FOREIGN LANGUAGES

Começando

Artigos

Pensamentos para o novo filho de Deus

Bem-vindo à família!

A sua decisão de tornar-se um Cristão é a decisão mais importante que você já fez. Orar para receber a salvação muda completamente o curso da sua vida. Isto lhe faz uma nova pessoa. Jesus Cristo o guiará com segurança, através deste mundo até ao Céu, se você manter a determinação em deixar que Ele faça a Sua vontade na sua vida.

Verdadeira salvação causa uma mudança radical, e isso pode parecer um pouco difícil. Provavelmente você não está muito seguro do que Deus espera de você. Talvez você se pergunte se realmente possui o que é necessário para se viver uma vida cristã. Aqui está uma dica importante: você não possui o que é necessário. Ninguém o faz com as suas próprias forças! Porém não se desespere, pois é por isso que você veio a Jesus em primeiro lugar. Como todos os demais, você precisava desesperadamente de um Salvador que o ajudasse a viver corretamente e te mostrasse o caminho à vida eterna. Agora que você já tem a segurança do perdão de Deus, você pode aprender a depender dEle. Ele será a sua força, o seu guia e o seu conselheiro. Ele estará com você a cada hora do seu dia para te guiar através de qualquer situação. Ele é um amigo verdadeiro!

Antes de você ter se tornado um Cristão, talvez tenha dito a si mesmo: "Eu posso lidar com isso." Agora você pode dizer: "O Senhor pode lidar com isso." Assim como uma criança confia em seus pais para cuidarem de todas as suas necessidades, Deus quer que você confie nEle como seu Pai Celestial. E ao empenhar-se para viver assim todos os dias, você irá apreciar ainda mais como este plano é maravilhoso.

Mantenha-se em contato com o Céu

Para permanecer no que Deus lhe tem dado, é extremamente importante comunicar-se com Ele. Separe um tempo todas as manhãs para estar a sós com o Senhor. Leia uma porção da Bíblia. Um bom lugar para começar é com o Evangelho de João. Medite no que você leu. Significará muito mais à você agora do que jamais significou. Ore, converse com Deus, assim como você conversaria com um amigo próximo. Diga-Lhe sobre o seu desejo de serví-Lo, suas necessidades e suas dúvidas. Deixe que Ele fale ao seu coração. E não se esqueça de agradecer-Lhe pelo que Ele já fez por você.

E quando o dia terminar, separe um tempo para orar e louvar a Deus pelo dia de vitória. Você descobrirá que a buscar a Deus de forma constante, não somente o ajudará a crescer mais forte espiritualmente, mas também você irá a apreciar profundamente a sua amizade com Jesus Cristo.

Viva um dia de cada vez

A Bíblia compara a jornada Cristã com uma corrida. E não é uma corrida curta de cem metros! É uma corrida de resistência. Há muito para viver entre o momento da salvação e o dia em que você, finalmente colocará os pés naquelas ruas de ouro.

Ao longo do caminho, você terá que enfrentar um adversário que quer que você desista e volte atrás. Satanás é um inimigo sutil. Não deixe que ele o desanime, fazendo-o ter medo de desviar-se. Mesmo que você não se sinta com o mesmo entusiasmo que você sentiu ao crer, esteja determinado a manter-se firme, com a ajuda do Senhor. Então, você triunfará.

O segredo para manter-se firme consiste em enfrentar a vida um dia de cada vez. Quando Satanás tentar te preocupar sobre o ontem ou o amanhã, diga-lhe que o amanhã está nas mãos de Deus e que Ele já cuidou do ontem. Concentre-se no presente. Deus promete força para encararmos as necessidades de cada dia, não importa o que você enfrente.

Cristianismo é um processo progressivo e isto leva tempo. Modele a sua vida com o exemplo de Cristo, assim como Ele for revelando-o a você. Mas, ao mesmo tempo, seja paciente e permita que Deus o direcione passo a passo. Ele tem o tempo perfeito para a sua vida, então confie nEle para te guiar na direção que Ele escolher.

O comunhão é vital

Deus projetou o homem para ser parte de uma comunidade. Como um Cristão, você precisa da comunhão de outros crentes que pensem como você. Participe de uma igreja na qual a Bíblia seja ensinada em toda a sua integridade. O exemplo e conselho de Cristãos experientes o ajudarão a crescer espiritualmente. Você também aprenderá como testemunhar a outros. E você descobrirá o poder, a alegria e satisfação que são produzidos por ser um membro ativo e comprometido com a família de Deus.

Ao que se refere a amigos que não são crentes, esteja atento de que Satanás gostaria de usá-los para derrotá-lo. Ainda que você deva ser cortês com eles, tê-los como amigos íntimos, seria imprudente. Por que? Porque a tentação em comprometer a sua fé estaria constantemente presente. Luz e trevas simplesmente não se misturam. Deixe que aqueles que estão ao seu redor saibam qual a sua posição e mantenha-se firme. Eles poderão vir a te perseguir, mas muitas vezes eles respeitarão a você e ao firme compromisso que você tem com a verdade.

Centralize a sua vida em Cristo

Tenha em mente que a vida passa rapidamente. Durante o seu tempo na terra você pode tomar decisões que não poderão ser desfeitas. Então, baseie as suas prioridades nos valores eternos. Deixe para trás todas as coisas que possam impedí-lo, de alguma forma, de alcançar a meta final de chegar ao Céu.

Esforce-se para seguir o exemplo de Cristo vivendo para o próximo. Além de manter-se fiel a Deus, a sua próxima grande responsabilidade é compartilhar o Evangelho com aqueles ao seu redor. Ao servir ao Senhor, Ele lhe proporcionará muitas oportunidades para que você seja uma luz neste mundo de trevas. E que maior alegria você poderia ter do que conduzir uma outra alma à alegria da salvação?

Comece já e viva!

A vida como um Cristão é uma aventura sem limites para aqueles que estão dispostos a entregar tudo a Jesus Cristo. Somente entregue a sua vida a Ele sem reservas. Ao fazê-lo, você irá provar da profunda satisfação e paz que somente os Cristãos comprometidos conhecem.

Abaixo, seguem algumas referências bíblicas relacionadas com os pontos mencionados neste folheto. Separe alguns minutos para buscá-las e lê-las. Observe que mesmo que estes versículos tenham sido escritos há uns dois mil anos atrás, eles se aplicam à sua vida ainda hoje. Esta é a beleza do Evangelho. Ele te encontra exatamente onde você está e então o prepara para um dia estar onde Deus está.

Tudo é novo
2 Coríntios 5:17

Fortalecimento para as provas
2 Coríntios 12:9; 1 Pedro 5:7; 1 Tessalonicenses 5:17

Corra com paciência
Hebreus 12:1-2

Resista ao adversário
1 Pedro 5:8-9

Um dia por vez
Mateus 6:34

Comunhão
Hebreus 10:25, 2 Coríntios 6:14

Testemunho
Marcos 16:15

Vida Eterna
2 Coríntios 4:18, 1 Coríntios 2:9