FOREIGN LANGUAGES

Começando a Sua Nova Vida como Cristão

Artigos
Começando a sua nova vida como Cristão

Ao tornar-se um Cristão você tomou a decisão mais importante que poderia ter feito em sua vida. Ao começar esta nova vida com Cristo, com certeza você tem muitas perguntas. E é bem provável que você não saiba exatamente o que fazer depois!

Este livro foi preparado por pessoas que estiveram onde você está agora. Nós entendemos o que você está experimentando e queremos ajudá-lo e guiá-lo em seu primeiro mês como Cristão. Nestas páginas você encontrará informações úteis em uma variedade de assuntos relacionados às necessidades do crente recém-nascido.

O que aconteceu comigo?

Já que Deus não requer que sejamos teólogos antes de chegar a sermos Cristãos, talvez você não tenha compreendido exatamente o que sucedeu em sua vida. Antes de chegar a Cristo você era um pecador. Uma sentença de morte estava pendurada sobre a sua cabeça. Se você houvesse morrido nessas condições você terminaria no inferno, a moradia eterna dos iníquos. Porém Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio a este mundo, viveu como homem e tomou nossos pecados sobre Ele mesmo e morreu em nosso lugar na Cruz. Por meio deste sacrifício e Sua ressurreição dentre os mortos a promessa de vida eterna tornou-se disponível para você.

Para aceitar este presente você teve que render a sua vida a Cristo. Quando você deu as costas aos pecados do passado, Cristo recompensou sua dor por tais ações com um perdão completo. Uma mudança radical tomou lugar na sua natureza. Agora os desejos dos prazeres pecaminosos deste mundo se foram e no seu lugar há um grande desejo por conhecer mais de Deus.

Então daqui para onde eu vou?

Deus está ansioso para guiá-lo mais profundamente e satisfazer o seu desejo por coisas espirituais. Enquanto você O segue, você logo irá descobrir que ser um Cristão comprometido é viver uma vida mais completa.

É vital que você se comunique com Deus regularmente. Isto inclui estabelecer diariamente um tempo devocional onde você possa estar a sós com Ele.  Faça um planejamento em iniciar e finalizar cada dia conversando com Deus e deixando que Ele fale com você também.

Por que estes momentos íntimos ou devocionais são tão importantes? Se você tiver um amigo íntimo, é porque você fez um esforço em manter-se em contato um com o outro. Você sabe que se não o fizer em pouco tempo irão separar-se um do outro. O mesmo acontece com a sua relação com Jesus Cristo. E já que o seu destino eterno depende de seu relacionamento com Ele, você deve ter certeza que nunca se apartará d’Ele. Quase sem exceção, aqueles que regressaram ao mundo, demonstraram primeiro ter deixado que a sua vida devocional se desvanecesse e morresse. Então estabeleça um padrão consistente de devoção diária agora mesmo!

Como eu posso fazer isso?

Primeiramente, se você não tiver uma Bíblia, você precisa obter uma o mais rapidamente possível. Nós recomendamos uma Bíblia com concordância bíblica. A Bíblia é a Palavra de Deus e irá formar uma parte decisiva para a sua alimentação espiritual. Você irá constatar que este livro é útil como uma base para o seu primeiro mês de tempo de intimidade com Deus. Busque os versos dados e leia-os com devoção, pedindo a Deus para que o ajude a entender  Sua mensagem para você.  Quando você terminar, ponha-se de joelhos e ore. Deus está interessado profundamente em tudo que concerne a você, então embrace-O diariamente e comunique-se com Ele livremente.

Enquanto você esquadrinha estas páginas, você irá cobrir um vasto campo. Tome tempo para meditar nos assuntos preparados. Se você tiver outras perguntas sobre um assunto em particular, pergunte ao seu pastor, a outro Cristão ou escreva-nos e iremos fazer todo o possível para ajudá-lo.

Se você utilizar este guia durante suas devoções matinais, talvez você queira começar a ler o Novo Testamento no seu tempo devocional a noite. Siga a sua leitura com oração e adoração a Deus por haver estado com você durante o dia. Você irá apreciar profundamente estes momentos especiais com o Senhor.

Nos meses que estão por vir use a admoestação deste livro para checar-se a si mesmo ocasionalmente. Então, enquanto você determina permanecer perto de Cristo, Ele o ajudará até o dia que Ele o chamará para Casa!

DIA UM

Como orar?

A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos. – Tiago 5:16

Oração é comunicação com Deus. Qual é sua importância? É importante para a sua vida espiritual tanto quanto respirar é para a sua vida física. Enquanto a respiração é um processo involuntário, a oração é algo em que você deve aplicar um esforço. Satanás vai tentar evitar que você ore. Ele vai fazer você se sentir cansado, ele vai distraí-lo e lhe dirá que não é necessário. Mas é necessário, sim!

Então como você pode falar com Deus? Quando for possível, ore em voz alta. Isto lhe ajudará a evitar distrações e lhe lembrará que está conversando com um ser real. Seja respeitoso, mas não tenha medo de expressar seus sentimentos mais profundos. Agradeça a Ele pelo que Ele tem feito em sua vida. Peça a Ele para que o guie e o ajude a escutar o que Ele tem para lhe dizer. Permita-Lhe saber que ao fazer as suas petições você só quer a Sua perfeita vontade. Ore por aqueles que você conhece e que precisam salvação ou que tenham outras necessidades urgentes. De novo, louve a Deus por responder orações e cumprir Sua palavra.

Enquanto você cresce no Senhor, você vai ver os benefícios de permanecer em um contato íntimo com Ele o dia inteiro. Você vai perceber que mesmo que não O veja ou O ouça com seus sentidos físicos, Ele é tão real como qualquer outra pessoa que tenha conhecido. E você verá que Ele responde suas orações de uma maneira miraculosa!

Versículos Relacionados

Mateus 6:5-13;  João 15:7; 1 Tessalonicenses 5:17; Tiago 5:17,18; 1 João 5:14,15

DIA DOIS

Alguém está no seu caminho . . .

Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. – 1 Pedro 5:8

Sim, você foi liberto. Você está em uma corrida para o Céu. Porém isso não significa que seu inimigo abandonou as esperanças de enlaçá-lo. De modo algum! Satanás sabe que a cada passo que você dá em direção a Jesus, vai tornando-se ainda mais difícil para ele te alcançar. Ele o quer de volta e você pode estar certo de que ele está trabalhando horas-extras para tentar conquistar seu objetivo.

