá-la em voz alta. Memorize um versículo por semana e você terá memorizado 52 versículos em um ano. Três versículos em uma semana equivale a 156 versículos em um ano. Um versículo por dia terá um total de 365 versículos em um ano. Aqui está um desafio: Memorize três versículos por dia, e você vai terá mais de 1000 versículos da Bíblia memorizados no decorrer de um ano!

Compartilhe a Palavra de Deus. Compartilhe os seus versículos bíblicos favoritos com amigos e familiares. Faça ou compre obras de arte incorporando textos da Escritura. Coloque posters de Escrituras em sua casa e no seu escritório. Carregue cartões com versículos em sua bolsa ou carteira para dar de presente. Adicione passagens das Escrituras nas suas cartas ou e-mails. Cite Escrituras encorajadoras quando orar com os outros. Compartilhar a Palavra nos ajuda a imergir nela.

Aplique a Palavra de Deus. Pense em como você pode viver um versículo da Bíblia. Procure respostas para os problemas da vida na Palavra de Deus. Jesus disse que os homens sábios ouvem as Suas palavras e, em seguida, as aplica. Peça a Deus: “Como posso aplicar a Sua Palavra na minha vida hoje?”

Somos verdadeiramente seguidores de Jesus? Não queremos ser como Ele? A chave é mergulhar nas Escrituras. Isso é o que Ele fez! A leitura da Bíblia nem sempre é fácil, mas os resultados de um compromisso com o estudo da Bíblia serão evidentes em nossas vidas. Não devemos esperar obter uma elevação emocional ou uma sensação de tranquilidade cada vez que lermos a Bíblia, mas à medida que continuamos a alimentar-nos da Palavra, a nossa atitude, perspectiva e conduta se tornarão cada vez mais parecidas com o Deus da Bíblia, e Ele vai se tornar mais próximo e mais precioso para nós.

Você vai se comprometer, com a ajuda de Deus, para se aprodundar na Sua Palavra? Que Deus nos ajude a entender o verdadeiro valor em fazê-lo.

Mark Staller é pastor da Igreja da Fé Apostólica em Tehachipi, California, Estados Unidos.