FOREIGN LANGUAGES

A Fé que Conta

Artigos

Paulo afirmou que Abraão creu em Deus, e isso lhe foi "contado como justiça". Aqui estão algumas maneiras de identificar a fé que conta.

Nos capítulos iniciais da epístola do apóstolo Paulo aos romanos, a doutrina da justificação pela fé é explicada. Paulo estava escrevendo para um público essencialmente judeu, ensinando que a justificação veio pela fé e não pelas obras da Lei. Em Romanos 4:3, lemos a declaração de Paulo sobre a fé de Abraão: “Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça.” A palavra grega traduzida como imputado, neste versículo, é um termo que se refere a um crédito a ser colocado na conta de alguém. O mesmo verbo é traduzido como “contado” e transmite o sentido de uma contabilidade que é favorável.

Então, o que é a fé que conta?

A fé que conta muda o coração

Paulo não apenas pregou “acreditar”, mas descreveu a transformação do coração e do comportamento que resultam da fé que crê. Até os pecadores podem acreditar que Deus existe, mas este tipo de fé não “conta” como a fé que abraça Deus e se torna íntimo com Ele, e experimenta a mudança de coração que a fé que crê traz.

Usando Abraão como exemplo, Paulo salientou que a justiça de Abraão não foi o resultado de seus trabalhos. Depois de afirmar que Abraão creu a Deus e isso lhe foi imputado como justiça, Paulo continuou: “Ora àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas aquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça” (Romanos 4:4-5).

Nós não podemos obter a salvação através de obras. Se a salvação fosse baseada em obras, seria algo que poderíamos obter—uma dívida que poderíamos pagar. No entanto, não podemos ganhar o nosso caminho para o Céu; a salvação é um dom gratuito. O meio pelo qual Deus atribui justiça para a conta de um pecador é perdoando o seu pecado, através do dom da graça, ou favor imerecido. Nossa parte é simplesmente confessarmos os nossos pecados, nos afastarmos deles, e abraçar a expiação dada por Cristo. Quando aceitamos a Sua provisão pela fé, nós experimentamos uma mudança de coração que leva a uma mudança de comportamento. Nós não vivemos da maneira que costumávamos viver. Assim, a justificação não vem pelas obras, mas pela fé.

Uma vez que alguns Cristãos judeus insistiram que os Cristãos gentios fossem circuncidados de acordo com a Lei judaica, Paulo continuou explicando a sua audiência judaica que a justificação não foi provocada pelo rito da circuncisão, mas pela fé. Paulo provou a sua audiência, salientando que Abraão foi justificado pela fé, antes do rito da circuncisão ter sido instituído. Da mesma forma, nós sabemos que a justificação não é manifestada pelas obras da Lei, porque Abraão foi justificado antes da Lei ser dada. A fé que conta é a fé justificadora que transforma o coração.

A fé que conta supera os sentimentos

Muitas vezes nós medimos os sentimentos. Recentemente, minha esposa teve duas cirurgias para reparar uma fratura na perna. Durante o período de quarenta e oito horas em que ela esteve no hospital, depois de cada cirurgia, as enfermeiras vinham periodicamente para perguntar como ela estava se sentindo. Eles lhe pediam para avaliar o seu nível de dor em uma escala de um a dez, sendo um, o nível menor, e dez, sendo o mais alto. A equipe usou esse método para determinar como ela estava se sentindo fisicamente.

Também medimos como nos sentimos emocionalmente. Se eu lhe perguntasse: “Como você está hoje?”, sua resposta seria baseada em como você se sente. Você diria: “Eu me sinto bem”, ou, “Eu não estou me sentindo tão bem hoje.” Podemos nos sentir desanimados ou otimistas, felizes ou tristes, e são nesses sentimentos que baseamos as nossas respostas.

É importante não confundirmos o que sentimos com o estado da nossa fé. Se eu lhe perguntasse: “Como está a sua fé hoje?”, sua resposta poderia ser: “Eu acho que está no nível quatro. Estou passando por momentos difíceis, e estou um pouco desanimado.” Ou talvez você responderia: “Está no nível dez! Deus respondeu à minha oração de ontem, e eu estou no topo do mundo.” No entanto, você não está medindo a sua fé—você está medindo os seus sentimentos. A Bíblia diz que se tivermos fé como um grão de mostarda, nós podemos mover montanhas, por isso não devemos deixar que a nossa fé seja regulada por sentimentos. A fé que conta é a fé que supera os sentimentos! Sentindo-se como num nível quatro em uma escala, não indica uma falta de fé; isto só mede emoções.