Pedro nos adverte aqui para sermos sóbrios e vigilantes. Ser sóbrio significa manter a calma. Não tome nenhuma decisão repentina. Se você está enfrentando uma situação difícil, pare e ore sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Então seja vigilante. Você sente perto o rugir desse leão? Essa situação está aproximando você mais de Deus ou o está distanciando d’Ele? Parece ser como alguma coisa que o inimigo planejou para enredá-lo? Mantenha-se vigilante quanto às suas táticas. Esteja atento, pois ele não desistirá por nada de seus intentos em alcançá-lo e devorá-lo.

Lembre-se disto: Jesus está realmente interessado em vê-lo atravessar este mundo em segurança até o outro. Quando você perceber que Satanás o está conquistando, clame ao Senhor! Determine que você não vai diminuir o seu passo ou voltar atrás. Aprenda a deixar o leão comendo poeira.

Versículos Relacionados

1 Coríntios 10:13; Tiago 4:7; Judas 24,25

DIA TRÊS

De que maneira tudo isto vai terminar?

As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem,são as que Deus preparou para os que o amam. – 1 Coríntios 2:9

Algumas pessoas muitas vezes zombam dos Cristãos por causa da sua esperança após a morte. Eles dirão, “O Céu é um mito! Por que você não deixa essas coisas de religião e apenas se diverte?” O que eles não entendem é que não existe outra forma de viver que não seja a de um verdadeiro Cristão. Mesmo que não houvesse vida depois disto, ainda assim faria sentido seguir a Cristo. Mas nós sabemos que o mesmo Jesus Cristo que nos deu esta vida maravilhosa aqui também nos prometeu que ainda há mais no futuro. E já que Ele cumpriu completamente Suas promessas nesta vida, temos certeza que as promessas do Céu também serão cumpridas.

Através dos anos, um incontável número de pessoas entraram no Céu pela porta da morte. Porém os crentes de nossos dias podem ter a oportunidade de deixar este mundo sem morrer! Como? Profecias na Bíblia nos mostram que o arrebatamento da Igreja logo sucederá. Em um instante, os verdadeiros crentes irão levantar-se com corpos glorificados para encontrar ao Senhor no ar. Incrível? O Cristão que já experimentou que as promessas da Bíblia são verdadeiras não tem nenhum problema em crer. Aqueles que se negam a crer serão deixados para trás e lerão nos jornais sobre isso. Então esteja pronto e vigilante!

Versículos Relacionados

João 14:2,3; 1 Coríntios 15:51; 1 Tessalonicenses 4:13-18; 5:1-6; Apocalipse 21 e 22

DIA QUATRO

E sobre os meus amigos?

Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? – 2 Coríntios 6:14

Como Cristão você tem um propósito duplo. A sua primeira prioridade é fazer do Céu a sua casa eterna. A segunda é a de encorajar a outros a fazer o mesmo. As pessoas vão tentar impedi-lo de fazer ambas as coisas. Eles vão tentar desviá-lo do caminho do Céu. E eles não responderão ao seu testemunho como você gostaria que o fizessem.

Então o que isso tem a ver com seus velhos amigos? Tudo! Sim, você quer desesperadamente que seus amigos de antes tornem-se Cristãos. Mas o problema é que passar muito tempo com eles pode trazer fortes tentações em sua caminhada. Como você pode conciliar esse conflito? Tome uma posição firme! Deixe claro para seus amigos que você é um Cristão, que a sua vida mudou, e que você não irá fazer nada que possa torná-lo indigno do Céu. Se eles respeitarem sua decisão, ótimo! Ore para que o Senhor o use à Sua maneira para alcançá-los. Porém se eles o oprimem, o desamparam, ou o induzem a pecar, afaste-se deles. Ore por eles, mas seja bem cauteloso para não colocar-se em situações que possam induzi-lo a arruinar  seu testemunho. Fazendo isto, você irá trabalhar a favor dessas duas situações.

Versículos Relacionados

Amós 3:3; 1 Coríntios 10:20,21; 2 Coríntios 6:15-17; Efésios 5:11,12; 1 Pedro 4:3-5

DIA CINCO

Devo ou não devo?

Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas. – Provérbios 3:6

A vida é uma série de decisões. Você precisa tomar decisões em tudo, desde o que você vai comer no café da manhã até com quem você vai se casar. Como você pode saber se está tomando a decisão correta?

Realmente não faz nenhuma diferença se você vai comer pão torrado ou sem torrar. Porém outras decisões do dia a dia podem ter efeitos em longo prazo, especialmente quando são coisas grandes como o casamento, profissão, ou onde você vai morar. O que você precisa é de alguém que conheça tudo sobre você e suas necessidades, que possa compreender a situação neste momento e ver além, no futuro. Você precisa de Deus!

Mas Ele realmente se importa com os detalhes da sua vida? Você pode ter certeza que sim, Ele se importa! Ele lhe dará as direções corretas no seu caminho sempre que você desejar. E aqui é onde o problema se desenvolve. Muitos Cristãos falham em seguir a vontade perfeita de Deus para suas vidas porque não perguntam a Ele, ou porque eles não têm o desejo de fazê-lo, ou são muito impacientes para esperar que Ele os guie. Pense sobre estes três pontos: você precisa perguntar, precisa querer fazer a vontade de Deus e precisa ser paciente. Se existe uma dúvida sobre alguma decisão, mantenha-se firme! Dê a Deus o benefício da dúvida e espere até que Ele esclareça sobre qual direção você deve seguir. Lembre-se: Deus nunca está confuso e Ele nunca se atrasa!

Versículos Relacionados

Salmos 32:8; 48:14; 73:24; Isaías 58:11; Romanos 12:2; Tiago 4:13-15

DIA SEIS

Não caminhe sozinho!

Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia.– Hebreus 10:25

Você está em uma posição difícil. Satanás está gritando ao seu ouvido para que você se renda e volte ao pecado. Você não quer fazer isso, mas está sozinho e pode sentir que sua decisão tende a debilitar-se. Você faz uma oração, e alguma coisa lhe diz para pôr-se em contato com algum outro Cristão. Ao pegar o telefone, Satanás escarnece com “Qual é o problema? Você não pode depender de si mesmo? Não faça a ligação, resolva isto por si mesmo.”

Faça a ligação! Deixe que um companheiro Cristão saiba que você precisa de suporte. Há força em números e Satanás sabe disso. Se ele pode isolá-lo, as chances de Satanás são muito maiores. Mesmo o grande reformador da Idade Média, Martinho Lutero, disse que ele teve suas piores tentações quando estava sozinho. Ele havia aprendido o valor da amizade com outros crentes que pensavam o mesmo.

