FOREIGN LANGUAGES

Consagração

Doutrinal

Consagração é o caminho para tudo o que recebemos de Deus. O pecador que chega a Deus em arrependimento deve entregar sua vida a Ele e prometer servi-Lo de todo coração. Então, essa pessoa é lavada pelo Sangue de Jesus e torna-se uma nova criatura em Cristo. Isto é justificação.

Até então, a consagração está apenas no seu início. Um coração convertido deseja santificação e faz uma consagração plena, uma consagração tão profunda que nem palavras podem expressar. Através do derramamento do poder do Sangue de Jesus, há uma total santificação, resultando na experiência que purifica o coração.

Depois, uma consagração ainda mais profunda deve de ser feita para receber o batismo do Espírito Santo. E ainda não pára por aqui. O apóstolo Paulo disse:

“Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus” (Romanos 12:1,2).

Sob a Lei Mosaica, os israelitas traziam animais, os colocavam no altar e os matavam. Todavia, Paulo disse que os cristãos devem apresentar seus corpos como um sacrifício vivo. Como pode ser isso? Paulo também disse: “cada dia morro”. Em outras palavras, diariamente eu ofereço a mim mesmo, o meu serviço, os meus talentos e tudo o que sou para o Senhor.

O Senhor está pedindo muito? Algumas vezes, pode parecer que Deus esteja requerendo muito além do que você é capaz de dar, muito acima das suas habilidades naturais. Você vê suas próprias falhas e inabilidades, porém, com Deus, todas as coisas são possíveis. Mas é necessário que você tenha um desejo real, que você ofereça sua vida a Ele e deixe que Ele a cuide. Paulo disse que tal consagração é um “culto racional.” É racional porque o Senhor pagou o preço da sua redenção com a Sua morte.

A palavra consagração significa: “oferecer, dedicar, render ou separar para um propósito santo”. Deus requer que o Seu povo se submeta a Ele continuamente em consagração. Isto é o que traz as bênçãos de Deus e torna possível o progresso cristão em nossas vidas.

É necessário um esquadrinhamento do coração para saber o que o Senhor deseja. Ao render a sua vida a Deus, entregue-Lhe qualquer área específica que Ele te revelar. Deus requer que tudo seja entregue a Ele - seu tempo, seus pensamentos, o seu tudo. Isto será retribuido abundantemente com bênçãos para sua alma, sem falar que você será um canal de bênçãos para outros. Deus lhe concederá o seu desejo, o desejo espiritual mais profundo do seu coração, quando você faz uma consagração completa. Deixe Deus controlar sua mente, seu coração e sua alma.

Se ainda existe algo na sua vida que você receie entregar nas mãos de Deus, significa que você não tem feito uma consagração completa. Quando a sua consagração estiver completa, Deus poderá testá-lo. Então, você saberá se está completamente consagrado. Muitos crêem que têm entregado tudo a Deus, porém, quando são provados, falham em manter suas ofertas no altar. Quando você está completamente consagrado, Deus pode enviar-lhe aonde Ele quiser e prová-lo como Ele desejar. O seu coração pode estar aflito, mas você dirá: “Deus, eu Te prometi e estou nas Tuas mãos para cumprir a Tua vontade”.

Aqueles que O buscam sinceramente, farão suas consagrações a Deus, dizendo simplesmente: “Deus, eu dedico minha vida a Ti e tudo o que tenho ou virei a ter.” Deus exige tal consagração para que você possa progredir espiritualmente. Há  graça sobre aquele que deseja submeter-se sob as poderosas mãos de Deus. A consagração dá lugar para a plenitude de Deus ao esvaziar o coração.

A consagração não é algo que ocorre somente uma vez e que inclui todo o nosso compromisso com Deus. Vida cristã exige uma consagração diária. Você deve continuar rendendo-se a Deus, deixar a sua vontade nas mãos dEle e manter sua vida à parte do mundo, obedecendo a Palavra de Deus.

Davi disse: “Deleito-me em fazer a tua vontade, ó Deus meu; sim, a tua lei está dentro do meu coração” (Salmo 40:8). O lugar mais sagrado na terra, para toda alma, deveria ser no centro da vontade de Deus. Muitos dizem que desejam conhecer a Sua vontade, mas não vivem um relacionamento próximo e em constante comunhão com Ele. Um coração consagrado e uma vida aberta diante de Deus, são necessários para que Ele continuamente revele a Sua vontade. Existe uma grande alegria em conhecer e fazer a vontade de Deus.

A missão e o deleite pleno de Jesus na terra eram fazer a vontade do Pai. Ele disse: “Não se faça a minha vontade, mas a tua” (Lucas 22:42). Ele sabia que a Cruz estava diante dEle e que tinha que derramar o Seu sangue pela salvação do mundo, mas o regozijo que estava sempre perante Ele era fazer a vontade do Seu Pai.

Todo filho de Deus pode fazer essa consagração total. Entregue-se totalmente nos braços de Deus e renda-se a Ele. Não importa quais tenham sido as suas falhas. Se você chegar ao ponto de render-se completamente à Sua vontade, com um coração puro e honesto, Ele lhe dará o Seu melhor e fará de você um instrumento para o Seu serviço.

Deus honra uma vida consagrada e santa. É essencial para o crescimento cristão e trará a benção de Deus. Consagrações feitas anos atrás não serão suficientes. Sua vida deve ser rendida a Deus continuamente, diariamente e a todo momento.