Uma vez, um homem, cujo filho sofria de convulsões graves, veio a Jesus e pediu ao Senhor que tivesse compaixão e que lhes ajudasse. O homem estava desesperado pela aflição que seu filho estava enfrentando. Se você tivesse perguntado para aquele pai como estava a sua fé, provavelmente sua resposta teria sido, “No nível um, e se estiver lá. Eu estou completamente estressado e em desespero.” No entanto, essa resposta só iria descrever como ele estava se sentindo. O fato de que ele veio a Jesus, indica que sua fé estava indo muito bem. Ele não teria vindo para o Senhor se ele não tivesse fé! Jesus lhe disse: “Se tu podes crer; tudo é possível ao que crê. E logo o pai do menino, clamando, com lágrimas, disse: Eu creio, Senhor! ajuda a minha incredulidade” (Marcos 9:23-24). Em sua condição desesperadora, aquele pai provavelmente sentiu que quase não podia crer, mas a sua fé contou e seu filho foi curado.

Uma das formas de verificar a nossa saúde física pode ser através da nossa temperatura. A medida dos nossos sentimentos pode ser as nossas emoções. No entanto, a medida da nossa fé, embora um pouco mais intangível, pode ser encontrada naquilo que podemos superar. Isto é revelado quando as circunstâncias estão contra nós e os nossos sentimentos estão desanimados, mas a fé nos carrega através desses momentos. Esta é a medida da nossa fé. Nós cremos a Deus não por causa do que Ele faz, mas porque a Palavra de Deus diz que aquele que se aproxima de Deus “creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam” (Hebreus 11:6). A fé que conta é a fé que vence sentimentos.

A fé que conta vence a incerteza

A fé orienta nossas vidas, não apenas teoricamente, mas na prática. Romanos 1:17 nos diz: “O justo viverá da fé.” Mais uma vez, Abraão é um exemplo. Abraão e seu povo estavam vivendo em Ur dos Caldeus, o berço da civilização, que parece ter sido um lugar de prosperidade. Foi também uma terra de idolatria e depravação moral. Deus o chamou para sair daquele lugar para um local que não foi divulgado. Não somente o destino era incerto, mas as condições que Abraão iria encontrar naquele destino também eram incertas. Ele saiu pela fé, sem saber para onde iria. Ele trocou a certeza pela incerteza, a segurança pela insegurança. Abraão deixou Ur por causa de um chamado divino.

Deus chamou Abraão e Deus nos chama. Como Cristãos, escolhemos o caminho da vida com base no chamado divino de Deus. Oramos sobre decisões a serem tomadas e submetemos a nossa vontade à vontade de Deus. O mundo não entende este tipo de atitude. Talvez amigos e colegas não entendam por que nós nos refreamos de pular para a próxima oportunidade, mas optamos por torná-la em um assunto de oração. O fato é que muito do que poderíamos chamar de “certeza” realmente constitui “incerteza”. Nós não sabemos o final, e é por isso que nós nos sujeitamos à vontade de Deus—nós cremos que Deus sabe. Ele vê a próxima curva, enquanto caminhamos com Ele. Ele conhece o futuro, e Ele sabe o que é melhor para nós, portanto, buscamos por Sua direção.

Viver pela fé é mais do que apenas atender a chamada inicialmente. Pela fé, Abraão habitou na terra da promessa, como em terra alheia. A maioria de nós gostaria de nos estabelecer onde conhecemos  pessoas, onde os arredores são confortáveis ​​e conhecidos. Abraão submeteu-se à vontade do Senhor com base em promessas que Deus lhe havia dado, apesar de ter sido revelado que muitas dessas promessas não seriam cumpridas durante o seu tempo de vida. No entanto, viu-as de longe, abraçando-as, e ele confessou que ele era um peregrino e um estrangeiro na terra onde Deus o liderou.

Nós também somos peregrinos e estrangeiros. Nós não queremos estabelecer raízes muito profundas neste mundo, porque estamos apenas de passagem. Nós somos cidadãos de um outro país. Temos um futuro incerto neste mundo; nenhum de nós sabe o que o amanhã nos reserva. Mas a fé que conta é a fé que depende do Senhor para nos guiar através da incerteza e, finalmente, nos levar para o Céu.