Alguns pensam que podem adorar a Deus por sua própria conta e não precisam ir à Igreja. Mas isso não é o que a Bíblia nos diz! Como Cristãos nós somos o corpo de Cristo. E este corpo é uma unidade total, não pedaços espalhados! Então aproveite o benefício do privilégio de ser parte deste corpo. Você não somente vai receber forças e estímulo, como também poderá oferecer o mesmo a outros.

Versículos Relacionados

Eclesiastes 4:9-12; Romanos 12:5; 1 Coríntios 12:12-27; Efésios 1:23; 4:14-16

DIA SETE

Provas e Tentações

Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória na revelação de Jesus Cristo. –  1 Pedro 1:7

“Já que você foi tentado a fazer isso, você pecou e separou-se do relacionamento com Deus.” Satanás lhe disse este velho chavão? Quando ele o fizer mande-o para longe dizendo-lhe que você não está interessado nas suas mentiras. A tentação não é um pecado. Entregar-se à tentação, isso sim é pecado. O que você está enfrentando é uma prova para sua fé.

As provas o enfrentam face a face com todos os tipos de tentações, e elas não são fáceis de suportar. Mas se você mantiver seus olhos no Senhor e se determinar a depender d’Ele em vez de render-se a Satanás, você triunfará. A sua fé será fortalecida. E você estará mais preparado para enfrentar outras provas no futuro.

Quando situações difíceis chegarem em seu caminho, é natural querer evitá-las a todo custo. Porém lembre-se que o que pode parecer uma maneira fácil de resolver o problema não é necessariamente a forma correta. Quando você for tentado, o caminho de menor resistência é o de render-se. E quando Deus está tentando ensinar-lhe algo, é fácil querer resolver a situação com as próprias mãos e perder o benefício que você poderia ter recebido. Então quando as nuvens se aproximarem, ore! Peça a Deus que o afaste do pecado e lhe ensine o que você precisa aprender. Então segure Sua mão ainda mais forte e persevere! Ele o ajudará.

Versículos Relacionados

Hebreus 12:5-11; Tiago 1:12-15; 1 Pedro 1:6-9; 4:12-19

DIA OITO

Lutando com o rancor . . .

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoar as vossas ofensas – Mateus 6:14,15

Você tem certeza que os seus amigos o menosprezam. Ou talvez o seu pai lhe bate. De pequenas irritações à abuso físico, todos nós enfrentamos circunstâncias que requerem perdão. E cada situação demanda uma nova decisão.

O astuto inimigo da sua alma se deleita em ajudá-lo a guardar rancor. Por que? Porque ele sabe que para que você receba o perdão, terá que perdoar os outros. Deus o perdoou quando Ele o salvou, e você continua a precisar do Seu perdão pelas decisões imprudentes, palavras inapropriadas e outros erros que comete. Em troca, Deus espera que você perdoe aqueles que o machucaram.

Isto é fácil? Não. É muito difícil! A reação natural é querer vingar-se. Ou talvez alguém o machucou tão profundamente que o perdão parece ser impossível. Então como você pode conseguir um coração perdoador? Talvez você  tenha que orar honestamente a Deus para que Ele lhe dê um espírito de perdão. E algumas vezes mais orações têm de ser feitas para manter esse espírito perdoador.

Mas lembre-se que vale a pena. Perdoar o libertará da amargura que Satanás implanta no seu coração. E eventualmente, perdoar o ajudará a ganhar a vida eterna. Faça da amargura um instrumento inútil do inimigo, buscando em Deus um coração perdoador.

Versículos Relacionados

Mateus 18:21,22,35; Marcos 11:25,26; Lucas 23:34

DIA NOVE

Mantenha-se alerta com o caminhão de lixo!

Não porei coisa má diante dos meus olhos. – Salmo 101:3

Se você olha pela janela e vê que o caminhão de lixo está por esvaziar sua carga no jardim de sua casa, você sairia correndo. Você deixaria bem claro ao condutor que esse lixo não é bem-vindo no seu jardim.

Satanás tem toneladas de lixo nos quais ele quer te enterrar. Se ele pode fazer com que você aceite uma carga, ele sabe que ganhou um ponto de apoio na sua vida. Já que a sua meta é sua total destruição espiritual, você tem que fazer um esforço para mover-se decisivamente quando o caminhão dele se aproximar.

De que é que estamos falando? Seus olhos, ouvidos e pensamentos são os alvos de Satanás. Ele o tentará diariamente para olhar ou ler coisas que não estão de acordo com a santidade. Ele tentará colocar música ou conversações no seu ouvido que o afastem de Deus e o aproximem do mundo. Ele tentará direcionar seus pensamentos para qualquer tipo de assuntos que ele sabe que entristece o Espírito Santo e satisfaz a carne. Então determine que você não será manchado pelo lixo do diabo. E se você tiver alguma dúvida se algo é lixo ou não, não se arrisque – afaste-se dele. Ore para que você tenha discernimento do que é bom e do que é prejudicial.

Esteja atento, pois é muito fácil andar despercebido de pouca sujeira, e antes que você perceba já estará pegando mais e mais. Trace uma linha para a santidade na sua vida e mantenha-a!

Versículos Relacionados

Salmo 119:37; Isaías 33:15; Mateus 5:29; Tito 2:12; 1 Pedro 2:11; 1 João 2:16

DIA DEZ

Quando estiver temeroso . . .

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus: eu te esforço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. – Isaías 41:10

O temor é um tirano impiedoso, e provavelmente não deixará de se aproximar só porque você deu sua vida a Deus. Mas lembre-se, você agora está do lado vencedor! E Deus tem as armas que você precisa para poder sair vitorioso de uma luta com este inimigo.

Então… como você vai lutar contra o medo? Bom, comece pedindo coragem a Deus. Ele não falhará em provê-la. No Salmo 138:3 diz que quando pedimos ao Senhor, Ele nos fortalece. Busque na sua concordância bíblica outros versículos da Bíblia relacionados com coragem e confiança. Escolha o seu versículo favorito, escreva-o e coloque-o onde o possa ver com facilidade. Você descobrirá que Suas promessas dão firmeza às suas decisões! Tente estar em contato com outro amigo Cristão e explique-lhe o que está enfrentando. Peça ao seu amigo para orar com você e por você. Tome nota da vitória que Deus lhe dá na batalha, e agradeça-Lhe por isso.

Deus necessariamente não nos liberta instantaneamente do problema ou prova quando vem ao nosso caminho. Algumas vezes lutar é bom para nós – de que outra maneira poderíamos nos desenvolver espiritualmente? Então não tenha medo da luta, mas lembre-se que Deus promete estar conosco, fortalecer-nos, e proteger-nos. Se Satanás pode fazê-lo sentir tão temeroso a ponto de você se render com suas armas e correr, ele vence. Não deixe que ele faça isto!

