FOREIGN LANGUAGES

Encarando o Desânimo-min

Artigos

É o trabalho de Satanás roubar dos filhos de Deus a paz e o descanso que eles tem em Cristo.

Você conhece o sentimento. O desânimo entra na sua vida. Talvez, inesperadamente, uma doença grave tenha alterado o seu modo de viver. Um cônjuge quebrou a sua promessa solene. Um sonho esperado desapareceu como uma pequena nuvem de fumaça ao vento. Ou talvez, o desânimo vai se infiltrando aos poucos, praticamente sem ser notado. A causa é incerta e nem mesmo chega a ser muito dramática – uma pequena frustração, um sentimento de sobrecarga, uma opressão inexplicada.

Quaisquer que sejam as causas - uma drástica calamidade ou uma vaga apreensão - todos nós encaramos o desânimo em algum momento das nossas vidas. De algum modo, perdemos a esperança e, de repente, encontramos a nós mesmos num declínio contínuo. Quando parece que a vida está contra nós e que estamos sozinhos, confusos e frustrados, para onde podemos recorrer?

Podemos recorrer à Bíblia. Ela contém enfáticas instruções que podem nos ajudar a superar o desânimo e sair desta situação. Essas instruções vêm na forma de um comando que aparece constantemente na palavra de Deus. Nós lemos no Salmo 27:14: “Espera no Senhor, anima-te, e ele fortalecerá o teu coração; espera pois no Senhor.” E em outras mais quinze passagens, encontramos exatamente esta frase: “Anima-te.”

Você deve estar pensando: “isto é muito bom” - mas, como é que podemos lutar contra este sentimento de depressão? E se a depressão já houver se apoderado de nós de tal maneira que parece que não podemos nos livrar dela? Talvez já tenhamos tentado racionalizar este sentimento ou sair desta situação por nossas próprias forças, no entanto, nada disto funcionou. Sabemos que o desânimo não realiza nada, a não ser o fato de fazer-nos tristes, desconsolados e com pena de nós mesmos. Devemos sobrepujar isto. Mas como?

Deus tem a resposta. Para todo conflito, todo stress, toda circunstância devastante em nossas vidas, nós podemos nos apoiar na maravilhosa e ilimitada promessa de Deus: “A minha graça te basta” (2 Coríntios 12:9). Isso significa que Ele está disposto e pronto para dar-nos força, ânimo, esperança, conselho e habilidade para suportar qualquer que seja a situação que estejamos enfrentando.

Claro que não devemos confundir desânimo com condenação. Se o Espírito de Deus está tratando conosco sobre um problema espiritual, isso não deve ser ignorado ou omitido. Mas, quando soubermos que tudo foi resolvido, precisamos agradecer a Deus pelo Seu amor por nós. Deveríamos regozijar-nos, pois Ele prometeu fazer com que todas as coisas cooperem para o nosso bem. Precisamos conversar com Deus, dizer-Lhe que nós precisamos da Sua graça e fortaleza para superar o desânimo que tem nos ameaçado. Devemos resistir a tudo aquilo que nos faz focalizarmos em nossos problemas, e não permitir que a auto-piedade nos arraste mais e mais profundamente no desespero.

Talvez seja um consolo saber que não somos os únicos que tivemos que encarar este tipo de ataque do inimigo das nossas almas. É o trabalho de Satanás roubar dos filhos de Deus a paz e o descanso que eles tem em Cristo. Ele tem praticado esta tática por milhares de anos! Ao lermos as histórias dos grandes líderes espirituais como Moisés, Josué e Elias, verificamos que eles passaram por períodos de grande desânimo. Mas eles comprovaram que Deus não os desamparou. Ele tinha as suas situações completamente sob controle.

Que tipo de lição temos aqui para nós? Deus nos fará perceber que nada a respeito da situação que estamos enfrentando, tem escapado da Sua atenção. Ele sabe o que tem vindo ao nosso caminho e o porquê. No Salmo 37:23 nós lemos: “Os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor, e ele deleita-se no seu caminho.” Apegue-se nesta promessa, e diga: “Eu creio que Deus está no controle de tudo o que está me desanimando, e Ele pode tornar isto para o meu bem espiritual.” Busque pela vitória. Espere que Deus responda, e Ele o fará.

Algumas vezes, as nossas próprias falhas trazem desânimo, mas a Bíblia nos diz como lidar com isso também. Davi falhou com Deus, mas quando ele chorou pedindo misericórdia e perdão, Deus o restaurou. Não importa quão terrivelmente nós tenhamos falhado - há misericórdia com Deus. Se confessarmos as nossas falhas a Ele, Ele não nos desprezará. Ele dá: “ornamento por cinza, óleo de gozo por tristeza, vestido de louvor por espírito angustiado” (Isaías 61:3).

As dificuldades que enfrentamos podem estar muito além da nossa habilidade para superá-las. Recolher os pedaços de um sonho destruído, de uma vida arrasada ou de um coração partido pode parecer impossível. Entretanto, não há nada difícil demais que Deus não possa resolver. Ele pode e nos ajudará a passar pelo desânimo. Nós podemos ser vencedores ao invés de vítimas!

Formas de Animar-nos a Nós Mesmos

  • Pegue uma concordância bíblica e encontre as passagens onde a frase, “Anima-te”, aparece na Bíblia.
  • Leia João 14:27 e medite nesta promessa de Jesus.
  • Cante o seu hino favorito.
  • Cite Escrituras ao inimigo, como o fez Jesus.
  • Lembre-se em detalhes da vitória que você teve na última vez quando superou o desânimo.
  • Ore. Peça a Deus especificamente para ajudá-lo a resistir ao desânimo.
  • Pregue um sermão a você mesmo no assunto de coragem.
  • Faça uma declaração verbal e deliberada que você não irá se desanimar, e imediatamente agradeça ao Senhor por alguma benção que lhe foi dada.
  • Decida o que Deus quer você faça em vez de se entregar ao desânimo. Ele sempre tem uma alternativa!
  • Faça uma lista por escrito de todas as possibilidades ao estar desanimado. Depois faça uma lista dos resultados ao estar animado.
  • Imagine que você pode ver a Cristo orando por você – Ele está, você sabe. Veja Hebreus 7:25
  • Considere como você poderia explicar a Cristo o seu desânimo atual.
  • Tome uma atitude! Faça alguma coisa por alguém.