A fé que conta supera circunstâncias

Muitas vezes nossas circunstâncias naturais apresentam um desafio para a fé. Quando lemos em Romanos 4:3 que “creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça”, isto se refere ao que Abraão acreditou numa promessa específica. Deus disse a Abraão que sua descendência seria em número, como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar. No entanto, Abraão tinha cerca de cem anos de idade, e ele era casado com uma mulher que tinha noventa! No âmbito natural, era impossível para eles terem filhos, mas Abraão creu na promessa de Deus.

Abraão não estava ignorando as circunstâncias naturais que pareciam tornar o cumprimento dessa promessa impossível. Na verdade, quando foi revelado a Abraão que ele e Sara teria um filho em um ano, ele riu. Era engraçado para que ele pensar que eles se tornariam pais em sua idade, mas ele acreditava naquilo de qualquer maneira. Lemos em Romanos 4:19, “E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tão poco para o amortecimento do ventre de Sara.” Ele creu a Deus, e aquilo contou!

Lemos que pela fé a própria Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz uma criança quando ela já tinha passado da idade de conceber. Por quê? Porque ela considerou fiel Aquele que havia prometido. Abraão e Sara até mesmo deram o nome de Isaque, ao seu filho, que significa “riso”. Deus havia cumprido Sua promessa, e agora eles estavam rindo de alegria. Eles estavam rindo ao glorificarem a Deus. As circunstâncias estavam bem acima da capacidade deles, mas a fé deles contou e superou as circunstâncias.

Nós também podemos enfrentar circunstâncias que desafiam a nossa fé. Podemos olhar para a situação diante de nós e não ver nenhuma saída—parece impossível no âmbito natural. No entanto, acreditamos que Deus fará um caminho, porque Ele disse que faria.

Não existe tal coisa como um “salto de fé”. A fé se fundamenta nas promessas de Deus, e na certeza de que Ele está presente. É algo em que podemos confiar. Essa é a fé que Abraão e Sara tinham—Deus havia dito, eles contavam naquilo, e Deus assim o cumpriu, de acordo com a Sua Palavra. A fé que conta supera circunstâncias.

A fé que conta vence a morte

A fé que conta é a fé que supera até mesmo a morte. Em Romanos 4:17 lemos que: “Perante aquele (Abraão) no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem.” Alguns anos após o nascimento do filho da promessa, Deus ordenou a Abraão para levar Isaque e oferecê-lo como um sacrifício. Lemos em Hebreus 11:17-19: “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado, sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito. Sendo-lhe dito: Em Isaque será chamada a tua descendência, considerou que Deus era poderoso para até dos mortos o ressucitar. E daí também em figura ele o recobrou.” A fé que conta é a fé da ressurreição! Isso é o que Abraão tinha. Ele acreditava que Deus iria ressuscitar Isaque dentre os mortos, se Deus realmente requeresse dele esse sacrifício. Em vez de requerer aquilo, Deus providenciou um substituto.

Como Abraão, a justiça será imputada a nós se nós crermos. Em Romanos 4:24-25, lemos estas palavras: “Mas também por nós, a quem será tomado em conta; os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus nosso Senhor; O qual por nossos pecados foi entregue, e ressucitou para nossa justificação.” Um destes dias a Trombeta soará. A Bíblia diz que os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Então, nós que estamos vivos e permanecemos, também, seremos arrebatados juntamente com eles no ar. Nós precisaremos da fé que conta no arrebatamento! Podemos nos perguntar como isso vai acontecer. No natural, parece impossível. No entanto, a nossa fé sabe que Deus fará o que Ele disse que faria. Ele ressuscitará os mortos em Cristo e também vai arrebatar os crentes que ainda estarão vivos, deste mundo.

Você tem a fé que conta, hoje? A fé que conta vai fazer uma mudança em seu coração. Ela vai superar seus sentimentos e as incertezas da vida. Ela irá levá-lo através de circunstâncias impossíveis com coragem para a batalha e vitória em seu coração, porque você sabe que Deus ouviu sua oração. E algum dia, ela irá transportá-lo deste mundo para o outro!

Darrel Lee é Superintendente Geral da Igreja da Fé Apostólica e pastor da igreja sede em Portland, Oregon, Estados Unidos.