Versículos Relacionados

Salmo 56:3; Isaías 26:3; João 14:27

DIA ONZE

Mas não me sinto o mesmo

Porque andamos por fé, e não por vista. – 2 Coríntios 5:7

No começo, quando você foi salvo, a emoção de ter sido liberto o fazia andar nas nuvens. Mas depois de um tempo, os seus pés tocaram a terra de novo. Talvez você tenha dito a si mesmo: “O que é isto? Já não sou mais um Cristão? Fiz algo errado? Talvez não tenha sido real. Talvez tenha me animado por nada. O que faço agora?” O que você faz agora é aprender o que significa caminhar por fé e não por vista.

Sim, seria maravilhoso se você pudesse sempre viver no topo da montanha sem preocupações ou inquietudes e constantemente satisfeito. Porém, entre agora e o dia em que chegar ao Céu, você terá que passar por alguns vales. E nesses vales, através da tempestade e escuridão, você aprenderá as mais valiosas lições. Aprenderá que Jesus está sempre presente, mesmo quando você está cercado de espessa neblina e parece que foi esquecido. À medida que passa por cada vale, vai ganhando forças que a vida no topo de uma montanha não lhe poderia dar.

Então não fique temeroso quando os sentimentos se forem por um tempo. Deus está testando-o. Deus está fortalecendo-o. Não se entregue à dúvida, por menor que seja, pois se o fizer, irá crescer e poderá dominá-lo completamente. Aprenda a dizer, “Deus, eu quero confiar no Senhor e no Seu cuidado por mim, mesmo quando não posso sentir ou ver nenhuma evidência da Sua presença.” Ele nunca o abandonará.

Versículos Relacionados

2 Reis 6:14-17; Salmos 23; 56:3; Mateus 14:25-31; Hebreus 11:1

DIA DOZE

Separando-se da multidão

Saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei. – 2 Coríntios 6:17

Muitos Cristãos confessos tem tentado segurar o Senhor com uma mão e o mundo com a outra. Mas, sinceramente, isso não funciona. Você não pode se vestir como o mundo, agir como o mundo, falar como o mundo, e fazer tudo que o mundo faz e ainda ser um verdadeiro Cristão. Não! Ser um seguidor de Jesus Cristo é renunciar ao mundo e segurar a bandeira de uma postura revolucionária e viver em oposição total à iniqüidade que o rodeia.

Se você estiver pensando que isso não é fácil, você tem razão. Enquanto o Senhor lhe dá poder para viver uma vida santa neste mundo, você tem que se prevenir contra as tentações que o levam a comprometer-se com o mundo. Você tem que decidir que sua prioridade é estar preparado para a sociedade no Céu. Quando as pessoas o culpam ou o pressionam para relaxar e fazer o que os outros estão fazendo, lembre-se que o caminho Cristão não é algo do que se envergonhar. Você escolheu o mais elevado caminho de santidade, integridade, abnegação, virtude, amor e paz. Então mesmo que nem sempre seja fácil, pelo menos você está no caminho correto.

À medida que você vai se separando da multidão, terá dois resultados positivos: você será a luz para aqueles que estão perdidos e buscando por um caminho melhor e você também estará agradando a Deus. Então aceite o desafio com um sentido de vitória!

Versículos Relacionados

João 17:14-16; 1 Coríntios 15:33; 2 Coríntios 6:14-18; Efésios 5:11,12

DIA TREZE

Quem está falando comigo?

As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem. – João 10:27

Na maior parte da sua vida você não teve nenhum problema para saber quem está falando com você. Geralmente você tem um rosto para olhar, e mesmo que não tivesse, as vozes importantes na sua vida sempre foram fáceis de reconhecer.

Então você se tornou um Cristão. Agora existem duas vozes muito importantes na sua vida. Mas você não pode ver os rostos de nenhuma das vozes, e ainda pode achar difícil distingui-las. Especialmente porque uma delas às vezes tenta fazer você pensar que é a outra voz. Então quem está falando com você: Deus ou Satanás?

Não se desespere! É possível distinguir qual é a voz, mesmo que Satanás esteja imitando a Deus. Primeiramente, Deus nunca irá dizer-lhe para fazer algo contrário a Sua palavra. Então se você estiver incerto, pegue a sua Bíblia. Considere os resultados ao seguir essa voz. Aceitar essa sugestão o aproxima da santidade? Irá impedir ou melhorar seu serviço e relacionamento com Deus? Está mais para abnegação ou para indulgência?

Considere também o tom da voz. A voz de Satanás pode chegar a ser bem irritante. Ele o empurra e o cutuca, ele se repete a si mesmo, e algumas vezes recorre à intimidação, chegando a gritar. Mas Deus usa uma voz calma. Ele não martela sobre Seu ponto ou usa argumentos. Ele guia aos Seus com uma voz firme porém gentil e com amor. E ninguém que seguir essa voz será desviado!

Versículos Relacionados

João 8:44; 10:1-15; 2 Coríntios 11:14; 1 Timóteo 4:1

DIA QUATORZE

Quando você precisa de ajuda…

Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e guia-me pela vereda direita. – Salmo 27:11

Tempo de pânico! Você está enfrentando uma situação e não sabe o que fazer. Onde você pode receber ajuda?

O primeiro lugar a buscar é na Bíblia. Deus prometeu que Sua Palavra será uma luz no nosso caminho. Mas talvez você não possa encontrar um versículo para ajudá-lo. Então, o que fazer? Os ministros são uma forma primordial de ajuda, pois sua responsabilidade é guiar o Povo de Deus. Talvez o seu professor da Escola Dominical possa ajudá-lo, ou busque ao seu redor pessoas que demonstrem que caminham próximas de Deus. Compartilhe suas experiências e maturidade espiritual.

Algumas vezes Deus nos mostra uma direção ou ajuda através de um culto na igreja. Talvez um sermão que trate de sua necessidade, ou um verso de um cântico lhe dê a resposta. Alguém poderá estar passando por uma experiência parecida e testemunhar. Literatura evangélica também pode ajudá-lo. Leia os folhetos e revistas impressos por esta igreja.

Só uma palavra de precaução: esteja certo que a pessoa com quem conversar ou o que ler, esteja doutrinariamente correto. Se buscar ajuda em uma fonte que distorça o significado da Bíblia você poderá se confundir.

Deus não o tem iniciado no caminho ao Céu apenas para deixa-lo sem direção. Ore pedindo ajuda e leia a Palavra de Deus. Depois busque Sua direção.

Versículos Relacionados

Salmos 37:37; 48:14; 119:105; Filipenses 1:6

DIA QUINZE

O poder da adoração

Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco. – 1 Tessalonicenses 5:18

Sim, aí está claramente. Dar graças em tudo. Nós não encontramos nenhuma autorização na Bíblia para escolher quais são as circunstancias da vida em que nós iremos agradecer a Deus! As experiências que vem no nosso caminho não são maçãs em uma cesta que podemos escolher e dizer, “Esta está boa. Eu vou louvar a Deus por isto, mas não por aquilo.” E vamos levar isto ainda mais adiante. O escritor deste versículo em Tessalonicenses não está dizendo para dar graças apenas quando as provas terminam. Não, devemos fazê-lo no mesmo momento em que as coisas estão quentes. Sem esperar até que saibamos os resultados.

Mas não se desanime e diga: “Isso é impossível!” Lembre-se que você tem colocado sua confiança no Todo-poderoso. E como filho de Deus nada chega a sua vida por acidente. Pense nessas palavras em Romanos 8:28, “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por seu decreto.” Quando você reconhece a extensão da palavra “em tudo” você começará a ver as possibilidades para louvar em todas as situações. Provas Deus pode usá-las para ensinar-lhe a depender d’Ele. Tristeza? Pode dar-lhe uma nova empatia por aqueles que estão machucados. Estressado? Deus talvez queira que você aprenda que quando a vida está cheia de pressões, Sua força está à disposição.

O que faz com que uma experiência seja válida é o que Deus é capaz de fazer através dela. Então agradeça a Deus por tempos bons, e agradeça a Ele quando chegarem os problemas. Há poder na adoração!

Versículos Relacionados

Salmos 34:1; 35:28; Hebreus 13:15

DIA DEZESSEIS

Corrigindo o errado

Por isso procuro sempre ter uma consciência sem ofensa, tanto para com Deus como para com os homens. – Atos 24:16

Não há nada como o sentimento de saber que seus pecados foram perdoados. Você se alegra ao saber que se fosse morrer hoje, poderia enfrentar a Deus em paz. No entanto como enfrentar seu próximo? Que fazer com aqueles que você machucou de alguma forma? Você tem alguma responsabilidade em corrigir as coisas erradas do passado?

Sim, Deus espera que você revise sua vida e faça restituição em todos os casos em que for possível. “O que? Você quer dizer que eu tenho que devolver aquela chave inglesa que peguei emprestada de um vizinho anos atrás? Você quer dizer que eu tenho que fazer um cheque por aquela janela que quebrei? Claro que eu não tenho que procurar meu antigo chefe e dizer-lhe que marquei mais horas além das que realmente trabalhei! E dizer ao meu chefe atual que roubei um telefone dele antes de ter sido salvo? Ele irá me despedir!” Você quer ir ao Céu? Então faça como Deus o direciona nessa área.

Que tipo de testemunho seria para o pecador se você dissesse que Deus o transformou em uma pessoa honesta, mas não, você não irá devolver o dinheiro que roubou dele? Ele o chamaria de hipócrita, e quem o poderia culpar? É muito melhor ir até ele e dar-lhe o dinheiro enquanto você lhe diz como o Senhor o salvou. Não somente a sua consciência está tranqüila, mas você também lhe deu um testemunho poderoso do cristianismo.

Versículos Relacionados

Levítico 6:2-5; Ezequiel 33:14,15; Mateus 5:23,24; Lucas 19:8

DIA DEZESSETE

Ficando em cima

Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor. – Salmo 31:24

Vamos ser realistas! Você vai ter alguns dias ruins. Isso acontece! Então como é que você pode estar por cima quando o desânimo chega e sair desta situação torna-se difícil? Felizmente, Deus não o deixou sem uma resposta. De fato, Ele nos deu a resposta dezesseis vezes na Bíblia. Veja você mesmo, “Esforçai-vos” aparece dezesseis vezes! Aparentemente Deus quer impressioná-lo com esta mensagem. Não deixe que o desânimo o domine!

Vamos ser específicos. Se estivermos desanimados, precisamos fazer alguma coisa ativa para animar-nos a nós mesmos. Podemos começar pedindo a Deus por Sua ajuda. Nós podemos seguir em frente, adorando-O por amar-nos. Nós podemos dizer, “Obrigado, Senhor” porque Ele prometeu realizar todas as coisas para o nosso bem. Temos que acreditar que Ele pode e irá ajudar-nos a superar tudo.

Consiga uma concordância bíblica e procure as passagens onde a expressão “Esforçai-vos”, aparece. Cante algum dos seus cânticos favoritos. Pregue para si mesmo um bom sermão a respeito do assunto: ânimo. Faça uma declaração deliberada e em voz alta que você não se desanimará e imediatamente agradeça ao Senhor por algumas das bênçãos que recebeu. Imagine que você vê a Cristo intercedendo por você no Céu – Ele está, você sabe. Veja Hebreus 7:25

Então se você se encontrar em um desses momentos de desânimo, não fique aí. Deus está estendendo a Sua mão. Segure-a e Ele o ajudará!

Versículos Relacionados

Isaías 41:10; Filipenses 4:13; 1 Pedro 5:7

DIA DEZOITO

Avançando mais profundamente...

Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo. – 1 Pedro 2:2

Um bebê saudável recém-nascido tem fome, assim como um Cristão saudável recém-nascido. É tão automático para um novo Cristão ter desejo de Deus como para um recém-nascido ter desejo de leite. E Deus satisfará a sua fome. Cada dia você terá novas experiências de aprendizado que irão ajudá-lo mais a saber como viver como um Cristão.

Além das lições diárias, Deus tem duas experiências mais definitivas para você. Juntamente com a salvação, estas constituem o fundamento para sua vida Cristã. Quando Deus o salvou, Ele perdoou todos os pecados que você havia cometido. E Ele o tem ajudado a viver vitoriosamente.

A experiência seguinte é chamada de santificação. Por causa do pecado de Adão e Eva, todos nascemos com uma natureza pecaminosa. Quando Deus o santifica, Ele cobre o seu coração novamente com o sangue de Jesus, e tira essa natureza pecaminosa. Ele faz o seu coração santo e limpo. Então seu coração está pronto para receber o batismo do Espírito Santo. Quando você recebe essa experiência, o Espírito Santo passa a viver no seu coração. Ele lhe dá o poder de testemunhar a outros, e lhe ensina, guia e conforta.

Com estas três experiências, você tem as ferramentas para servir a Deus e resistir a Satanás mais efetivamente. Continue desejando mais de Deus. Ore para que Ele o faça um recém-nascido sedento de Deus. Então Ele satisfará sua fome.

Versículos Relacionados

João 14:26; 17:15-17; Hebreus 13:12; Atos 1:8

DIA DEZENOVE

Fé contra a razão

Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus. – 1 Coríntios 1:18

Nós vivemos em um mundo onde a habilidade dos homens para pensar tem sido exaltada até os Céus. Neste século temos visto uma expansão fantástica dos empreendimentos nas várias ciências. Junto com esses avanços ocorreu uma mudança significativa nos valores morais. Por causa destas mudanças, o Cristianismo tem sido rotulado como fora de moda e um obstáculo para o progresso da humanidade. Os crentes são desprezados por sua “fé cega” e pontos de vista conservadores.

Mas se todos os problemas que tem acometido a humanidade fossem apenas algo que lemos nos livros de história, alguém poderia argumentar a favor da supremacia da razão. Mas pegue um jornal e você logo verá que este mundo está em um estado pior do que já esteve. Alguém poderá dizer: “O homem ainda o resolverá!” Você acredita nisso? Então continue sonhando!

Quanto ao Cristão, ele está firmado em uma fundação firme – uma fundação que foi colocada por ninguém menos que o próprio Criador do Universo. Sim, nós seguimos as palavras do Livro que tem milhares de anos. E sim, nós acreditamos em milagres. Nós temos visto vidas arruinadas que foram restauradas, famílias separadas que foram reunidas, viciados em drogas instantaneamente libertos, e cânceres que foram curados. Como? Pela razão? Não, pela fé em Deus! Então vamos deixar que a razão tome o seu lugar e não pedir nenhuma desculpa por sua fé no Deus vivo.

Versículos Relacionados

Romanos 3:3,4; 2 Timóteo 3:7-9; Hebreus 10:38; 11:1,3,6

DIA VINTE

O amor é prático…

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros. – João 13:35

Você se lembra de como sentiu o amor de Deus quando Ele o salvou? Junto com esse sentimento do amor de Deus por você, você sentiu amor pelos outros. Espalhar esse amor é parte do seu chamado como Cristão. Mas como você compartilha e espalha este amor?

Muitas vezes, pequenas ações demonstram melhor o amor de Deus. Talvez um amigo esteja com problemas e precisa de um bom ouvinte. Ou talvez você conheça uma pessoa idosa que gostaria que a levasse ao mercado ou um amigo que está doente e precisa que lhe levem uma comida pronta. Fazer amizade com uma nova pessoa na sua classe pode demonstrar amor, e certamente um sorriso pode ajudar um amigo que está desanimado.

Seus colegas verão o amor de Deus na forma como você age na escola ou no trabalho. Você é confiável? Chega na hora? É honesto e paciente? Você tenta ser atento com os outros? Mesmo que essas coisas possam parecer sem conexão, ajudam os outros a perceber que Deus está em você.

A sua família também observa sua vida. Eles vêem a diferença que a salvação faz na maneira como você vive e se relaciona com eles. Um esposo ou uma esposa vê o amor de Deus em um companheiro generoso. Os filhos vêem que você tem um interesse consistente neles. E os pais vêem uma criança obediente.

Demonstrar o amor de Deus é algo prático. Quanto mais o fizer, mais perceberá as oportunidades de fazê-lo novamente. E se torna mais fácil na medida em que o vai fazendo. Todos os dias nós temos as oportunidades de demonstrar o amor de Deus a alguém. Então olhe ao seu redor e esteja atento para as pequenas oportunidades.

Versículos Relacionados

João 15:12; 1 Tessalonicenses 3:12; 1 Pedro 1:22

DIA VINTE E UM

O que acontece quando você se involver em problemas?

Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo. – Filipenses 1:6

Você faz alguma coisa e instantaneamente percebe que não estava correto. O Senhor o faz ver que ficou insuficiente para satisfazê-Lo e você sabe que Ele não se agrada com o que você fez. Mas o inimigo o leva mais adiante. Ele lhe grita no ouvido: “Desista! Olhe só o que você fez. Você não pode ser um Cristão vitorioso. É melhor que você pare agora mesmo!” Não o ouça!

Lembre-se que o inimigo está pronto para te levar para o inferno. Se ele pode fazê-lo parar de tentar seguir em frente por causa de alguma coisa que você fez e que não deveria ter feito, então ele teve uma grande vitória. No entanto, o Senhor quer que você vá para o Céu. Ele é um Deus misericordioso e Ele trata com cada um de nós individualmente. Ele olha nosso coração e vê se seus motivos são corretos. Ele sabe se você tem um propósito honesto em servi-Lo. Ele também conhece quando você está se esforçando ao máximo e Ele lhe avisará se não o estiver fazendo.

É importante ir diante do Senhor com um coração honesto e pedir a Ele que o perdoe. Diga-Lhe que você quer estar seguro de que o seu relacionamento com Ele está em ordem.

Já que somos filhos de Deus e, como nosso Pai, Ele irá nos corrigir e castigar. Esforce-se para ser sensível aos sinais que indicarem que você O entristeceu. Então seja rápido em prestar atenção à Sua correção e peça por Sua ajuda para agir melhor da próxima vez. Ele é um Pai paciente e se alegra por cada vitória que alcançamos.

Versículos Relacionados

Salmo 138:8; Filipenses 4:13; Hebreus 7:25; 1 João 2:1; Judas 24

DIA VINTE E DOIS

O meu passado não me deixa em paz!

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus. – Filipenses 3:13,14

Os fracassos, imagens que voltam muitas vezes a aparecer na sua mente, as experiências que você gostaria de poder esquecer, os momentos escuros do seu passado que agora o enchem de vergonha - como é que você pode se livrar da tirania do ontem sobre o hoje? Como é que você pode perdoar-se a si mesmo pelo que fez?

Primeiramente, perceba que Satanás adora implantar essas imagens na mente do Cristão. Ele se deleita em relembrar o passado com a esperança que ele possa voltar a levar-nos à escuridão que deixamos para trás. E algumas vezes nós jogamos o seu jogo ao aceitar essas imagens e dizer: “Sim, aquilo foi muito ruim. Agora vamos ver esta outra coisa …”  Esqueça! Quando ele se aproxima esperando trazer o passado, dê-lhe imagens que mostram você entregando sua vida a Deus – e siga em frente!

Quando a sangue de Jesus limpou seus pecados, o seu registro ficou completamente limpo. Você pode ter certeza que não é Deus quem atormenta  sua mente com as falhas do passado. Então resista em pensar sobre coisas que não podem ser mudadas e concentre-se em fazer com que suas ações de hoje sejam agradáveis ao Senhor.

Versículos Relacionados

Salmos 103:10-12; Miquéias 7:18,19; Hebreus 10:17

DIA VINTE E TRÊS

Este mundo não é seu lar!

Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. – Hebreus 11:10

Abraão é uma das figuras centrais da história do Antigo Testamento. Por causa do seu exemplo de confiança e segurança completa em Deus, ele é referido como o pai da fé. Nós todos faríamos muito bem em imitá-lo.

Ele era um homem rico, mesmo assim ele se diferenciava tremendamente da maioria dos homens ricos de nossos dias. Como? Ele não estava amarrado às suas riquezas. E ele não olhava para este mundo como sendo a sua casa. Ele se considerava um viajante nesta terra, não um residente.

É provável que você tenha sido criado com uma expectativa de fazer deste mundo a sua casa. Porém ao tornar-se um Cristão, um novo entendimento é alcançado. Você percebe que tem uma alma que nunca morre e que quer chegar no Céu. Uma coisa que pode ajudá-lo a alcançar esta meta é começar a pensar na sua casa no Céu. À medida que você faz isto, suas decisões serão baseadas nesta convicção. Você não quer fazer nada que possa impedi-lo de chegar lá. Você não se permitirá ficar tão ligado às coisas materiais a ponto de sua perspectiva do Céu ser afastada. Você vai querer estar em contato com o Céu diariamente e assim vai ser reconhecido quando chegar lá. E você animará a outros a irem ao Céu também.

Enquanto isso, você terá que fazer o melhor aqui. Dê atenção fielmente ao que precisa de atenção, mas viva com um desejo do Céu!

Versículos Relacionados

Mateus 6:19-21; Colossenses 3:2; 1 Timóteo 6:7-11; Hebreus 11:8-10, 13-16; 1 João 2:15

DIA VINTE E QUATRO

Um Deus misericordioso e  o julgamento

Porque o juízo será sem misericórdia sobre aquele que não fez misericórdia; e a misericórdia triunfa do juízo. – Tiago 2:13

O governo de Deus tem dois selos distintivos. Um é que apesar da presunção orgulhosa do homem, a justiça será feita neste mundo depravado. Deus é um Deus de julgamento. O outro é que misericórdia abundante e não merecida está disponível ao homem perdido. Deus é um Deus de misericórdia.

Você encontrou salvação dos seus pecados por causa da misericórdia de Deus. Onde uma vez você enfrentou julgamento e morte eterna, agora você tem uma esperança na vida eterna. Obrigado Senhor pela Sua misericórdia!

Mas não se esqueça do julgamento. Sim, quando você está fraco, se você cai, a misericórdia está disponível quando você pede humildemente a Deus por ela. Ele certamente o restaurará nesses tempos. Mas se você pensa em querer tirar vantagem sobre a  misericórdia de Deus e começar a viver uma vida obstinadamente contrária a Sua Palavra, você está em perigo de deixar o reino da misericórdia e entrar na escuridão do julgamento.

Alguns têm tentado convencer a si mesmos de que a misericórdia e graça de Deus cobrem toda e qualquer coisa, não importa qual seja a atitude desse crente. O julgamento é jogado para fora da porta junto com as Escrituras que o prometem. Precisamos nos esforçar em caminhar humildemente perante Deus, sempre agradecidos pela Sua misericórdia, mas nunca tirando vantagem dela. Com esse tipo de atitude, saberemos antecipadamente o significado das palavras “misericórdia triunfa do juízo.”

Versículos Relacionados

Salmo 89:14; Efésios 2:4,5; Hebreus 9:27,28

DIA VINTE E CINCO

Compromisso e abnegação de si mesmo

Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me. – Mateus 16:24

Vivemos em um mundo onde o egoncentrismo é uma atitude aceitável. Embora existam pessoas que possam admirar alguém que vive pelos outros, eles raramente seguem o exemplo, preferindo fazer parte da geração do “eu”.

Infelizmente, esta atitude se infiltrou nas igrejas. Deus é colocado como um Pai generoso esperando derramar saúde e riqueza nos Seus seguidores egocêntricos. Isto não é o Cristianismo Bíblico. Jesus Cristo chamou Seus discípulos a uma vida de abnegação própria e serviço a outros. Ele sabia que as tendências do coração humano eram para o egoísmo. Assim, Ele direcionou aqueles que O seguiam para a cruz que eles teriam que carregar.

E o que é essa cruz? A cruz é um instrumento da morte. Na sua vida significa a crucificação de si mesmo para que Cristo possa reinar sempre no seu coração. Uma vez que Ele reine ali, Ele pode usá-lo de  maneiras maravilhosas. Você será um canal de compaixão para o mundo que está machucado. Você mostrará um modo de vida para aqueles que estão a caminho da morte eterna. E você conhecerá a alegria suprema experimentada somente por aqueles que entregaram suas vidas para o Senhor.

Para que isto aconteça, você tem que tomar a decisão de levar a sua cruz diariamente. Será fácil? Não, a morte de si mesmo nunca é um processo indolor. Porém tenha certeza que você nunca se arrependerá de tê-lo feito.

Versículos Relacionados

Mateus 10:38-42; Filipenses 2:4-8; 1 João 3:14-23

DIA VINTE E SEIS

Hei! Uma batalha está ocorrendo!

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas sim contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. – Efésios 6:12

Você percebeu que ao escolher servir ao Senhor você se alistou para uma batalha? Satanás não está feliz com sua decisão em seguir a Cristo. As suas terríveis forças espirituais são diariamente colocadas contra você, na esperança que retorne ao mundo imundo que deixou para trás.

E a luta pode ser intensa! O inimigo sabe que um soldado sem experiência é mais fácil de derrotar que um guerreiro já treinado. Ele colocará pensamentos na sua mente e depois o acusará de pecar por haver pensado nisso. Ele tentará fazer a sua vida anterior parecer mais atraente. Ele não cessará por nada na tentativa de enganá-lo. Mas não tenha medo, se você está determinado a ter vitória, Deus estará ali para ajudá-lo!

Um perigo para o qual devemos estar em alerta é que por natureza, nós nos afastamos do combate. Mesmo aqueles que gostam de um combate eventual podem ficar exaustos em um combate extenso. Nós precisamos entender que a caminhada Cristã sempre vai ser uma batalha. A intensidade varia dia a dia, mas enquanto nós continuamos a avançar a caminho do Céu, encontraremos resistência. Então deixe claro na sua mente que você irá aceitar o desafio, erguer-se e lutar até que o Capitão diga que é tempo de deixar as suas armas e ir para Casa!

Versículos Relacionados

2 Coríntios 10:3-6; Efésios 6:10-18; 1 Timóteo 1:18,19; 6:12

DIA VINTE E SETE

Você está caminhando na luz?

Falou-lhes pois Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida. – João 8:12

Imagine-se a si mesmo em uma viagem para um lugar incrivelmente bonito. Entre você e sua meta existe uma jornada enganosa cheia de ciladas, caminhos confusos e bandidos perniciosos. Se voce pudesse optar, você preferiria viajar nesse caminho na escuridão ou na luz?

Claro que você preferiria o máximo de luz possível! Bem, sua viagem ao Céu vem logo depois deste tipo de caminho. Com amor, Jesus está ali para ser a sua Luz e seu Guia. Mas é vitalmente importante que você não corra adiante ou fique para trás d’Ele. Se o fizer, você se encontrará viajando em uma luz opaca, sem guia e proteção.

Como você pode ter certeza de que está caminhando na luz? Fique perto de Jesus por meio da oração e da leitura da Sua Palavra. Mantenha um estreito companheirismo com outros que também estão viajando na luz. À medida que você aprende mais sobre o que significa ser um Cristão, e amadurece espiritualmente, o Senhor irá requerer mais de você. Seja rápido em obedecer. Se pensar que sabe mais do que Deus, você vai se encontrar correndo na escuridão. E se falhar em fazer as coisas que lhe tenham sido reveladas, ficará fora da luz. É muito melhor ficar ao lado d’Aquele que dá a luz e evitar as armadilhas que aparecem no caminho!

Versículos Relacionados

Provérbios 4:18; João 12:35,36; 1 João 1:7

DIA VINTE E OITO

Crescendo com Deus

Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. –  2 Pedro 3:18

Alguma vez você já viu uma criança se esticar quando mede sua altura na parede? Oh, como ela luta para ser um pouquinho mais alta! “Como posso fazer-me crescer?” ela se pergunta. Um adulto sábio lhe explicaria, “Você não pode! O crescimento leva tempo. Porém o que você pode fazer é: comer boa comida, fazer exercícios e alegrar-se em ser uma criança. Você vai crescer bem rápido.”

Como um Cristão novo, talvez você encontre-se pensando do mesmo jeito que essa pequena criança. Como você pode crescer espiritualmente? Bem, a questão é que você não pode se tornar um Cristão maduro da noite para o dia. Ao fazer o seu melhor em seguir a Deus, Ele cuidará do seu crescimento. A Sua Palavra promete, “Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6). Descanse confiante de que quando Cristo vive em você o crescimento ocorrerá. Talvez você não perceba, mas um recém-nascido também não percebe. Mas veja como essa criança se desenvolve rapidamente!

A sua parte não é complicada. Apenas preste atenção para que você não coloque nenhum impedimento ao trabalho de Deus na sua vida. Aceite o que cada momento traz, seja bom ou não, como sendo somente o que Ele sabe que você necessita para o seu crescimento neste momento. Alimente-se espiritualmente por meio da leitura da Bíblia e comunique-se com Deus por meio da oração. E lembre-se você vai ser um aprendiz, um dia de cada vez, para o resto da sua vida!

Versículos Relacionados

Salmo 92:12; 2 Pedro 1:5-8

DIA VINTE E NOVE

Propague as noticias!

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura. – Marcos 16:15

Como um novo Cristão você está ansioso para dizer a outros o que aconteceu na sua vida. Você quer que eles conheçam a mesma alegria e paz que você encontrou servindo ao Senhor. Talvez no começo o seu fervor poderá pôr-se adiante do seu conhecimento. Quando as pessoas o enchem de perguntas para as quais você ainda não tem uma resposta, verá que será fácil perceber que você não saberá a resposta de muitas perguntas.

Primeiramente, nunca tenha medo de dizer, “Eu não sei. Eu sou apenas um novo Cristão.” Se as pessoas começam a ridicularizá-lo por sua falta de conhecimento ou por qualquer outro motivo, tire a sua arma secreta. E qual é essa arma? A sua experiência pessoal. As pessoas podem questionar sua crença, porém eles não têm como rejeitar seu testemunho sem chamá-lo de mentiroso. À medida que você os faz saber como o Senhor transformou sua vida, não se surpreenda se eles ficarem sem palavras! Assim como uma testemunha verdadeira traz peso suficiente em uma corte, a sua descrição de haver passado da escuridão para a luz terá um efeito tremendo em outras pessoas.

Enquanto você amadurece espiritualmente, é crucial que aprimore seu conhecimento, e assim poderá ser uma testemunha informada. Saiba por que crê no que crê, e esteja pronto para respaldar suas crenças na Bíblia. Uma pessoa armada com a Palavra de Deus e uma experiência verdadeira de novo nascimento é uma ferramenta poderosíssima nas mãos de Deus para converter a outros. Determine-se ser uma testemunha do seu Salvador!

Versículos Relacionados

Mateus 5:14-16; Marcos 5:19,20; Atos 1:8; 1 Pedro 3:15

DIA TRINTA

Leia o livro

Porque tudo que dantes foi escrito para nosso ensino foi escrito, para que pela paciência e consolação das Escrituras tenhamos esperança. – Romanos 15:4

As primeiras semanas ficaram para trás e você está a caminho de um incrível começo na sua vida Cristã. Porem, agora você percebeu que há muito mais para aprender. E a maneira de fazê-lo é pelo estudo diário da Palavra de Deus.

Há muitas maneiras de estudar sua Bíblia. Tente selecionar um tema ou assunto e desenvolva-o através da Bíblia. Analise capítulos ou pequenos livros, anotando os pontos principais. Os Salmos e Provérbios podem ser usados como paráfrases. Você talvez goste de sondar o significado original das palavras principais. Se você gosta de biografias, pesquise as vidas dos heróis da Bíblia como Abraão, José, Daniel ou Paulo. E varie seus métodos.

Sempre ore antes de ler, pedindo a Deus para ajudá-lo a ver como as Escrituras que você vai estudar podem ser aplicadas na sua vida. Dedique um tempo todos os dias para estudo Bíblico em um lugar onde as distrações e interrupções sejam mínimas. Arranje uma boa Bíblia com referências e uma concordância bíblica. Peça a um ministro ou amigo Cristão para recomendar um dicionário bíblico, comentário ou outros livros. Mantenha um registro de pensamentos especiais que o Senhor lhe traz à mente e que se apliquem à sua própria vida.

Enquanto segue adiante nesta aventura, lembre-se de que você quer conhecer a Deus, e não somente fatos a Seu respeito. Guarde Suas palavras no seu coração e então obedeça e aplique o que aprendeu!

Versículos Relacionados

Salmo 119:105; 2 Timóteo 2:15; 3:16